24 de jan de 2011

ESQUEMA BÁSICO PARA UMA BOA DISSERTAÇÃO


Imagine que você queira dissertar sobre o seguinte tema: Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
Sua primeira providência deve ser copiar este tema em uma folha de rascunho e fazer a pergunta. Por quê?
Ao iniciar sua reflexão sobre o tema proposto e sobre uma possível resposta para a questão, procure recordar-se do que já leu ou ouviu a respeito dele. É quase certo que você tenha ao menos uma noção acerca do qualquer tema que lhe vier a ser apresentado.
O ideal, para que sua dissertação explore suficiente o assunto, é que você obtenha duas ou três "respostas" para a questão formulada; estas"respostas" chamam-se "argumentos". Vejamos agora que argumentos poderíamos encontrar para este tema.

1. Existem populações imersas em completa miséria.
2. A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
3. O Meio Ambiente encontra-se ameaçado por sérios desequilibrios ecológicos

Resumindo todos os procedimentos que utilizamos para construir essa dissertação, chegamos a este esquema.

TEMA + ARGUMENTO 1 + ARGUMENTO 2 + ARGUMENTO 3
1° parágráfo: Introdução ao tema- 5 linhas
2ºparagráfo: Desenvolvimento do argumento 1- 5 linhas
3ºparagráfo: Desenvolvimento do argumento 2- 5 linhas
4ºparagráfo: Desenvolvimento do argumento 3- 5 linhas
5ºparagráfo: Conclusão - 5 linhas
Total de 25 linhas é o ideal para uma boa redação.

Você pode substituir essa expressão inicial utilizada na sua conclusão por qualquer outra equivalente. Aqui estão algumas sugestões

►Dessa forma...
►Sendo assim...
►Em vista dos argumentos apresentados...
►Em virtude do que foi mencionado...
►Assim...
►Por todas essas idéias apresentadas...
►Por tudo isso...
►Dado o posto...

Se vocês observarem a redação que eu postei ai em baixo ela segue e atende todo esse esquema...
Assim fica fácil né galera?....
É só praticar...

Dicas para uma boa dissertação

Tema: Poucos são os programas de televisão que contribuem para elevar o nível cultural dos telespectadores...
São poucos os programas de televisão que contribuem para o crescimento cultural dos telespectadores. A mídia está formando repetição de idéias e programas, mas não forma pensadores.
Por ser um dos maiores meios de comunicação do planeta, os programas de TV exerce uma forte influência na vida das pessoas. Não se preocupam se quer, com o quanto a mensagem vai ajudar ou informar, fazendo com que o trabalho fique monótono e interessando somente a grande massa da população.
Muitas vezes os temas e entrevistas são mal elaborados, vem com pouco acrécimo de conhecimento para os que assistem, humor, jornalismo, investigação, entre outros que compôem esta rede.
Partindo desse conceito é válido afirmar que a televisão mostra com clareza muitos acidentes, tragédias e mortes. Com esse grande tráfego contínuo de informações, o conhecimento é nulo ao indivíduo que desfruta da mesma.
As propagandas apresentadas revelam um contraste irônico, como por exemplo as de cerveja; será que a cerveja precisa e deve ser gostosa com a mesma proporção das modelos de biquini? Esse tipo de atitude revela como esse meio atrai fatores econômicos, que por si, adquirem um valor incalculável.
Em virtude do que foi mencionado vale ressaltar que devemos procurar a arte da autocrítica, do autoconhecimento, do altruísmo, parar de aceitar os fatos de forma passiva e opaca. Procurar a verdade, que esta, não é absoluta e sim tem um fim inatingível.
Pratique!

Profª Mara 

Um comentário:

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: