16 de out. de 2011

HTPC-17/10/2011 ATÉ ÀS 24H - Sequências Didáticas


1- O que são seqüências didáticas?
As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.
Essas seqüências orientam o professor para o trabalho com os seguintes gêneros de texto: artigo de opinião, poesia e memória. .......

As seqüências didáticas são usadas somente para o ensino de Língua Portuguesa?
Não. Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome.

Por que usar seqüências didáticas ao ensinar Língua Portuguesa?
Para ensinar os alunos a dominar um gênero de texto de forma gradual, passo a passo. Ao organizar uma seqüência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final.

Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.

O que é preciso para realizar seqüências didáticas para os diferentes gêneros textuais?

É preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem que os alunos já têm desse gênero. Isso é necessário para que a seqüência didática seja organizada de tal maneira que não fique nem muito fácil, o que desestimulará os alunos porque não encontrarão desafios, nem muito difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciar o trabalho e envolver-se com as atividades.

Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.

Quais as etapas de realização e aplicação de uma seqüência didática de gêneros textuais?

Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, sugerimos a seguinte seqüência didática:
1. Apresentação da proposta
2. Partir do conhecimento prévio dos alunos
3. Contato inicial com o gênero textual em estudo
4. Produção do texto inicial
5. Ampliação do repertório
6. Organização e sistematização do conhecimento: estudo detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação
7. Produção coletiva
8. Produção individual
9. Revisão e reescrita

Trabalhando com Seqüência Didática para gêneros do discurso numa proposta temática.

1.   Apresentação da proposta 

Apresentar, planejar e organizar as atividades junto com os alunos e combinar as regras – Contrato Didático 
      - É interessante que eles saibam também o que os espera, como: quanto tempo irá levar para desenvolver o trabalho; o que demandará (pesquisas (biblioteca / bibliografia -  internet/sítios, produções, etc); como será o "grand finalle" (portfólio, sarau, livro, jornal, exposição); como serão avaliados, etc. Tudo isto é SD de projeto. 
  
2.   Partir do conhecimento prévio dos alunos. 
Compare textos de gêneros diferentes.  Investigar o que os alunos já sabem sobre o tema e sobre o gênero a ser trabalhado.  
  
3.   Contato inicial com o gênero textual em estudo 
Favorecer o contato com o gênero a ser trabalhado. Ajudá-los a identificar o que caracteriza o gênero.  É preciso que os alunos conheçam as características do gênero, e isto pressupõe:
u identificar diferenças e semelhanças comparando textos organizados em um determinado gênero com outros de gêneros diferentes para estabelecer diferenças; u estabelecer relações de comparação  comparando textos do mesmo gênero a fim de estabelecer semelhanças e aprofundar as observações anteriores. 
 Leia textos para a classe em voz alta. Motive-os a ler e ouvir muitos exemplares do gênero. 

2- Artigo de Opinião

·      Promover debates orais na sala
·      Muita leitura, estudo, planejamento
·      Identificar e apresentar para o aluno as situações polêmicas próximas da realidade das crianças;
·      Mostrar para  o aluno a importância de se tomar posição
·      Dar subsídios para argumentos favoráveis e contrários.

Desenvolver a capacidades de escuta e fala/produção de textos orais em gêneros orais públicos. Ensinar os gêneros orais é fazer com que o aluno se exprima corretamente, claramente suas idéias; é declamar, ler coletivamente, ler em voz alta; exprimir-se de maneira coerente, escolher o vocabulário utilizado; saber colocar a voz; controlar atitudes físicas, para não distrair por causa de tiques e risadas, assim como modulação do tom, voz e gestos.  

   Produção do texto inicial 
Avaliar o que o aluno já sabe e quais aspectos do gênero que não conhece, com a finalidade de identificar os pontos que precisam ser trabalhados. 
Esta produção deverá ser guardada para ser comparada com a produção final para avaliar os avanços conseguidos. 

Ao ler as escritas iniciais, observe:
    • se trazem uma questão polêmica;
    • se localizam o leitor em relação à questão;
    • se deixam clara a posição do autor;
    • se apresentam o pensamento dos opositores sobre o assunto;
    • se trazem argumentos convincentes;
    • se há erros graves de ortografia ou gramática e outras dificuldades.

  Organização e sistematização do conhecimento. Ampliação do repertório. 
  
 Análise dos modelos:  estudo detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação. 
u   Identificar os elementos da situação de produção: Quem escreve?; Para 
   quem?;  Por que?; Onde circula?; O que não pode faltar? 
u Refletir sobre os usos e funções do gênero em questão na nossa sociedade 
u   Ensinar usos da linguagem ao invés de análises. A gramática que se ensina está articulada ao gênero que se escreve.  Destacar elementos e marcas lingüísticas características do gênero (expressões articuladoras, classes de palavras usadas, tempo verbal, discurso direto ou indireto, etc) 

Para Bakhtin (1953/1979), os gêneros do discurso apresentam três dimensões essenciais e indissociáveis:
u os temas – conteúdos ideologicamente conformados – que se tornam comunicáveis (dizíveis) através do gênero => (assunto, a mensagem transmitida);
u os elementos das estruturas comunicativas e semióticas compartilhadas pelos textos pertencentes ao gênero (forma composicional - estrutura formal dos textos pertencentes ao gênero);
u as configurações específicas das unidades de linguagem, traços da posição enunciativa do locutor e da forma composicional do gênero (marcas lingüísticas ou estilo - leva em conta as questões individuais de seleção e opção: vocabulário, estruturas frasais, preferências gramaticais) 

Elementos de situação de produção do “Artigo de Opinião”

    Uma questão polêmica; 
  • Um autor que está por dentro do assunto e quer convencer um público de sua opinião sobre essa questão;  
  • Um público leitor interessado no assunto;  
  • Um espaço de publicação, jornal ou revista, onde o artigo será publicado;  
  • Um tempo para a elaboração do artigo  
  • Um perfil do leitor ao qual a publicação se dirige.
Atividades para todos os professores:
 Elaborem um Plano de aula (duas aulas, cada um na sua Disciplina)  seguindo as sequências didáticas.

9 comentários:

  1. I° Aula
    1. Apresentação da proposta
    * Contar aos alunos que vamos trabalhar com o gênero textual narrativo e apresentar a eles a finalidade de todos os gêneros narrativos (crônica, conto...)

    2. Partir do conhecimento prévio dos alunos
    * Por meio de pergunta direta saber o que eles entendem por narração.

    3. Contato inicial com o gênero textual em estudo
    * Definir o gênero que vamos trabalhar (no caso conto). Fazer a leitura de um conto e depois da leitura mostra-lhes as características principais que diferenciam um conto de outros gêneros narrativos.

    4. Produção do texto inicial
    * Solicitar aos alunos que produzam um texto usando as característica que existem no texto que foi lido.

    2º Aula

    5. Ampliação do repertório
    * Pedir para que os alunos tragam de casa um texto que eles identificaram como sendo um conto e para que façam a leitura para todos da sala.

    6. Organização e sistematização do conhecimento: estudo detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação
    * Pedir para que os alunos observem a fonte onde o encontraram, quem costuma ler esse tipo de texto e para que o mesmo foi escrito.

    7. Produção coletiva
    * Na sequencia, após definir um leitor, uma fonte e uma finalidade o professor vai à lousa para a produção de um texto coletivo.

    8. Produção individual
    * Depois de observar o como o professor conduziu essa produção coletiva, as opiniões dos colegas,e etc; o aluno deverá melhorar a produção feita anteriormente, incluindo, tudo o que foi usado na produção coletiva.

    9. Revisão e reescrita
    * O professor deverá ler as produções e fazer comentários de com melhorá-las.

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  2. Mauricio Hungaro16/10/2011, 19:57

    Plano de Aula Saúde e qualidade de vida

    Objetivos

    - Compreender conceitos e procedimentos básicos sobre atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida e como eles se relacionam.
    - Participar de um programa de exercícios físicos.

    Conteúdos
    - Treinamento e condicionamento físicos.
    - Conceitos de atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida.

    Anos
    6º ao 9º ano.

    Tempo estimado
    16 aulas.

    Material necessário
    Computador com acesso à internet e fichas de registro (como a apresentada na 2ª etapa desta sequência).

    Desenvolvimento
    1ª etapa
    Converse com os alunos sobre atividades físicas e exercícios. Qual a diferença entre eles? O que é aptidão física e como desenvolvê-la? Saúde e qualidade de vida são a mesma coisa? Quais as semelhanças e diferenças? Quais são as atividades físicas e os exercícios praticados por eles dentro e fora da escola? Qual a periodicidade da prática? Quais benefícios trazem para a saúde? Depois de responderem a essas questões, exponha outras. Quais as práticas mais indicadas para o desenvolvimento da aptidão física? E as melhores para a força muscular, a resistência cardiovascular, a flexibilidade e a manutenção de um peso adequado?

    2ª etapa
    Realize uma avaliação da aptidão física de cada um, mensurando indicadores como o Índice de Massa Corporal (IMC) e a potência aeróbica. Os dados devem ser registrados em fichas (veja um modelo abaixo), que devem ser analisadas no início e no fim da realização do programa. Nelas, também há espaço para anotar as atividades realizadas.

    3ª etapa
    Reúna os estudantes em grupos e oriente-os a pesquisar algum tema relacionado à prática física para a apresentação de seminários. Por exemplo, frequência e intensidade da atividade, aptidão física, práticas mais adequadas a determinada faixa etária e vestimentas necessárias.



    4ª etapa
    Entregue um roteiro aos grupos com orientações sobre seminários. É importante, por exemplo, que todas as apresentações contemplem informações básicas sobre cada tema. Durante as apresentações, oriente a turma a fazer boas perguntas. Qual a prática mais indicada para um idoso? É verdade que o exercício só funciona quando sentimos dor ao praticá-lo?

    5ª etapa
    Selecione com os alunos os exercícios mais indicados para proporcionar um bom desenvolvimento da aptidão física (e que possam ser realizados na escola, como futebol, corrida e alongamento) e elabore uma rotina para eles praticarem. Verifique e monitore a qualidade da prática de todos. Tudo deve ser registrado nas fichas de avaliação. Sugira também que eles registrem no caderno percepções subjetivas sobre melhoras do humor e do sono e se notaram o aumento de apetite.



    6ª etapa
    Convide a turma a analisar o entorno da escola. Há espaços adequados para exercícios físicos (como parques e clubes)? Nesse momento, também é interessante levar os alunos a uma academia para conversar com os professores e os frequentadores a respeito dos melhores métodos de treinamento e condicionamento físico.

    7ª etapa
    De volta à escola, converse sobre mitos e verdades sobre exercícios físicos, o uso de anabolizantes e a prática de esportes em excesso.

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  3. Pergunte aos alunos o que eles mais gostam de ler e como escolhem sua leitura. O professor poderá registrar na lousa as leituras preferidas da classe, por exemplo, quadrinhos, livros com figuras etc. Pergunte se eles sabem que dá para escolher um livro lendo jornal. Explique que os jornais publicam resenhas de livros, que é um pequeno resumo da história, e observe que esse será o tema da aula, aprender a fazer uma resenha de um livro.



    Laura Marcondes

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  4. Laura Marcondes



    Roteiro de leitura comparativa:
    • Quais são os temas que mais aparecem no jornal?
    • E quais são os que aparecem na revista?
    • Qual a principal diferença do texto do jornal para o texto da revista e o texto da Internet? Quais são eles
    • Qual destes três suportes (jornal, revista, internet) tem mais:
    • textos?
    • fotos?
    • Informações?
    • Procure explicar porque destas diferenças

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  5. Tema - Eating Habits
    - sensibilizar os alunos para o tema proposto;
    -relacionar pratos com refeiçpões;
    identificar as características de um gênero textual (cardápio);
    - localizar informações específicas em um texto e imagens; perceber diferenças nos hábitos alimentares de diferentes culturas;
    - preparation for the writing task:
    - retomar conhecimentos aprendidos usando o tempo verbal presente para descrever refeições e/ou justificar hábitos alimentares.

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  6. Vídeo aula. Fracionando
    1ª aula.
    - Apresento o vídeo com a teoria e a prática sobre frações.
    Apresento aos alunos os objetivos desta vídeo aula, que é mostrar na prática o porquê de se aprender frações e o seu uso na vida.
    2ª aula.
    - De volta a sala de aula, divido em grupos de 4 alunos, entrego um xerox com vários exercícios com frações.
    - Após resolvidos, sorteio um aluno do grupo que irá resolvê-lo na lousa.Isso faz com que todos se envolvam na resolução dos exercícios, pois eles não sabem que irá ser sorteiado para resolver os mesmos.
    - Avaliação é feita de acordo com o envolvimento dos alunos nos grupos, não apenas pelos acertos.
    - Esta metodologia tem dado bons resultados pois os alunos gostam de competição.

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  7. Luciene Lavezzo17/10/2011, 23:47

    Plano de aula: Clima e Tempo

    1- Dialogar com os alunos sobre a diferença entre ambos

    2- Questiona-los sobre seus conhecimentos e entendimentos , mostrando o próprio tempo atmosférico que se encontra naquele momento

    3- Explicando a complexidade para determinar um determinado tipo de clima de uma região : Como pluviosidade, temperatura, inferências das massas de ar , tipo de terreno, são fatores determinantes para a determinação climática .

    4- a partir dos conceitos explicados partimos para questionamentos onde observo se houve um compreendimento, ouso as colocações dos mesmos

    5-introdução de mapas (livros didáticos ou jornais) climogramas, imagens de satélites para que possam fazer comparações .

    6- a confecção de mapa com os principais tipos de clima do Brasil , destacando o clima de seu município

    7- Faço a orientação para resolver os exercícios propostos na apostila e depois a correção dos mesmos, no coletivo da sala para responder oralmente para depois fazer a correção nos exercícios na lousa. Sempre abrindo espaço para tirar dúvidas

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  8. Alessandra disse:
    Conto “: Venha ver o pôr do sol”
    Objetivo da atividade:
    Identificar pistas lingüísticas para formular hipótese sobre a sequencia narrativa.
    Habilidades trabalhadas: Formular hipóteses a partir de pistas textuais.
    Trabalhar com a leitura colaborativa: O professor faz a leitura , mas também deve ser encaminhadas pelos os alunos.
    Primeira etapa:
    Conversar com os alunos sobre o que é conto.?
    Distribuir aos alunos a primeira parte do conto, e pergunte aos alunos que com base no título da história, o que será narrado:
    Uma aventura, um conto de fadas, uma história romântica ou conto policial?
    Segunda etapa:
    Depois de conhecer as expectativas dos alunos , leia a segunda parte e solicite que eles grifem as passagens que consideram importante.
    Procure explorar o ambiente ( descrição do cenário e das personagens)
    O que é possível saber sobre os personagens , sempre comprovando com trechos lidos.
    Terceira etapa:
    Entregar a terceira parte da história para os alunos.
    Conversar com eles , a fim de tentarerm prever o desfecho da história.
    Após a leitura , informar aos alunos que o final do conto foi omitido para que eles proponham o seu desfecho , buscando ser coerentes com as pistas dadas pela a autora.
    Após o término da escrita , solicitar que eles leiam os finais propostos, dando oportunidade para que eles conversem sobre as diferenças e semelhanças dos relatos.

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  9. Plano de Aula – Trigonometria

    Conteúdos Programáticos
    Identificar todas as linhas trigonométricas no círculo trigonométrico; Compreender a regra dos sinais das linhas trigonométricas a partir da observação do círculo; Estabelecer relações entre as linhas trigonométricas em todos os quadrantes. Estabelecer relação entre seno e cosseno. Identificar no círculo trigonométrico ângulos notáveis.
    Duração da Atividades
    2 aulas de 50 minutos
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Sistema de coordenadas cartesianas. Círculo trigonométrico
    Apresentação da proposta
    O círculo trigonométrico é um círculo cujo centro está localizado na origem do plano cartesiano e seu raio mede 1. É usado no estudo de funções trigonométricas como seno, cosseno e tangente. A partir do círculo unitário é possível deduzir várias identidades trigonométricas. Nesta aula vamos explorar os "mistérios" do ciclo trigonométrico.
    Atividade
    Razões Trigonométricas:

    Materiais:


    _ Cartolina;
    _ Régua;
    _ Transferidor;
    _ Compasso;
    _ Barbante;
    _ Lápis;
    _ Borracha:
    _ Lápis de cor;


    Métodos:
    1º) Separar os alunos em grupos com 4 alunos.
    2º) Cada grupo deverá construir um plano cartesiano e inserir nele o círculo trigonométrico.

    3°) Identificação de quadrantes, seno, cosseno e tangente no Ciclo Trigonométrico.

    4°) Construção da tabela dos ângulos notáveis por meio de análise do Circulo Trigonométrico.



    Avaliação:
    Enquanto os alunos fazem as atividades propostas o professor circula pela sala questionando-os de forma que o pensamento produtivo torne a aula motivadora e verifica o quanto estão assimilando as informações.

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Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: