20 de jan de 2011

PLANEJAMENTO ESCOLAR E INDISCIPLINA

PLANEJAMENTO ESCOLAR E INDISCIPLINA

O ano começa e com ele novas expectativas de maiores realizações pessoais. O trabalho pedagógico também deve renovar-se e alcançar novos resultados. O instrumento que norteia todo o processo educativo é o Planejamento Escolar.
Entretanto, os bimestres passam e a mudança nos alunos em termos de caráter, amadurecimento, relacionamentos são muito poucas. A indisciplina é a mesma, falta motivação, interesse e comprometimento.
Mas, o que acontece realmente, que faz com que no final do ano, o sentimento de expectativa inicial tenha se transformado em frustração, e constatação de que o planejamento não " funcionou ".
A grande questão que faz com que boa parte dos planejamentos falhem, é que eles são muito centralizados em conteúdos, estratégias de ensino, dar conta do livro didático, avaliações, e por esta razão abrangem apenas 50% do processo de educar, pois ignoram outras questões fundamentais que precisam ser trazidas em pauta e que extrapolam a sala de aula.
Planejamento Escolar não é uma perda de tempo, também não é um documento que é feito uma vez por ano e guardado em uma gaveta, não é algo imutável que não deva ser ajustado ao longo do caminho, e também não é simplesmente copiar e colar os conteúdos do livro didático apenas distribuindo-os ao longo dos bimestres. Planejamos para alcançar algo, para criarmos alguma coisa, para atingirmos um objetivo.
É preciso um novo modelo de planejamento pedagógico, que priorize o desenvolvimento da pessoa, e não apenas do aluno. Desenvolver uma pessoa vai muito além dos livros didáticos, das provas, avaliações e lições de casa.Um ano só pode ser chamado de novo, se novas coisas forem feitas. Lembrem-se, os resultados sempre são proporcionais ao esforço que fazemos.
VOCÊ é a peça fundamental do Planejamento Escolar, com você ele ganhará vida, e o seu aluno conquistará asas.Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

2 comentários:

  1. Sim! Planejar é preciso.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Nossa Mara vc esta de parabens!!! muito legal o site!!!
    Bj
    Ezequiel Dionisio

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: