5 de nov. de 2011

HTPC- 07/11/2011- até as 24h00 de segunda - feira.Tema : Na roda da leitura.

PROBLEMÁTICA:
Por que os alunos não gostam de ler?

REFERENCIAL TEÓRICO
A leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade em que vivemos. Instrumentos esses necessários para a compreensão e a realização da comunicação do homem na sociedade contemporânea. Para tanto, é preciso repensar o processo de alfabetização, rever metodologias e enfrentar a nossa própria história aceitando os erros e o novo sem preconceitos, não abandonando os acertos e conquistas.
Segundo Gadoti ( 2000,p.36):
O alfabetizador não alfabetiza o aluno. Ele é o mediador entre o aprendiz e a escrita,  entre o sujeito e o objeto desse processo de apropriação do conhecimento. Para exercer essa mediação, o professor precisa conhecer o sujeito e o objeto de alfabetização. Essa mediação consiste em estruturar atividades que permita ao alfabetizando agir e pensar sobre a escrita e o mundo.      
Certamente que, para bem alfabetizar, o professor deve sim “conhecer o sujeito e o objeto de alfabetização”, porém, antes mesmo de conhecer cada uma dessas instâncias, acreditamos que o professor deve, a priori, conhecer-se como alfabetizador (sujeito mediador do processo de ensino-aprendizagem).
É importante ressaltar aqui que a criança possui hipóteses, idéias em relação à maneira de como se escreve, por isso, a aprendizagem deve ser vista não como um processo mecânico, por repetição ou memorização, mas sim, como processo de busca, interatividade, descobrimentos.
Então a escola, a família e a sociedade devem estar voltadas para cada conquista da criança,dando estimulo,instigando-a a romper barreiras e aprende mais.
Citando Bomtempo (2004, p.51)
A estrutura da escola, as características  dos alunos, as pressões familiares, a experiência do professor, os recursos disponíveis (um bom quadro, pinceis ou giz coloridos,bloco ortográfico),o incentivo que a criança recebe no lar e na escola são fatores que devem merecer atenção do professor.
Neste contexto a biblioteca deve ser um espaço estimulador que favoreça o contato da criança com certa quantidade e variedades de materiais: livros, jornais, revistas, gibis, e cartazes, a fim de estimularem a curiosidade a respeito da leitura e da escrita. O registro de todas as atividades passa a ser elemento de investigação cotidiana.
O domínio da leitura não só leva a ler bem como também significa a aquisição de um instrumento ligado ávida cultural do leitor. Depois dos primeiros anos de educação básica, grande parte da atividade escolar baseia-se na leitura como meio de estudo. A formação escolar subordina-se à leitura.
Para Alliende & Condemarim (1987, p.208)
Um dos fins do ensino da leitura é possibilitar o acesso às obras literárias. As obras literárias constituem um modo específico de expressão. Elas referem-se a todo tipo de realidade. Utilizando um código “poético” que as diferencia das obras lógicas, discursivas, científicas ou similares.

E as crianças, justamente por encontrar-se em preparação para o domínio da via racional dentro de seus limites, são ótimos sujeitos para compreenderem estes modos específicos, de expressão da literatura citado por Alliende & Condemarin. Nela a criança vai encontra a grande via para a compreensão do mundo ou, pelo menos, uma via muito importante.
Ainda para Alliende & Condemarin (1987.p.208):
Um erro lamentável do ensino da leitura foi a sua separação da literatura ou, pior ainda, a criação de uma pseudo-literatura infantil (imaginada infantil pelos adultos, desconhecedores da realidade das crianças), somente apta para as primeiras etapas da aprendizagem da leitura. Não nos iludimos; a criança não pode começar lendo  O Quixote nem o Fausto, mas, antes de aprender a ler, é capaz de entender a maioria das histórias fantásticas tradicionais ( A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e outras histórias, como os contos de Andersen O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio)., que tem elementos compreensíveis para elas e uma estrutura narrativa clara.
A leitura, em vez de afastar-se da literatura, deve levar a ela. É certo que há um momento de sua aprendizagem em que a criança, que é capaz de entender, por via oral, relatos longos e complexos, só vai ler textos breves e simples. Mas isto não significa que se tem que afastar a criança das obras literárias e dar-lhe somente textos chatos. Desde as primeiras etapas da leitura, a criança pode continuar em contato com a literatura que já, conhece de maneira oral e com novas formas.
É nesse momento que a Biblioteca Escolar deve privar por obedecer a um dos objetivos citados do manifesto da UNESCO/IFLA para Biblioteca Escolar (Macedo 2005) “desenvolver e manter nas crianças o hábito e prazer da leitura e da aprendizagem, bem como o uso dos recursos da biblioteca ao longo da vida”.
Citando Macedo (2005, p.174), constatamos que:
Caberá, portanto, ao bibliotecário e à sua equipe procurar mecanismos e incentivos, atividades e programas para que se formalizem hábitos de leitura espontâneos e prazerosos. Um conjunto de ações positivas nesse sentido poderá ser obtido pela parceria de programações entre bibliotecário e professor, o que reforçará ainda mais as formas gradativas de aprendizado do aluno em sala de aula.

Partindo do princípio que cada dia que passa fica mais difícil captar a atenção das crianças para a leitura, devido a inúmeras formas de interação midiáticas e virtuais, desenvolver e manter na infância, o hábito e o prazer da leitura, bem como, o uso dos recursos da biblioteca ao longo da vida, se torna uma tarefa de alta reflexão e procedimentos práticos.
Sabendo, portanto, desta dificuldade de inserção da leitura entre os alunos se faz necessário a produção de projetos especiais para que o processo de leitura e consequentemente de escrita se dêem de maneira mais prazerosa e que envolva não somente nas séries iniciais, mas sim, ao longo da vida. Lembrando Paulo Freire, “a leitura não reside tão somente na leitura de um livro, mas em ler a vida e saber do mundo”.
Para GEBARA, (2002, P.7)
Sabemos que a leitura de poesias e poemas para as crianças se transforma em uma atividade lúdico-interpretativa, tarefa nem sempre simples, pois o termo poesia geralmente é tratado com uma conotação positiva. Mas a vivência da poesia, diferentemente, não gaza de tanto prestígio.
Assim, este projeto pretende ir ao encontro das necessidades das crianças na conquista da leitura.
A criança irá apreciar, se deliciar e se surpreender com estas atividades, percebendo que a leitura e a arte abrem caminhos para a conscientização dobre fatos atuais e de todos os tempos. E que ainda mais, a leitura faz parte da bagagem necessária para escrever bem, comunicar-e bem, viver bem.
A intenção doprojeto foi desenvolver além da criatividade, o senso crítico dos alunos com os seguintes objetivos;
1 - Despertar no aluno as questões: Onde? O quê? Como? E  por que ler?
2 - Fazer da Leitura um hábito de lazer e conhecimentos:
3 - Produzir textos a partir da leitura.

OBJETIVO GERAL
Despertar na criança a consciência de que ler é importante e fundamental na vida das pessoas. Levar o aluno a tomar gosto pela leitura e produção de textos de diversos tipos e gêneros, e, conseqüentemente a exposição oral de suas idéias, conhecendo as situações em que cada tipo ou gênero o texto se encontra. Pois tudo o que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende dela para se manter e se desenvolver.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Formar a consciência dos alunos em relação a importância da leitura.
- Identificar o porquê os alunos não gostam de ler.
- Levar o aluno a gostar da leitura através de textos que venham de encontro aos seus  interesses.
- Construir releituras dos textos literários.
- Ampliar as possibilidades de interpretação de textos.
- Motivar o aluno a participar de grupos de leitura

JUSTIFICATIVA
Ao longo do ano, percebemos que a principal dificuldade de aprendizagem apresentada pelos nossos alunos do Terceiro Ciclo do Ensino Fundamental do período matutino e vespertino está concentrada na questão da leitura e na falta de compreensão daquilo que se lê. Mediante ainda da dificuldade que os alunos apresentam em relação à produção de texto com coerência, coesão, organização, pontuação e ortografia correta é necessário que pensemos em uma maneira de tornar estas aulas mais agradáveis e motivadoras, aproveitando sempre o que o aluno traz de sua vivência de mundo,incentivando-o  assim a ler e escrever com mais prazer.

 METODOLOGIA
O mesmo será desenvolvido com a identificação do por que os alunos não gostarem de ler e logo após trabalhar através de textos e dramatizações a importância da leitura. O aluno participará diretamente do projeto através da escolha dos livros a serem lidos. Os alunos construirão uma releitura do texto lido, em forma de desenho, música, peças de dramatização, quadrinhos ou outra linguagem que escolham para expressar suas impressões sobre o texto.

ESTRATÉGIAS
-Apresentação e explicação do projeto de leitura e interpretação para os alunos;
- Solicitas textos aos alunos;
- Formar grupos de alunos para elaboração dos textos;
 -Elaboração dos Textos pelos alunos;
-Correção e reestruturação dos textos;
- Leitura dos textos elaborados pelos alunos
- Exposição dos textos na sala de aula
- Exposição dos textos na biblioteca da escola.

CONTEÚDO
A importância da leitura na vida do ser humano. Produção textual, leituras diversas, literárias e não literárias, científicas, desenhos, músicas, gibis, poesias.
CRONOGRAMA

MESES
ABRIL
MAIO
JUNHO
Apresentação e explicação do tema (sensibilização)

13


Seleção dos textos com os alunos
18


Formação dos grupos e distribuição dos temas

21


Elaboração dos textos pelos alunos

25 28 
02 04  09 
16 18

Leitura e correção dos textos

23 25 30

Exposição dos trabalhos em sala


04
Exposição dos trabalhos na biblioteca da escola


12
AVALIAÇÃO
Participação e cooperação de todos os envolvidos, e o desempenho demonstrado nas produções dos textos escritos e a apresentação dos mesmos.

CONCLUSÃO

Acreditamos que os alunos terão maior prazer na realização da leitura, desenvolverão outras formas de expressão além da escrita (como a oralidade, expressão corporal) e aprenderão a se organizar e a trabalhar em grupo.
Os alunos serão estimulados a desenvolver sua capacidade de leitura de modo a superar suas dificuldades, tendo como meta final que todos consigam compreender o quer lêem.
Esperamos que os resultados apareçam em todas as atividades propostas pelos professores em suas disciplinas regulares e que tenhamos alunos motivados, confiantes e seguros na tarefa de aprender.

Professores, proponho esta atividade  para o ano de 2012, ela poderá ser desenvolvida através da  interdisciplinaridade.

 1- Sugestões do produto final a partir da realização do projeto.
 2- Sugestões para transformarmos a biblioteca em Sala de leitura.

PC Mara

10 comentários:

  1. 1- Devemos sempre aproveitar o "gancho" que a tecnologia nos oferece para aproximar os nossos alunos do universo da leitura e da produção de textos. Uma boa sugestão seria publicar o produto final dos textos elaborados na aula de português em uma página da internet; em que eles mesmos digitassem e postassem, utilizando as aulas e as orientações do professor de informática.
    2- O nosso público alvo são adolescentes, portanto, precisamos deixar a biblioteca mais com a "cara" deles; com espaços mais aconchegantes em que eles possam sentar e deitar, ou seja, se acomodar da melhor maneira possível para se concentrarem na leitura. Para tanto, faz-se necessário trocar o mobiliário para algo mais colorido e que eles tenham a possibilidade de até se deitarem, caso queiram; também podemos utilizar tapetes, almofadas, etc; obviamente, ao trocarmos o mobiliário a disposição das prateleiras com os livros deverá ser mudada também para que o espaço da leitura seja maior. Enfim, com todas essas mudanças, acredito que a adesão dos alunos às aulas de leitura será maior.

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  2. Um modo bem criativo, seria, fazer um projeto com a finalidade de despertar o hábito da leitura e também estimular a interação com a história do livro, através das fichas de leituras existentes em cada obra. Estas fichas são questionários e atividades propostas pela editora que imprimiu o livro e faz com que o leitor preste mais atenção à história.
    Cada aluno escolhe a obra que quer ler durante a semana e desenvolve individualmente as atividades propostas na ficha de leitura, em seu caderno de produção de texto.

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  3. Ótima idéia, a BIBLIOTECA é o coração da escola. E todos nós devemos cuidar dela, principalmente desfrutar de tudo que ela possa nos oferecer. Na área da Matemática dificilmente se ouve dizer que alguém esteja lendo um livro de matemática. E isto é um dado muito triste, a Matemática já sofre preconceito só pelo seu título. Utilizando os recursos disponíveis na biblioteca nós professores de Matemática poderíamos formar projetos na escola que inseriam os recursos indicados pelos PCN, utilizando os Recursos da História da Matemática juntamente com a Tecnologia, ou seja, os computadores. Posso dar um exemplo que não necessariamente seria uma cópia, mas uma orientação do que poderíamos fazer: Edmar Henrique Rabelo (1996) escreveu um livro chamado “Textos Matemático”, este se trata de um projeto que ele coordenou para realizar sua tese de Mestrado. Neste livro ele aborda a leitura e escrita de textos Matemáticos, em uma escola de ensino fundamental. Neste projeto os docentes envolvidos, participavam semanalmente de reuniões onde discutiam caminhos para encaminhar o projeto e buscavam fundamentação teórica para amparar os passos que pretendiam seguir na realização do mesmo. No projeto era desenvolvida a leitura e a interpretação de textos matemáticos, este processo tinha por objetivo fazer com que os alunos identificassem signos e símbolos matemáticos como também explorar a resolução de problemas que comumente estavam presentes nestes textos. O projeto se deu por quatro anos, durante todo ano além do que já se fazia no projeto os alunos eram orientados pelo professor a escrever seus próprios textos. No final de cada ano as turmas participantes após orientações técnicas dadas por uma Editora de como produzir um livro, produziram seus próprios livros que hoje se encontram no acervo da biblioteca da escola. Minha sugestão para o próximo ano e que nós professores de Português e Matemática nos juntasse e trabalhasse juntos na formação e desenvolvimento de um projeto parecido como este, pois, não é possível desenvolver a matemática sem o amparo da língua portuguesa. E se quando bem desenvolvido e bem compreendido tem tudo para dar certo.

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  4. Laura Marcondes.
    Devemos ter sempre o habito de levar os alunos a Biblioteca , para que o seu contato com os livros nao seja restrito .Pois os pequeos precisam conhecer outros gêneros literários.A roda de leitura é fundamental para que os alunos possam compartilhar com os demais a sua preferencia em determinado gênero literário.
    Aproveitando ao comentário da Prof Luciana em relação de deixarmos a biblioteca com a cara do aluno é bem legal, acredito que sendo assim eles terão mais gosto em frequenta la.
    O produto final sugiro que seja , escolher um mês e faze lo , o mês literário, com sarau produzido pelos alunos.

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  5. Luiza disse...

    A bibliotéca tem que ser um espaço adequado e educativo e estar integrado á visão de ensino e aprendizagem das escolas.Para que essa integração se realize é necessário atrair as crianças e jovens para seus espaços, devendo oferecer uma programação diversificada,atendê-los com qualidade,além de salas confortáveis,coloridas,bem iluminadas e limpas é preciso ter acervos e programação específicos para esse público,como gibis,quadrinhos,DVDS e livros infato-juvenis.Tambem exibições de filmes e seções de contação de histórias, que atraem os jovens.
    Facilitar o contato com os livros,nenhum obstáculo deve existir entre os livros e o público.É importante também ter profissional capacitados para melhor atender o público,estar presente para auxiliar e não dificultar o acesso aos livros.A pessoa que faz a mediação entre leitor e livro precisa ser leitora também, para saber atrair o público.
    Utilizar a bibliotéca não apenas como a sua função social de formadora de leitores,mas também como um lugar para promover ação cultural,realizando atividades culturais como: teatro de fantoches,oficina de arte,musicalização,sarau e poesia,produção literária,a hora do conto.apresentação e discussão de videos,etc.

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  6. Luciene Lavezzo07/11/2011, 21:32

    Concordo plenamente que a biblioteca precisa tornar-se um lugar atrativo , em todos os sentidos, nas questões de espaço físico e mobiliários . Mas o fundamental são os livros, pois num projeto interdisciplinar é ótimo pensar também em diferentes temas, mesmo sendo o matemático como a professora Priscila relatou ...

    Todas as áreas constroem conhecimento .

    O Jovem/criança precisa ter o poder de escolher sua literatura, quando buscando por seus interesses literários haverá , certamente, maior interesse em todos os contextos escolares.

    È buscando essa nova realidade que teremos muitos leitores em nossa escola , eles poderão se tornar multiplicadores do ato de ler e compreender

    Penso que a biblioteca tem que ser um lugar tranqüilo , aconchegante e prazerosos

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  7. Procuro sempre incentivar os alunos o hábito da leitura, com conversas, contando histórias e outros meios. Mostro a eles que tudo que se pode ler e interpretar ajuda-nos a crescer e entender o mundo em que vivemos. E que quando se tem o hábito de ler entendemos melhor o mundo e solucionamos nossos problemas de uma forma mais rápida e eficaz. Quem muito lê tem mais facilidade em aprender e também de escrever e se fazer entender. Vale todo tipo de leitura: gibis, revistas, livros, jornais, instruções de uso de aparelhos eletrônicos, bulas de remédios, receitas médicas, receitas de culinária etc...
    Incentivo também os alunos a frequentarem a biblioteca, não só da escola, mas também a biblioteca pública.

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  8. Para que a biblioteca possa exercer uma função dinâmica na vida escolar e tornar-se o verdadeiro centro de estudos, pesquisa e lazer, alguns elementos são essenciais.
    Devemos propiciar um ambiente de leitura agradável para o convívio com os livros e demais suportes de leitura e diversidade de linguagens, Para tanto precisamos ter neste espaço : almofadas, cadeiras confortáveis ,cestos com revistas e jornais,baús com gibis e livros,quadros,cartazes com citações e frases de incentivo à leitura, espaço colorido,estante ou prateleira com novidades e computadores interligados a internet para complementar o acervo de pesquisas. É preciso criar um ambiente adequado para ler ou ouvir com prazer uma boa história, discutir idéias e trocar experiências.
    O sucesso da biblioteca na escola vai estar ligado ao pessoal que nela atua, o bibliotecário é o elemento de ligação sala de aula e biblioteca e várias qualidades lhe são exigidas: vocação, dedicação, responsabilidade, competência, e boa saúde. O professor e o bibliotecário poderiam juntos, planejar as atividades que vão ser desenvolvidas pelos alunos para disseminar a informação atualizada, útil, adequada e oportuna.
    A biblioteca precisa estar sempre aberta, pulsante e com novidades. Para isso, é preciso que pessoas fiquem encarregadas de manter a biblioteca aberta praticamente todo o tempo de atividades da escola.E que os livros possam ser emprestados aos alunos e professores.

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  9. Diretora Vilma disse:
    Realmente a biblioteca é um espaço rico dentro da escola, e tem muito a contribuir com a Hora da Leitura, Produção, Leitura de Textos e Lingua Portuguesa.O ambiente deve ser propicio para as atividades destas e de outras disciplinas.
    Com isso a escola a só tem a ganhar.

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  10. Professores! Adorei as contribuições, para o ano que vem iremos pensar em mudar o ambiente da biblioteca. Contamos com vocês com idéias inovadoras.

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