27 de mai. de 2012

ATPC 28/05/2012 - COLETIVO


SER ADOLESCENTE É DIFÍCIL?

 Na real, ser adolescente é difícil sim! Para falar verdade, às vezes é até ruim. Porque não há tempo para curtir esse período tão legal da sua vida e, quando há, barreiras são impostas de modo a dificultar qualquer meio de curtição que você poderia vir a ter. Nas conversas que tenho com minha mãe, meu pai, pessoas mais velhas em geral, sempre escuto a mesma coisa: “vocês têm tudo na mão, na minha época (frase clássica) era tudo diferente. 
A gente tinha que andar, dois quilômetros pra chegar ao colégio, os professores batiam com a régua, com o apagador na cabeça da gente, sem conta que nos deixavam ajoelhados no milho”. Nos dias de hoje, isso ainda acontece; só que de maneira pior. Pegamos o bi-articulado que é um inferno. A galera se amassando, se espremendo e o ônibus dá cada freada, que vai aquela galera uma em cima da outra. Daí, descer do ônibus, pegar mais um e por fim outro (quem me dera tivesse de andar dois quilômetros, seria bem melhor). Ao chegar na sala de aula, o professor começa: matéria, matéria e mais matéria. Acho que levar certas reguadas na mão, seria menos doloroso do que ficar escrevendo por mais de 5 horas seguidas.
 Depois, vamos para o estágio ou alguns já para o emprego, outros para o curso de inglês, balé, música, entre outras atividades extras... Após essa maratona, chegamos em casa. Que bom! Vamos comer aquela comida maravilhosa da mamãe... quando lembramos das lições de física, que temos de fazer! E lá se foi a fome. Né? Come-se rapidíssimo, ficamos a quebrar a cabeça até o sono vir . 
De tanto estresse e sono do dia corrido, dorme-se para no outro dia vir a mesma rotina chata e super estressante de sempre. No final de semana: que maravilha! Logo cedo, vem o pai mala: vamos ao mercado , lavar o carro... etc.... Pai dá sempre um jeito de acorda a gente no sábado de manhã, parece que é de instinto paterno. Daí, vem aquele sábado monótono, prova na segunda, tem que estudar, amigos chamando pra sair... fazer aquele programa chato de sempre. Você fica naquela... não sabe o que é pior: ficar sem estudar (afinal, você já está estressado de ter estudado a semana toda) e levar bomba na prova, ou sair com os amigos, ir no cinema ver aquele filme horrível e voltar para casa com o mesmo sentimento “loser” que você já estava. Eis que chega a maravilhosa noite de sábado.
 Pai e mãe saem e seus irmãos pentelhos ficam com você, lógico!!! E quando eles não saem, você também não sai, já que o índice de mortalidade por assassinato na sua cidade é sempre superior ao das outras cidades. Vida de adolescente é difícil... viu?! Não fique você adulto pensando “na minha época era assim e assado, era bem mais difícil” ; porque só nós, adolescentes, sabemos como a cada dia a sociedade exige mais para que venhamos a ser bons cidadãos e profissionais.
 Ser adolescente, hoje, não é mais sinônimo de rebeldia e balada. Estamos cada vez mais responsáveis e cheios de problemas. Muitas vezes, nossos problemas não são vistos pelos adultos, mas quase sempre nos causam muito estresse. Ser adolescente é legal, até divertido mas como já havia dito.... Mas, de fato, falta tempo nos dias de hoje!

                                                                                                          www.revistaladoa.com.br
Atividades!
 Professores! 
Após a leitura do texto, faça uma analogia com os nossos alunos.

 - Será que muitos deles vivem estes dilemas relatados no texto?

 - Daria para sermos complacentes e mudarmos nossas estratégias em sala de aula, para amenizar todo esse "sofrimento" adolescente, ou a culpa é dos pais?

 - Você concorda com a expressão" a família está terceirizando a educação dos filhos"?

 Bom ATPc para todos! PC Mara

27 comentários:

  1. Ser adolescente é difícil?
    Hoje em dia podemos dizer sim que ser adolescente é difícil,não pelas condições de vida comparadas aos alunos de atigamente,quando vemosque muitos alunos são mandados à escola somente para passar o dia , enquanto seus pais trabalham, e até ouvimos do própio aluno, ¨Professora, só vim hoje, pois meu pai me obrigou....¨
    E assim esses alunos acabam ficando esquecidos, entregues à escola , para que além de ensinarmos também educarmos.
    Claro que ainda existem pais exemplos e que nos ajudam nessa luta dia - a- dia.
    Acredito queo professor possa sim melhorar,procurando novas estratégias para chamar a atenção desses alunos, mas ao se deparar com uma sala de 35 a 40 alunos,às vezes só conseguimos obter a decepção em relação ao desenvolvimento daquela aula.
    Seria muito bom, se pudéssemos trabalhar em conjunto: ( Pais e Professores), mas acredito que não devemos nunca desistir de nossos sonhos.

    ResponderExcluir
  2. Ser adolescente é difícil?
    Eu não vejo que seja tão difícil, pois os jovens tem todo recurso necessário, que não tínhamos, não os culpo, com certeza a falha é da família em facilitar todo o processo que ele precisa adquirir, para viver em sociedade, e em busca de valores.Já foi comprovado, tudo que é adquirido com dificuldade, este sim, tem valor.Os pais "calam" nossos alunos com presentes desnecessários, faltam com amor, carinho, atenção e cumplicidade.A mudança não é feita somente na escola, a família precisa também estruturar, é um trabalho em equipe. Nós entendemos os nossos alunos,, será que os pais os entendem? Ficam longe e entregam a responsabilidade para escola, é certo? Fazemos o melhor, mas não o impossível. Não podemos desistir dos nossos jovens, educar é transferir amor, amizade, é a busca do melhor, tanto para a nossa realização e dos sonhos que estão embutidos que um dia eles descobrirão, e com certeza irão agradecer aquela pessoa que fez parte da sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Ao me deparar com essa atividade do nosso HTPC On line resolvi fazer esta analogia com uma das nossas 8ª séries. Começamos com a leitura do texto e depois passamos à analogia do mesmo . Foi a uma experiência muito interessante , pois eles ao discutirem sobre o assunto estavam se vendo no texto , até comentaram que pareciam que estavam vendo suas mães falarem. Pude perceber que todos eles vivem sim esse dilema e muito mais , se sentem incompreendidos também pela escola , que muita vezes ignora os seus problemas .
    Acredito que nós professores podemos diante de algumas situações , sermos mais complacentes com nossos alunos , procurarmos uma metodologia , uma didática e estratégias diferentes para amenizar esse dilema vividos por eles, pelo menos em relação a escola , pois muitos de nossos alunos tem muitas responsabilidade quando sai da escola como : trabalhar , cuidar de uma casa , fazer sua própria alimentação.
    Muitas famílias estão sim terceirizando a educação de seus filhos , transferindo essa responsabilidade para escola . É comum vermos pais dizendo assim : Eu não sei mais o que fazer , se vocês não conseguem (professores/direção/coordenação ) , o que eu vou fazer ? É hilário ouvir isso e trágico ao mesmo tempo. É como se nós professores tivéssemos a varinha mágica , mas pensando bem , nós temos sim “ a Educação “.

    ResponderExcluir
  4. Ser adolescente é difícil?
    Ser adolescente não é difícil, falta o apoio familiar. Muitos não têm um norte, uma educação e com isso o cotidiano deles torna mais difícil. Sem educação, fica mais difícil conversar com eles, no ônibus as pessoas se amassam porque não sabe respeita o espaço do outro. As aulas são maçantes, pois não se dão oportunidade para algo dinâmico, ou melhor. Se aproveitasse o tempo na sala de aula ou em casa durante semana, o seu final de semana seria livre. O que falta nos adolescentes é disciplina e organização.

    ResponderExcluir
  5. Maria Helena Jardim29/05/2012, 17:34

    Ser adolescente é difícil?
    Ser adolescente é difícil e ainda a falta de tempo dos pais, que têm que trabalhar e não têm tempo para dar devida atenção aos filhos. Por isso essa falta de respeito, educação e companheirismo. Cada um quer defender o seu espaço e exigir os seus direitos sem saber respeitar os direitos dos outros. Os pais deixam para a escola passar para os filhos o que êles não têm tempo para fazer, só que o nosso tempo não é suficiente para preenchermos a lacuna de educação e respeito que os pais deixam de dar. Ainda mais com as salas tão cheias de alunos. Sempre que há uma oportunidade paramos para conversar a respeito de da necessidade do saber, da educação e do respeito, mas eu acho que não é suficiente,

    ResponderExcluir
  6. Eu escuto sempre várias pessoas que dizem que “a adolescência é a melhor fase da vida porque tudo é festa”...mas será? Parei para pensar sobre isso, e concordo com essa afirmação até um certo ponto,pois sendo adolescente podemos nos vestir do jeito que queremos ,jogar videogame,escutar música o dia inteiro e outras coisas que não lembro no momento...mas resumindo,a liberdade do adolescente é maior!

    Mas existe um outro lado da adolescência que é mais difícil:
    Na adolescência começam as preocupações com o futuro,com o que seguir de carreira,com qual pessoa namorar,em qual faculdade estudar,que cursos fazer,como arrumar um bom primeiro emprego...


    Essas preocupações todas acontecem nessa fase porque é a transição da infância para a idade adulta,e aí estao as indecisões...pois o adolescente sabem que as suas escolhas o afetarão para o resto da vida ou pelo menos por um longo tempo!!

    Em meio a tanto estresse é preciso,em primeiro lugar,manter a calma para saber fazer essas escolhas importantes.
    Todo adolescente também precisa de alguém para se apoiar (os pais,irmãos e familiares de preferência),fazendo com que ele não se sinta sozinho,pois isso dificulta tudo na vida...
    E nós vemos que isso não acontece com alguns de nossos adolescentes. Eles não tem apoio algum em casa, por isso, adentram a escola com sentimentos de agressividade, ojeriza, indiferença, desprezo, etc.
    Com o “abandono” dos pais estes adolescentes perdem o foco de suas vidas. Como a minha colega Alessandra disse : “Seria muito bom que todos trabalhássemos juntos (pais e professores), para que conseguíssemos compreendê-los, ajudá-los e fazermos adultos melhores para a nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  7. É meio triste de dizer mas fico em duvida em responder na dificuldade de ser adolescente.
    Neste mundo em que vivemos nosso alicerce é a familía e muitos não tem essa estrutura toda, e porisso o significado da busca da maturidade é muito complexa e sem uma ajuda familiar fica dificil de viver na sociedade.
    Os pais transferem a educação para a escola, e a escola transfere para a familia, acho que todos somos responsaveis e temos que lutar por esses jovens que será o futuro do nosso país.
    obs: é dificil ser adolescente? sim e não fico indecisa totalmente pelas facilidades do dia-a-dia e pela dificuldade da vivencia em familia

    ResponderExcluir
  8. Ser adolescente nos tempos atuais, é sinônimo de total inversão de valores e conceitos. As 2 últimas gerações mostram nitidamente esse quadro decadente. Os campos moral e ético foram suprimidos, notadamente dentre dos lares, quase todos desestruturados. A adolescência é na verdade, um fase em que o consciente começa a superar o subconsciente, cujas forças internas, nas formas de instintos, começam a revelar-se, a tomar forma, moldando a verdadeira personalidade do "eu". É uma fase que apresenta grandes mudanças comportamentais, em que cada um, por si só, revela-se, oscilando sempre, para o pólo positivo ou negativo. A educação, como a de outrora, baseada em princípios sólidos, pode influenciar, de forma discreta, a formação personalística do indivíduo, mas os vetores determinantes na construção do ser, vem de seu passado, como coisa sua.
    Carlos Augusto Serra

    ResponderExcluir
  9. A adolescência ainda sem tanta responsabilidade pelas próprias atitudes, se caracteriza pela fase adulta, na qual se espera responsabilidade dos próprios atos. Adolescência tem inquietações, mas contornáveis.Atualmente muitos filhos são desconhecidos dos próprios pais, os pais devem ser mais atuantes na vida do filho. O papel da escola não é só de ensinar, mas também trazer a consciência a complexidade e as incertezas, ajudar a aprender a viver. É preciso incentivar nossos alunos usem a criatividade, e nós professores repensar no nosso saber.

    ELISÂNGELA.

    ResponderExcluir
  10. Profª Maria Aparecida

    Ser adolescente é dificil?

    R: A adolescência é uma fase difícil, de transição, de conflitos para qualquer adolescente em qualquer época . Acredito que nossos alunos vivam alguns desses problemas sim como :sair para curtir , tomar conta de casa para que seus pais trabalhem e até ouvir que no passado era tudo diferente. Já as atividades do adolescente do texto fico em dúvida, se os nossos educandos têm todas essas atividades , percam o sono quanto as obrigações com os estudos. Penso que a minoria se preocupa sim em ter uma boa formação escolar e até sonham em ser um cidadão critico e responsável . Mas percebemos pela maioria que ainda temos muito a fazer ,para que despertem para vida que os espera lá fora .

    Na minha opinião os jovens de hoje tem tempo demais só fazem mau uso dele. Se ele tiver respeito para ouvir alguém com vivência ,souber priorizar o mais importante em sua vida garanto que está fase não será tão maçante quanto diz ser .

    Quanto as nossas estratégias em sala de aula sempre é bom inovar , apresentar novos meios de como ensinar. Vejo muitos colegas que já fazem uso de tecnologias no seu dia a dia e outros meios. A escola procura fazer sua parte , precisamos saber se os pais fazem sua parte.

    Concordo sim com a expressão que " a família está terceirizando a educação dos filhos",podemos perceber nos noticiários , nas leituras sobre educação , em entrevistas com os pais que os mesmos estão deixando toda a responsabilidade de orientação para a vida, de valores, de conhecimentos para a escola .

    ResponderExcluir
  11. Profª Katia

    Ser adolescente é difícil..

    As leis brasileiras que protegem o adolescente, o menor, a palmada que faz o pai responder a um processo, acredito que aumentam a impunidade e os deixam com esse comportamento “ diferente”, que convivemos diariamente.
    Ser adolescente é muito bom. O adolescente tem sim, que pegar ônibus cheio, metro, chegar à casa após a escola com fome e encontrar sua comidinha gostosa à mesa, fazer tarefas, brincar, assistir TV....... Acredito ser uma fase inesquecível, um momento em nossas vidas sem volta, quem não se lembra de sua primeira professorara?
    Confesso que não vivenciei essa época de levar reguadas do professor... , mas o ensino era bem rígido, lembro da professora de matemática, Dona Zuleika, que só por Deus..mas agradeço por ter a conhecido,.. e ela ter passado de forma positiva em minha vida. Não tenho traumas, não tenho ojeriza ao estudo tenho sim, respeito ao próximo, o que não vejo atualmente.
    Nós educadores temos que nos adequar a realidade vivida, temos sim, que enfrentarmos as gerações eletrônicas, digitais, os celulares que nascem a cada dia ... cada qual com uma numeração diferente,.. ora é Galaxy 2, Galaxy 5, Galaxy S2, e asssim vai..... Mas o respeito mútuo ainda impera a educação ainda não saiu de moda.
    A brincadeira, a forma descontraída, o “ de bem com a vida “ fazem parte da rotina do adolescente, mas, ainda assim não podemos confundir a LIBERDADE COM LIBERTINAGEM.....infelizmente, atualmente, nos faltam respaldam para lidar com essa geração do século XXI.
    Kátia.

    ResponderExcluir
  12. Eu acredito que viver nos tempos atuais, independente do estágio de desenvolvimento no qual estivermos, tende a não ser muito fácil. Ao ler os comentários dos meu colega observo muitos pontos onde estamos de acordo. Gostei muito do que o professor Carlos escreveu e concordo com ele acredito que uma alteração gigantesca que observamos é essa inversão de valores coisas outrora inaceitáveis hoje fazem parte de nosso cotidiano com uma frequência incrível.
    Agora quanto as dificuldades vivenciadas pelos adolescentes nesse período onde muitas mudanças acontecem mudanças físicas inclusive, "como conviver como esse novo corpo?". Porém acredito que na verdade as dificuldades são maiores quando a estrutura familiar (a base) desse jovens não esta muito solida, pois em termos gerais as dificuldades só se modificam em decorrência da nova sociedade em continua formação hoje no mundo globalizada algumas "facilidades" vem embutidas com uma série de dificuldades ocultas nas entrelinhas.
    Resumindo, acredito ser um período de transição que se modifica em decorrência da época em que se vive.

    ResponderExcluir
  13. Acredito que ser adolescente nos dias de hoje é difícil sim... porém também foi difícil a anos atrás também... rsrs a grande verdade está na idade onde esses estudantes estão descobrindo o mundo e para alguns isso é um obstáculo muito grande ou um desafio a conquistar. Concordo com a expressão "a família está terceirizando a educação dos filhos" e mais, fico um pouco preocupada pois na fala desses pais o que mais se ouve é “não sei mais o que faço com aquele menino”. Se os pais que são os reais responsáveis não sabem como lidar, nós é que devemos educa-los??? Isso é muito sério... Na segunda-feira observei a participação de uma mãe de uma aluna da 7ª série participando da aula... A menina não estava nem ai com a presença da mãe, continuou fazendo o que faz sem limites, conversas, brincadeiras, falta de respeito com professores enfim total falta de disciplina. Eu ainda acredito na ajuda que nós profissionais devemos nos comprometer, ensinando e cobrando valores e princípios diariamente. Sabemos que o caminhar não é fácil, mas também sabemos que a semente de hoje também poderá cair em solo fértil, tornando-se frutos saudáveis e de sucesso.

    ResponderExcluir
  14. ANÔNIMO LUIZA
    PENSO QUE SÃO MOMENTOS DIFERENTES,TANTO NA MANEIRA DE PENSAR E DE VIVER,MAS AS DIFICULDADES DE UM ADOLESCENTES SÂO AS MESMAS EM QUALQUER TEMPO,OU SEJA, QUE APESAR DAS RESPONSABILIDADES É O MOMENTO DE REFLETIR SOBRE O SEU PRÓPRIO "EU",O CAMINHO A SEGUIR E O AMADURECIMENTO SEXUAL. QUANTO AOS NOSSOS ALUNOS A MAIORIA NÃO TEM AS OPORTUNIDADES APRESENTADAS NO TEXTO COMO: IR AO CURSO DE INGLÊS, BALÉ, MÚSICA E MUITO AO MENOS LHES SÃO COBRADOS O ESTUDO EM CASA,POR ISSO É PRECISO QUE TENHAM
    RESPOSABILIDADE, POIS, SÃO POUCAS AS CHANCES OFERECIDAS.
    PODERIAMOS SERMOS MAIS COMPREENSIVOS COM ELES, PROCURANDO SEMPRE ORIENTÁ-LOS PARA QUE SIGAM O CAMINHO DO BEM, E QUE POSSAM CURTIR A VIDA DE FORMA POSITIVA.
    HOJE A MAIORIA DOS PAIS ESTÃO TERCERIZANDO A EDUCAÇÃO DE SEUS FILHO, DEIXANDO NAS MÃOS DE BABÁS, DA IGREJA, DA ESCOLA OU ATÉ MESMO DE UM PSICÓLOGO, ESQUECENDO QUE SÃO OS ÚNICOS QUE TEM A AUTORIDADE PARA DISCIPLINÁ-LOS.

    ResponderExcluir
  15. Ser adolescente é difícil?
    Acredito que a maioria dos adolescentes de uma forma ou de outra vivem dilemas parecidos ou até idênticos a esses relatados. Isso faz parte da realidade dos dias agitados de hoje. Como nós adultos, eles também precisam estudar cada vez mais, para estarem aptos ao mercado de trabalho, para concorrência injusta que amedronta e estressa.
    - Penso que daria para trabalhar mais a parte prática e em grupo, utilizar meios que tornem as aulas mais agradáveis e divertidas. Sonho em preparar aulas em data show, coletar materiais para trabalhar mais vezes em laboratório, mais ainda não encontrei tempo suficiente para organizar-me.
    - quanto aos pais, existem aqueles que colocam seus filhos em vários tipos de cursos quando "podem". E outros fazem com que o filho ajudem nas tarefas de casa, fiquem com os irmãos menores quando eles poderiam estar descansando.
    _ Concordo plenamente com a expressão da terceirização da educação dos filhos, pois nós professores percebemos e vivemos cada vez mais este drama. Além de ensinarmos o conteúdo que é a nossa prática, temos que se babás, psicologas, enfermeiras, etc, e ainda estarmos alegres, bonitas, cheirosas e compreensivas o tempo todo, sem nos estressarmos. Sem sermos ásperas nas palavras de vez em quando "quando escapa".

    ResponderExcluir
  16. Eu acredito que a grande maioria dos nossos adolescentes infelizmente não passa por esse “dilema”, tendo em vista que o texto nos mostra um adolescente totalmente consciente e responsável para com os estudos e preocupado com a sua vida e que com certeza tem a ajuda e a presença dos pais dando força, cobrando e participando ativamente do processo de ensino e aprendizagem desse jovem. Partindo dessa premissa com toda certeza seria muito fácil e até prazeroso de planejar e executar aulas para uma turma de adolescentes dessa natureza, contudo nossa realidade é outra bem diferente, conseguimos encontrar entre todos os alunos da escola poucos como esse citado no texto, pois observamos sim uma inversão de valores, onde para um pai e uma mãe (isso quando tem essa estrutura familiar) cansados de um dia exaustivo de trabalho se torna muito mais fácil dar atenção para a televisão tentando esquecer os problemas do dia a dia do que procurar um diálogo com seu filho adolescente que está trancado no quarto ou está na rua com os colegas com todos os seus problemas existenciais, que pra ele é provavelmente muito mais interessante ouvir um amigo um pouco mais velho do que conversar com os pais sobre suas dúvidas. Entretanto é mais fácil para esses pais esperar resultados vindos da escola, já que seu filho passa mais tempo na escola do que em casa.
    A meu ver o grande problema está na falta de referência pra esses adolescentes, falta de mais convívio em “FAMÍLIA” e com a igreja, onde ele pode aprender mais valores éticos e morais, para um convívio plenamente respeitável, acredito que cada um tem a sua participação na formação desse jovem é muito importante sim à família, à igreja e a escola, todos podemos e devemos andar juntos nesse processo.

    ResponderExcluir
  17. Adriano Carvalho

    Os alunos precisam de nós, isto é um fato inegável!
    Os alunos vivem tantos dilemas atualmente, estão perdidos, sem apoio familiar. Muito chegam até nós despreparados para a convivência coletiva.
    Como inseri-los? O desafio é nosso! Estamos na linha de frente e precisamos resolver esta situação. O Educador necessita ser o Mediador no contexto escolar, buscar sanar as dificuldades e ser um elo entre a escola e a família.
    Percebo que as aulas devem ser motivadoras, envolver o aluno em sua realidade, este papel cabe ao professor que se propõe a tal ofício.

    ResponderExcluir
  18. Ser adolescente sempre foi difícil, independente da época ou do século. A adolescência é um período de transição da mente e do corpo do indivíduo, Obviamente afetando todo o seu lado psicológico e sentimental. O que muitos de nós professores devemos nos lembrar é que os tempos mudaram. Ouço diariamente dizerem “na minha época não era assim”, essa é uma grande mentira porque era sim, porém, de modo diferente. Pense em como foi difícil para você aceitar, porventura, o “autoritarismo” de vossos pais? Ou como desejou ter e não poder. Seria obsoleto acreditar que 10, 15, 20 o até 30 anos depois de sua adolescência você exigir que os jovens de hoje comportem se exatamente igual aos velhos tempos. Se bem me lembro, lutamos pela queda de tabus, direitos e ganhamos deveres.
    Em harmonia com essa idéia, devo acrescentar que falta de respeito, compromisso e sarcasmo não são apenas coisas de adolescentes, são erros reproduzidos de seus familiares e parentes. O preconceito e o escárnio vem de décadas ou anos de desprezo de NOSSOS GOVERNOS, que é o pior exemplo de ética, respeito seriedade e compromisso. Mas ainda assim, só tenho argumentos para explicar a trajetória de um indivíduo que muitas vezes não tem a menor orientação em casa ou da família ou mesmo quando as têm, ignora e seus pais não conhecem outra estratégia a não ser a violência e a ofensa.
    Por outro lado, acredito que muitas famílias terceirizaram seu papel na vida de seus filhos. Repassaram seus deveres para a escola, que sem muitas alternativas no horizonte, acaba também por reproduzir humilhações, ofensas entre outros escárnios como a omissão de valorização de talentos e ou simplesmente, uma boa conversa ao pé do ouvido. Acho que o problema está longe de ser resolvido, sem compromisso de cada indivíduo – Estado, família escola e o ALUNO, estaremos andando cada vez mais para o cerne do caos total. Precisamos de “revolução psicológica” onde o Estado para de tapar o sol com a peneira, professores interajam e conheçam melhor a geração Y e Z ( milenium) e especialmente a família, reconheça e assuma seu papel percebendo que filhos não são poodles ou cachorrinhos que basta um lacinho, uma tosa e uma boa ração com um pouco de cafuné para estare “domesticados".

    ResponderExcluir
  19. Luciene Lavezzo30/05/2012, 22:41

    Ser adolescente é difícil ?


    Concordo em partes , por que é a fase de transição que os adolescente não tem medo do novo, e devem buscar a preparação para seu futuro

    Mas o que eu vejo na escola com nossos adolescentes é a falta da estrutura familiar , onde todos os valores como ser humano tem que ser implantados . O respeito é cada vez mais ignorado , bem como o jeito brasileiro , em se levar tudo sem responsabilidade.

    Não vejo nossos alunos compromissados com os estudos , são carentes de carinho e etc.

    A valorização do aprendizado a sociedade esta deletando.

    Difícil é entender o que esta acontecendo com o saber

    Jovens buscam o novo sem medo é a fase onde a mudança é difícil , mas marcante com seus acontecimentos

    ResponderExcluir
  20. Profª Vera

    Respondendo aos questionamento, acredito que os adolescentes de hoje tem dilemas, assim como nós tivemos em nossa época. O que muda são as circunstâncias,mas, o que a meu ver tem influenciado bastante este "novo" adolescente é a desestrutura familiar e a falta de diálogos educativos em casa.
    Hoje os "novos" pais não tem mais tempo como antes para educar seus filhos, até mesmo um simples diálogo se tornou difícil, é cada um na frente de sua tv, not, sei lá,cada um em um canto.O resultado disto é a tranferência total da formação e educação para a escola.A escola está cada vez mais se distanciando do seu papel de transmitir e despertar para o conhecimento para formadora de valores e atitudes que deveriam ser trabalhadas em casa.A escola tem perdido , passo a passo sua identidade.
    Com relação ao como lidar com o adolescente em sala para amenizar os problemas, acredito que ouvi-lo um pouco mais seja um passo.Criando vínculos afetivos se consegue mais deles.

    ResponderExcluir
  21. professores, encerro aqui o nosso ATPC on line desta semana.
    Agradeço as contribuições,na verdade vocês contruiram vários hipertextos e vamos socializá-los no próximo ATPC coletivo.
    PC Mara

    ResponderExcluir
  22. Professores:
    Fiquei muito contente, quando a Coordenadora mostrou-me a participação dos professores nas atividades on line, dos ATPCs.Isso mostra que esta ferramenta tem ajudado vocês a refletir sobre vários assuntos coletivamente, e passar estas idéias para outras pessoas.
    Desejo que continuem assim aproveitando este horário de estudo"descanso"para o seu próprio aperfeiçoamento.
    Parabenizo a todos, inclusive a Profª Coordenadora.
    Diretora: Vilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diretora Vilma, eu é que agradeço pela confiança no meu trabalho, me dando autonomia para gerir este espaço pedagógico, que muito tem a aferecer para os professores.
      As novas tecnologias estão em nossas vidas de uma forma irreversível, esta ferramenta é uma das que dispónibilizamos para a formação continuada dos professores, já que estamos na era digital e lidamos com as gerações X , Y e Z, totalmente nativos digitais.

      Excluir
  23. Profª Silvia
    Ser adolecente hoje e sempre é díficil,pois como já sabemos nos encontramos em face de muitas mudanças sejam físicas e emocionais.Os adolecentes querem contestar,duvidar,refletir e questionar sobre tudo que acontece em sua volta ou melhor dizendo está preocupado como seu próprio umbigo,em crises existenciais.Seriámos nós professores os salvadores da pátria,meros ouvintes e conselheiros.Podemos até entende-los e os entendemos só que me parece, os jovens os quais estamos lidando não estão muitos preocupados e sem perspectivas ...Não os vejo com ideais e garra para encarar os desafios da globalização até sabem que eles existem mas o mínimo tá bom.Que pena.
    Quanto a educação acho que os pais estão mesmo tercerizando como uma forma de se sentirem menos responsáveis,ou mesmo porque não tenham tantas perspectivas quanto ao futuro.

    ResponderExcluir
  24. Profª Renata

    Há uma enorme complexidade no tema “Adolecência”. Passa-se por muitos caminhos. A fase da transição, do apoio familiar, da escola, das inquietações etc.
    A adolescência hoje está acontecendo mais cedo e com isto, acredito, que não há a maturidade para enfrentá-la.
    É uma fase emocional de aceitações e repugnações, passando pelas modificações do próprio corpo, pelas escolhas importantes para o futuro ( namoros, faculdade, carreira, primeiro emprego etc).
    É um assunto muito amplo, vou me ater a vida familiar e escolar. O apoio familiar nesta hora é muito importante. Mas, às vezes ele não acontece, seja por falta de tempo, seja por impotência de não administrá-lo, seja por outros fatores. E todos estes fatores são refletidos na escola. Estes passam praticamente dois terços do dia na escola e a família acredita que a escola sustenta o intelecto, corrige as distorções e dá apoio emocional quando necessário. É uma carga muito pesada para a escola, para as salas com muitos alunos e para nós professores que lidamos na linha de frente com estes fatores.
    Às vezes, eu me sinto impotente, em saber que preciso do apoio familiar para resolver problemas de acompanhamento escolar, um simples olhar no caderno, uma simples pergunta O Que você fez na escola hoje? ou Como foi sua aula? e eu não o tenho. Parece que estou remando sozinha ou que sou encrenqueira pegando no pé do aluno.
    Acredito que falta a família, a correção de umas palmadas corretivas, conscientes, castigo etc, ajudaria bastante. Vamos aos saudosismos...Tive tudo isto e graças as essas perseguições (fala de adolescente que os pais acompanham e desagradam) sou forte e me sinto capaz de enfrentar as intempéries da vida. Mas os tempos mudaram... precisamos de novas soluções...ou de saber dosar o que era com o que será...mas todos sabemos “precisamos administrar” e seguir em frente.

    ResponderExcluir
  25. Pensando neste texto realmente o adolescente hoje vive um grande dilema de poder ser adolescente, já que por conta da falta da presença dos pais, muitos tem que exercer essa função dentro de casa. Mas a responsabilidade é algo que tem que ser construída.Essa fase é necesário o limite, o adolescente pede isso, hoje ele "grita" por isso, as famílias também estão perdidas porque perderam seus valores., e a escola ganhou uma responsabilidade maior que é a de suprir a família , o que não é o correto, somos parceiras mas cada um tem que fazer a sua parte por iso, esse caos todo, adolescentes insatisfeitos pais idem e profesores impotentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentario é da diretora Vilma

      Excluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: