26 de ago. de 2012

ATPC - 27/08/2012

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Temos que usufruir do lado bom da produção de texto, isto quando o aluno não gosta de tal prática. Toda pessoa, por mais que deteste escrever, sempre quer mostrar o trabalho realizado para alguém! E é em cima desta questão que o professor deve começar a aula de redação! 

Afinal, o escritor registra algo com a finalidade de que alguém leia o que ele pensa, sobre o que refletiu, a que conclusão chegou. É natural a necessidade que temos em mostrar nossas ideias, pois precisamos da opinião dos outros, de trocar experiências, de nos comunicarmos e de amadurecermos. 


O professor deve conversar bastante sobre a diferença de quando se está na posição de escrever e quando se está na posição de leitor. E, principalmente, o que é crítica, como ela deve ser feita, pois a maioria tem o sentido de criticar como o de “falar mal”. Aproveite e veja com os alunos o significado principal de fazer-se crítica: arte ou faculdade de julgar produções ou manifestações de caráter intelectual. (Aurélio). É sempre bom discutir os significados dos termos porque nos faz refletir com base em dados concretos. 
Após avaliar com os alunos o verdadeiro sentido de criticar e também depois que os pupilos tiverem feito seus textos, escolha uma das maneiras abaixo para realizar um intercâmbio cultural entre os estudantes: 

a) Alguns podem ser selecionados a ler seus textos para os colegas, os quais vão escrever, ao final de cada apresentação, uma pequena crítica (5 linhas) ao colega, que será entregue no final da aula. O professor deve lembrá-los de escrever o nome do colega, mas quem escreveu não precisa de se identificar. 

b) O professor lê alguns textos para a classe sem dizer o nome do autor e os alunos expressam verbalmente o que pensam a respeito dele. 
c) Os alunos sentam em duplas e trocam seus textos. Após a leitura, escrevem algo que gostaram no texto e algo que precisa ser melhorado. Às vezes aceitar a opinião de um amigo de sala é mais fácil. 
d) Os alunos se sentam em grupos, leem os textos e discutem entre si sobre as ideias apontadas, o que pode ser melhor aproveitado, o que está bom, dentre outros. 

No caso das apresentações, é importante que o professor participe com opiniões construtivas, de respeito e elogio. Os alunos começarão a ter mais respeito pela maneira que o colega escreve, aprenderá a emitir sua opinião de modo eficaz. O educador deve ensinar, sobretudo, que o autor do texto pode até receber uma crítica ruim, mas nunca com palavras de desaforo ou palavrões, mas sim com dignidade de quem emite tal julgamento. Quem escreve precisa receber palavras de incentivo, de apoio, e de orientação quando errado, e não de depreciação!

Equipe Brasil Escola



COMPARTILHAR

1- Após a leitura do texto, relate experiências que tem dado certo em suas aulas.
2- Em relação a gestão da sala de aula:
a) Facilitadores 
b) Dificultadores

Eu e os colegas agradecemos pelas contribuições, que muito  nos ajudará na relação professor x aluno.

Aguardo 
PC Mara
ETI



23 de ago. de 2012

ATPC- 23/08


Trocas de experiências!!

Voltei louco pra contar:
Manhê! Tirei um dez
Na prova
Me dei bem, tirei um cem
E eu quero ver quem me reprova
Decorei toda a lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez
Quase tudo que aprendi
Amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi,
amanhã eu já esqueci...

(Gabriel, o Pensador: Estudo errado)

Professores, depois  de um mês de aulas no 2º semestre, compartilhe alguma experiência em sala de aula, que está dando certo.


Eu e os colegas agradecemos as  contribuições.

PC Mara

VISITA AO MUSEU DO FOLCLORE



Dia 22/08 foi comemorado o Dia do Folclore com uma visita dos alunos dos 6º anos A-B, ao Museu do Folclore, acompanhados pelas professoras: Bernadete, Elizabete e Tatiane.

16 de ago. de 2012

ATPC - 16/08/2012


AVALIAÇÃO

“A avaliação é a reflexão transformada em ação.
Ação, essa, que nos impulsiona a novas reflexões.
Reflexões permanente do educador sobre sua
realidade, e acompanhamento passo a passo, do
educando, na sua trajetória de construção do
conhecimento.”
Jussara Hoffmann

OBJETIVO

·        Refletir sobre o processo avaliativo do ensino e aprendizagem
·        Avaliar para reflexão e retomada de ações

LEITURA –   A avaliação deve orientar a aprendizagem – Nova Escola/jan2009

1.      REDE DE IDÉIAS

A avaliação deve estar a serviço de quem e para que?
Que critérios de avaliação devemos observar ao avaliar nossos educandos?
Qual a função e a finalidade da auto avaliação?

Professores deixem as suas contribuições.

9 de ago. de 2012

ATPC - 09/08/2012


Avaliar para formar


Especialista francês sugere que professores troquem "falsas medidas" por "avaliação formativa" da aprendizagem.
Ao avaliar seus alunos, boa parte dos professores parece ter se rendido à burocracia do sistema educacional. Aplicam provas e solicitam trabalhos, em muitos casos, apenas em virtude da exigência de que um número ou conceito seja associado ao desempenho de cada estudante ao final de um período letivo. O francês Charles Hadji prefere valorizar outro modelo de avaliação, que chama de "formativa", voltada para o conhecimento mais aprofundado de cada aluno e, por conseqüência, para a melhoria da aprendizagem. Doutor em filosofia, ele trabalhou durante toda a carreira com a formação de professores. Autor de diversos livros sobre práticas de avaliação e processos de aprendizagem. Segundo o autor a Avaliação é complexa, temos que ver o todo e não as partes, avaliar é medir, pesar, somar, multiplicar e dividir - Veja que “tirar” não faz parte dessa matemática, só assim o professor conseguirá visualizar as habilidades de cada aluno.
Charles Hadji

Reflexão:

Professor em sala de aula como  você pratica a Avaliação Formativa?

Aguardo as contribuições

PC  Mara

2 de ago. de 2012

REPLANEJAMENTO

Nos dias 30 e 31/07, aconteceu o Replanejamento, onde as ações do 1º semestre foram reavaliadas e pensadas novas estratégias para o 2º semestre.


Homenagem aos funcionários que se aposentaram no 1º semestre de 2012.
Profª Célia.
Funcionários: Terezinha, Alcides, João e Lázara.


RETORNO ÀS AULAS

Sejam bem vindos!