8 de nov. de 2012

ATPC 08/11/2012

...Antes mesmo de existirem escolas, a educação já era assunto de pensadores. Um dos primeiros foi o grego Sócrates (469-399 a.C.), para quem os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos. Para seu discípulo Platão (427-347 a.C.), o conhecimento só poderia ser alcançado num plano ideal e nem todos estariam preparados para esse esforço. Aristóteles, discípulo de Platão, inverteu as prioridades e defendeu o estudo das coisas reais como um meio de adquirir sabedoria e virtude. O sistema de ensino que ele preconizou era acessível a um número maior de pessoas. 

Quais as semelhanças com a educação de hoje? Mudou alguma coisa em relação  a linha de pensamento dos atuais pensadores?

3 comentários:

  1. Profª Maria Luiza

    - Como professora de Filosofia,vejo semelhanças nas idéias de alguns pensadores.
    - As diferenças estão na pratica como disse o Professor Carlos.
    Os pensadores atuais falam de problemáticas atuais, dentro do contexto das famílias, sociedade etc.

    ResponderExcluir
  2. As semelhanças existem no sentido de se pensar em como a educação deverá chegar a todos. Nos dias atuais temos um outro contexto e nossos pensadores tentam resolver a questão levando em consideração os obstáculos de nossa época.

    ResponderExcluir
  3. As semelhanças são meramente teóricas, já que em qualquer época os conflitos existem.Claro que hoje em dia a desestrutura familiar, a sociedade evoluída, os valores são outros, a educação através dos pensadores precisa evoluir para acompanhar as mudanças.

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: