28 de ago de 2011

HTPC- 29/08/2011- até as 24h00 -Avaliação




A V A L I A Ç Ã O

            Vou abordar o tema da avaliação de alunos de uma forma quase empírica. O texto que se segue não é universal nem pretende ser verdadeiro. Antes transmite uma visão pessoal, localizada no tempo e de acordo com a minha experiência educativa. São reflexões sobre a necessidade e utilidade da avaliação no processo ensino-aprendizagem.



Porque avaliamos? Para que haja ação.

            O Homem vive avaliando tudo o que observa. E o aluno é conduzido por toda a comunidade para agir bem para que possa ter um "bom" resultado da avaliação.

            A vontade de aprender é inata. A capacidade de aprender é inata. A socialização induz algumas atitudes que maximizam e outras que condicionam a vontade de aprender. Assim, a aprendizagem passa a depender do conhecimento de que existe uma avaliação feita por alguém, de algum modo e em algum momento (nem que seja efectuada por um ente ideal e/ou num momento longínquo). O ciclo acção - avaliação - (in)satisfação conduz as aprendizagens.
            Por isto, supõe-se que a avaliação é o melhor instrumento para favorecer a aprendizagem. Actuar sob alguma coerção é natural. O aluno tem a predisposição de aprender porque sabe que vai ter uma avaliação e quer que ela seja positiva. Há o medo generalizado de que se o Homem não tem o conhecimento de que existe alguma avaliação então não desenvolverá a acção correspondente.
            Quem me impôs a tarefa de escrever uma "reflexão" sabia do que acabei de referir. E ainda bem. Porque só assim escrevo estas páginas que me dão algum prazer.
Simões, Alcino. (1998-200?). Avaliar?. Folha do alcino. http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/outros/avaliar.htm
1 - O que é avaliar?
2- O que avaliamos?
3- Como avaliamos?
4 -Para quem avaliamos?
5- Por que avaliar é tão complexo?
6- Como melhorar a avaliação?
7- Quais as consequências de uma boa ou má avaliação?

6 comentários:

  1. 1-A avaliação é um meio de mensurar o "quanto" do conteúdo foi apreendido pelo aluno.
    2-Avaliamos,principalmente, a relação estabelecida entre o que desejamos ensinar e o que o aluno realmente conseguiu aprender.
    3-Avalio as ações dos alunos como um todo: dentro da sala de aula (nos exercícios em classe), os trabalhos em grupo (e como se relacionam com os colegas),individual e ,claro, em avaliação (prova) bimestral.
    4-A avaliação é essencial para que o professor possa saber se as suas estratégias estão funcionando com aquele grupo de alunos e no que devemos melhorar para que o aluno possa aprender mais e melhor.
    5-Todo individuo tem seus pontos "fracos" e "fortes" e é muito complicado avaliar levando em conta esses aspectos de cada um de seus alunos, até mesmo para não ser injusto.
    6-A observação deve ser diária e o incentivo para que o aluno melhore também, ou seja, o aluno deve saber o mais rápido possível se está indo bem ou não.
    7-O professor é um formador de opinião, por isso, tudo o que diz e escreve é levado muito em conta pelo aluno; saber se expressar profissionalmente é a melhor forma de fazer uma boa avaliação e continuar incentivando o aluno a querer, gostar de aprender.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este texto:
    1- Avaliar é mediar o aprendizado dos alunos, em relação ao que foi ensinado
    2 -O que foi ensinado e o que os alunos aprenderam.
    3-De forma contínua, revendo tudo que foi ensinado
    4- Para nós mesmos, para medir o que foi ensinado em relação ao aprendizado dos alunos.
    5- É complexo pois não é fácil avaliar alunos de uma classe heterogênia, pois cada um aprende de acordo com o seu limite
    6- Tendo um olhar igualitário, pois cada aluno aprende no seu tempo
    7- A boa avaliação motiva o aluno a se esforçar para aprender, já a má avaliação desmotiva-o levando-o até a uma desistência.

    ResponderExcluir
  3. luciene lavezzo28/08/2011 21:44

    1- Avaliar é a forma pela qual conduz a maneira de analisar se o objetivo dos conteúdos foram compreendidos e assimilados pelo aluno
    2- Avaliamos a interação entre os conteúdos desenvolvidos para saber se houve o aprendizado
    3- Avalio de maneira contínua, pois dentro de um todo : presença, como interage nas explicações e questionamento do professor , sua atuação em desenvolver as atividades propostas , sua curiosidade em questionar os assuntos tratados, sua criatividade e muitas outras maneiras , além da prova
    4- Avaliamos para nós mesmos , possamos saber se as táticas e instrumentos maneiras, estão sendo eficaz para atingir a complexidade ao compreender e assimilar os conteúdos aplicados
    5- Porque cada um tem uma maneira de apresentar sua capacidade de compreensão
    6- Através da reflexão sobre como o aluno esta aprendendo e fazendo compreender que ele é capaz e despertar seus sonhos
    7- A boa é um incentivo para que desempenhe cada vez melhor . A má pode desestimular, mas a avaliação é preciso pois todos nós somos avaliados e os alunos precisam compreender que isso ocorre naturalmente em nossas vidas

    ResponderExcluir
  4. Maria Helena29/08/2011 18:49

    1- Avaliar é analisar e medir o quanto os alunos apreenderam daquilo que pretendemos ensinar-lhe.
    2- Avaliamos a participação do aluno, no dia a dia, em todas as atividades propostas tanto individuais como em grupo.
    3- Avaliamos, obsevando a interatividade do aluno na sua participação nas atividades propostas. No dia a dia, quanto a sua interação, pelos seus questionamento, suas dúvidas e participação, ao responder questionamentos orais.
    4- Avaliamos para nós mesmas sabermos se o aluno assimilou, e para o aluno saber se está acompanhando o conteúdo proposto.
    5- È complexo porque cada indivíduo tem seu tempo certo para assimilar conteúdos, as classes são numerosas e o tempo é curto. A única vantagem que eu tenho é que começo com o aluno na 5ª série e o acompanho por todas as séries.
    6- Utilisando todos os meios que tivermos para observar o que e quanto os alunos estão aprendendo.
    7- A boa avaliação é aquela que não deixa dúvida quanto ao que pretendemos avaliar.

    ResponderExcluir
  5. - Avaliar, é o caminho para sabermos o que ensinamos, como esnsinamos e se os alunos assimilaram o que ensinamos.
    - Na verdade avaliar os outros é avaliar a nós mesmos, é o feedback do nosso trabalho.
    - Muito boa a participação de vocês.
    -Contribuiram para que a teoria se torne prática em sala de aula.
    Encerrado.

    ResponderExcluir
  6. Luiza disse:
    1- Avaliar é fazer uma intervenção, diagnosticar se a aprendizagem está ocorrendo, precisa ser significativa, é uma relação com o outro( o aprendiz) é uma mediação.
    2- Elaboração de exercícios, tarefas, questões, análise individual e em duplas ou grupos, produção de textos, leitura e desenhos.
    3- Propondo ações diversificadas de investigação, provocar, questionar, confrontar,exigir novas e melhores soluções a cada momento.
    4- A serviço da ação é uma avaliação mediadora de ação pedagógica e reflexiva, destina-se a conhecer, não apenas para compreender, mas para promover ações em benefício dos educandos.
    5- è complexa por que não é avaliado apenas a parte pedagógica, mas também a ética e a politica.
    6- Manter-se flexível, atento,crítico sobre seu planejamento.Propor sem delimitar, questionar e provocar sem antecipar respostas possível, articular novas perguntas a continuidade observada dos alunos.

    7- A má avaliação provoca praticas reprovativas que são responsáveis pela exclusão de grande numero de alunos nas escolas, muitos alunos são encaminhados as escolas especiais, por erro de avaliação pedagógica, e não por precisar de atendimento especializado.
    A boa avaliação, avalia para promoção moral e intelectual dos alunos.

    30/08/11 04:55

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: