22 de mai. de 2011

PLANO DE AULA




Professor(a) Vera Naito
Disciplina: Educação Física
Publico Alvo:
6ª B – Ensino Fundamental
Assunto
Categoria do movimento- jogo

Duração: 02 aulas
MODALIDADE : Jogo de queimada
I – JUSTIFICATIVA
Dada a importância da sondagem  para identificar o  conhecimento das competências e  habilidades dos alunos, para sabermos o ponto de partida  e  levá-los ao aprendizado.


II – OBJETIVOS: levar o aluno a compreender o conceito de agilidade, a partir da experiência motora.
III – ENFOQUE DO CONCEITO: agilidade é a capacidade que permite a mudança de direção no menor tempo
MATERIAL: bola
DESENVOLVIMENTO  DA  ATIVIDADE : A professora  inicia sua aula perguntando aos alunos se conhecem o que é agilidade? Levanta os conhecimentos prévios e inicia a atividade. Ao final da prática, o professor problematiza novamente sobre o tema.Pergunta aos alunos o que foi preciso fazer no jogo para não ser queimado. A partir das respostas dos alunos constrói o conhecimento com o grupo a respeito do conceito de agilidade. Nas aulas seguintes o professor propôs outras brincadeiras e exercícios para desenvolver a capacidade física de agilidade.
IV – AVALIAÇÃO
Será  avaliado a participação e desenvoltura dos alunos durante a aula.
São José dos Campos____/____/2011
Assinatura do Professor______________________              
Ø  Parecer da  Profª Coordenadora:
Ø   O professor trabalha respeitando o conhecimento das crianças;
Ø  Dá voz às crianças;
Ø  Trabalha com conceitos ( as crianças vivenciam conceitos , reformulando os seus  e formulando outros);
Ø  Realiza trabalho conceitual inicial  (agilidade); procedimental e atitudinal( não o suficiente para que as crianças pudessem percebê-los em seu cotidiano);
Ø  Garante a circulação de informações entre as crianças;
Ø  Tem uma concepção sócio construtivista;
Ø  É uma boa situação de aprendizagem;
Ø  A Avaliação não aparece sistematizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: