27 de mai. de 2012

ATPC 28/05/2012 - COLETIVO


SER ADOLESCENTE É DIFÍCIL?

 Na real, ser adolescente é difícil sim! Para falar verdade, às vezes é até ruim. Porque não há tempo para curtir esse período tão legal da sua vida e, quando há, barreiras são impostas de modo a dificultar qualquer meio de curtição que você poderia vir a ter. Nas conversas que tenho com minha mãe, meu pai, pessoas mais velhas em geral, sempre escuto a mesma coisa: “vocês têm tudo na mão, na minha época (frase clássica) era tudo diferente. 
A gente tinha que andar, dois quilômetros pra chegar ao colégio, os professores batiam com a régua, com o apagador na cabeça da gente, sem conta que nos deixavam ajoelhados no milho”. Nos dias de hoje, isso ainda acontece; só que de maneira pior. Pegamos o bi-articulado que é um inferno. A galera se amassando, se espremendo e o ônibus dá cada freada, que vai aquela galera uma em cima da outra. Daí, descer do ônibus, pegar mais um e por fim outro (quem me dera tivesse de andar dois quilômetros, seria bem melhor). Ao chegar na sala de aula, o professor começa: matéria, matéria e mais matéria. Acho que levar certas reguadas na mão, seria menos doloroso do que ficar escrevendo por mais de 5 horas seguidas.
 Depois, vamos para o estágio ou alguns já para o emprego, outros para o curso de inglês, balé, música, entre outras atividades extras... Após essa maratona, chegamos em casa. Que bom! Vamos comer aquela comida maravilhosa da mamãe... quando lembramos das lições de física, que temos de fazer! E lá se foi a fome. Né? Come-se rapidíssimo, ficamos a quebrar a cabeça até o sono vir . 
De tanto estresse e sono do dia corrido, dorme-se para no outro dia vir a mesma rotina chata e super estressante de sempre. No final de semana: que maravilha! Logo cedo, vem o pai mala: vamos ao mercado , lavar o carro... etc.... Pai dá sempre um jeito de acorda a gente no sábado de manhã, parece que é de instinto paterno. Daí, vem aquele sábado monótono, prova na segunda, tem que estudar, amigos chamando pra sair... fazer aquele programa chato de sempre. Você fica naquela... não sabe o que é pior: ficar sem estudar (afinal, você já está estressado de ter estudado a semana toda) e levar bomba na prova, ou sair com os amigos, ir no cinema ver aquele filme horrível e voltar para casa com o mesmo sentimento “loser” que você já estava. Eis que chega a maravilhosa noite de sábado.
 Pai e mãe saem e seus irmãos pentelhos ficam com você, lógico!!! E quando eles não saem, você também não sai, já que o índice de mortalidade por assassinato na sua cidade é sempre superior ao das outras cidades. Vida de adolescente é difícil... viu?! Não fique você adulto pensando “na minha época era assim e assado, era bem mais difícil” ; porque só nós, adolescentes, sabemos como a cada dia a sociedade exige mais para que venhamos a ser bons cidadãos e profissionais.
 Ser adolescente, hoje, não é mais sinônimo de rebeldia e balada. Estamos cada vez mais responsáveis e cheios de problemas. Muitas vezes, nossos problemas não são vistos pelos adultos, mas quase sempre nos causam muito estresse. Ser adolescente é legal, até divertido mas como já havia dito.... Mas, de fato, falta tempo nos dias de hoje!

                                                                                                          www.revistaladoa.com.br
Atividades!
 Professores! 
Após a leitura do texto, faça uma analogia com os nossos alunos.

 - Será que muitos deles vivem estes dilemas relatados no texto?

 - Daria para sermos complacentes e mudarmos nossas estratégias em sala de aula, para amenizar todo esse "sofrimento" adolescente, ou a culpa é dos pais?

 - Você concorda com a expressão" a família está terceirizando a educação dos filhos"?

 Bom ATPc para todos! PC Mara

17 de mai. de 2012

ATPC ON LINE - 17/05/2012

Avaliação das atividades do Dia das Mães: - Atividades - Organização - Café oferecido pela equipe. Sugestões para o próximo evento.

2 de mai. de 2012

ATPC ON LINE- 03/05/2012

 VALORES
Fui criado com princípios morais comuns:
Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror… Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão.
Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo?
Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã!
E definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. Vamos voltar a ser “gente”. Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?… Precisamos tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!”. Arnaldo Jabor
Atividades: 
Após leitura do texto, relatem como foi a sua educação. 
Aguardo as colaborações 
PC Mara