A V A L I A Ç Ã O
Vou abordar o tema da avaliação de alunos de uma forma quase empírica. O texto que se segue não é universal nem pretende ser verdadeiro. Antes transmite uma visão pessoal, localizada no tempo e de acordo com a minha experiência educativa. São reflexões sobre a necessidade e utilidade da avaliação no processo ensino-aprendizagem.
Porque avaliamos? Para que haja ação.
O Homem vive avaliando tudo o que observa. E o aluno é conduzido por toda a comunidade para agir bem para que possa ter um "bom" resultado da avaliação.
A vontade de aprender é inata. A capacidade de aprender é inata. A socialização induz algumas atitudes que maximizam e outras que condicionam a vontade de aprender. Assim, a aprendizagem passa a depender do conhecimento de que existe uma avaliação feita por alguém, de algum modo e em algum momento (nem que seja efectuada por um ente ideal e/ou num momento longínquo). O ciclo acção - avaliação - (in)satisfação conduz as aprendizagens.
Por isto, supõe-se que a avaliação é o melhor instrumento para favorecer a aprendizagem. Actuar sob alguma coerção é natural. O aluno tem a predisposição de aprender porque sabe que vai ter uma avaliação e quer que ela seja positiva. Há o medo generalizado de que se o Homem não tem o conhecimento de que existe alguma avaliação então não desenvolverá a acção correspondente.
Quem me impôs a tarefa de escrever uma "reflexão" sabia do que acabei de referir. E ainda bem. Porque só assim escrevo estas páginas que me dão algum prazer.
Simões, Alcino. (1998-200?). Avaliar?. Folha do alcino. http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/outros/avaliar.htm1 - O que é avaliar?
2- O que avaliamos?
3- Como avaliamos?
4 -Para quem avaliamos?
5- Por que avaliar é tão complexo?
6- Como melhorar a avaliação?
7- Quais as consequências de uma boa ou má avaliação?
1-A avaliação é um meio de mensurar o "quanto" do conteúdo foi apreendido pelo aluno.
ResponderExcluir2-Avaliamos,principalmente, a relação estabelecida entre o que desejamos ensinar e o que o aluno realmente conseguiu aprender.
3-Avalio as ações dos alunos como um todo: dentro da sala de aula (nos exercícios em classe), os trabalhos em grupo (e como se relacionam com os colegas),individual e ,claro, em avaliação (prova) bimestral.
4-A avaliação é essencial para que o professor possa saber se as suas estratégias estão funcionando com aquele grupo de alunos e no que devemos melhorar para que o aluno possa aprender mais e melhor.
5-Todo individuo tem seus pontos "fracos" e "fortes" e é muito complicado avaliar levando em conta esses aspectos de cada um de seus alunos, até mesmo para não ser injusto.
6-A observação deve ser diária e o incentivo para que o aluno melhore também, ou seja, o aluno deve saber o mais rápido possível se está indo bem ou não.
7-O professor é um formador de opinião, por isso, tudo o que diz e escreve é levado muito em conta pelo aluno; saber se expressar profissionalmente é a melhor forma de fazer uma boa avaliação e continuar incentivando o aluno a querer, gostar de aprender.
Muito bom este texto:
ResponderExcluir1- Avaliar é mediar o aprendizado dos alunos, em relação ao que foi ensinado
2 -O que foi ensinado e o que os alunos aprenderam.
3-De forma contínua, revendo tudo que foi ensinado
4- Para nós mesmos, para medir o que foi ensinado em relação ao aprendizado dos alunos.
5- É complexo pois não é fácil avaliar alunos de uma classe heterogênia, pois cada um aprende de acordo com o seu limite
6- Tendo um olhar igualitário, pois cada aluno aprende no seu tempo
7- A boa avaliação motiva o aluno a se esforçar para aprender, já a má avaliação desmotiva-o levando-o até a uma desistência.
1- Avaliar é a forma pela qual conduz a maneira de analisar se o objetivo dos conteúdos foram compreendidos e assimilados pelo aluno
ResponderExcluir2- Avaliamos a interação entre os conteúdos desenvolvidos para saber se houve o aprendizado
3- Avalio de maneira contínua, pois dentro de um todo : presença, como interage nas explicações e questionamento do professor , sua atuação em desenvolver as atividades propostas , sua curiosidade em questionar os assuntos tratados, sua criatividade e muitas outras maneiras , além da prova
4- Avaliamos para nós mesmos , possamos saber se as táticas e instrumentos maneiras, estão sendo eficaz para atingir a complexidade ao compreender e assimilar os conteúdos aplicados
5- Porque cada um tem uma maneira de apresentar sua capacidade de compreensão
6- Através da reflexão sobre como o aluno esta aprendendo e fazendo compreender que ele é capaz e despertar seus sonhos
7- A boa é um incentivo para que desempenhe cada vez melhor . A má pode desestimular, mas a avaliação é preciso pois todos nós somos avaliados e os alunos precisam compreender que isso ocorre naturalmente em nossas vidas
1- Avaliar é analisar e medir o quanto os alunos apreenderam daquilo que pretendemos ensinar-lhe.
ResponderExcluir2- Avaliamos a participação do aluno, no dia a dia, em todas as atividades propostas tanto individuais como em grupo.
3- Avaliamos, obsevando a interatividade do aluno na sua participação nas atividades propostas. No dia a dia, quanto a sua interação, pelos seus questionamento, suas dúvidas e participação, ao responder questionamentos orais.
4- Avaliamos para nós mesmas sabermos se o aluno assimilou, e para o aluno saber se está acompanhando o conteúdo proposto.
5- È complexo porque cada indivíduo tem seu tempo certo para assimilar conteúdos, as classes são numerosas e o tempo é curto. A única vantagem que eu tenho é que começo com o aluno na 5ª série e o acompanho por todas as séries.
6- Utilisando todos os meios que tivermos para observar o que e quanto os alunos estão aprendendo.
7- A boa avaliação é aquela que não deixa dúvida quanto ao que pretendemos avaliar.
- Avaliar, é o caminho para sabermos o que ensinamos, como esnsinamos e se os alunos assimilaram o que ensinamos.
ResponderExcluir- Na verdade avaliar os outros é avaliar a nós mesmos, é o feedback do nosso trabalho.
- Muito boa a participação de vocês.
-Contribuiram para que a teoria se torne prática em sala de aula.
Encerrado.
Luiza disse:
ResponderExcluir1- Avaliar é fazer uma intervenção, diagnosticar se a aprendizagem está ocorrendo, precisa ser significativa, é uma relação com o outro( o aprendiz) é uma mediação.
2- Elaboração de exercícios, tarefas, questões, análise individual e em duplas ou grupos, produção de textos, leitura e desenhos.
3- Propondo ações diversificadas de investigação, provocar, questionar, confrontar,exigir novas e melhores soluções a cada momento.
4- A serviço da ação é uma avaliação mediadora de ação pedagógica e reflexiva, destina-se a conhecer, não apenas para compreender, mas para promover ações em benefício dos educandos.
5- è complexa por que não é avaliado apenas a parte pedagógica, mas também a ética e a politica.
6- Manter-se flexível, atento,crítico sobre seu planejamento.Propor sem delimitar, questionar e provocar sem antecipar respostas possível, articular novas perguntas a continuidade observada dos alunos.
7- A má avaliação provoca praticas reprovativas que são responsáveis pela exclusão de grande numero de alunos nas escolas, muitos alunos são encaminhados as escolas especiais, por erro de avaliação pedagógica, e não por precisar de atendimento especializado.
A boa avaliação, avalia para promoção moral e intelectual dos alunos.
30/08/11 04:55