9 de abr. de 2012

HTPC-09/04/2012

Pauta:
·         Avaliação formativa
·         Interação entre os professores:
·          Por área.
·         Game de Superação
·         Recuperação Contínua - Professor auxiliar e professores da sala.

Avaliar para formar
Especialista francês sugere que professores troquem "falsas medidas" por "avaliação formativa" da aprendizagem. Ao avaliar seus alunos, boa parte dos professores parece ter se rendido à burocracia do sistema educacional. Aplicam provas e solicitam trabalhos, em muitos casos, apenas em virtude da exigência de que um número ou conceito seja associado ao desempenho de cada estudante ao final de um período letivo. O francês Charles Hadji prefere valorizar outro modelo de avaliação, que chama de "formativa", voltada para o conhecimento mais aprofundado de cada aluno e, por conseqüência, para a melhoria da aprendizagem. Doutor em filosofia, ele trabalhou durante toda a carreira com a formação de professores. Autor de diversos livros sobre práticas de avaliação e processos de aprendizagem. Segundo o autor a Avaliação é complexa, temos que ver o todo e não as partes, avaliar é medir, pesar, somar, multiplicar e dividir - Veja que “tirar” não faz parte dessa matemática, avaliando assim o professor conseguirá visualizar as habilidades de cada aluno.
Charles Hadji

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: