19 de nov. de 2011

HTPC- 07/11/2011- até as 24h00 de segunda - feira - Estudo errado de Gabriel Pensador. A partir do vídeo, monte uma sequência didática(situação de aprendizagem) para alunos de 8ª série.



10 comentários:

  1. Objetivos
    - Desenvolver atitudes e hábitos saudáveis de prática da atividade física, evitando lesões e riscos à saúde.
    - Compreender as diferenças conceituais entre dor e fadiga.
    - Identificar práticas corporais adequadas à faixa etária e ao nível de condicionamento físico.
    - Conhecer métodos e procedimentos preventivos que ajudam a evitar a dor e a lesão na prática de atividades físicas.

    Conteúdos
    - Dor e fadiga.
    - Alongamento.
    - Nutrição para o esporte.

    Anos
    8º e 9º.

    Tempo estimado
    12 aulas.

    Desenvolvimento

    1ª etapa:

    Iniciar a sequência apresentando à classe a proposta de debater o que é necessário para uma atividade física saudável e os problemas que ocorrem quando os limites do corpo não são respeitados. Numa roda de conversa, mapeie os conhecimentos da turma: como funciona o nosso corpo quando praticamos exercício físico? Quais as consequências de praticar exercício em excesso? Qual a diferença entre dor e fadiga? Alguém já sentiu dores ou teve lesões durante ou depois das práticas corporais? Quais os principais agentes externos que causam dores e lesões durante a atividade física (calçados inadequados, sobrecarga de treino, postura etc.)? Como prevenir-se contra dores e lesões? Prossiga perguntando sobre quais esportes, jogos, ginásticas e danças a turma pratica, sugerindo uma classificação no quadro de acordo com os seguintes critérios: práticas mais indicadas para a faixa etária da classe, as que causam menos lesões e as que são possíveis de praticar na escola.

    2ª etapa:

    Dividir a classe em grupos e peça que cada um deles selecione uma das práticas listadas no quadro durante a etapa anterior. A intenção é que preparem seminários sobre como prevenir dores e lesões na modalidade escolhida. Os trabalhos devem ter duas partes. A primeira, teórica, procurará responder às seguintes questões: qual é a prática? Onde realizá-la? Quem pode praticá-la? Quais os cuidados do praticante? Para que empreendam a busca pelas respostas, indique pesquisas em sites e revistas que abordam o assunto, como Boa Forma, Men's Health, Women's Health e Runner's World, e livros específicos sobre saúde e atividade física - uma indicação é O "Mito" da Atividade Física e Saúde, de Yara Maria de Carvalho. A segunda parte será composta de relatos de vivências das práticas na escola. Para garantir a segurança dos participantes, oriente uma rotina de procedimentos de aquecimento, relaxamento e monitoramento que ajudem a controlar a qualidade da atividade e a prevenir lesões.

    3ª etapa:

    Planejar um evento que possa disseminar para a comunidade escolar os conhecimentos adquiridos no projeto. Algumas sugestões são produzir folders explicativos sobre o tema para outras turmas, realizar vivências com funcionários ou, ainda, organizar palestras com profissionais da área de saúde para ampliar o que se sabe sobre o assunto.

    Avaliação:

    Com base na observação das vivências, das pesquisas, do seminário e do evento escolhido, verificar se os alunos registraram os conhecimentos mais importantes sobre o tema e se os incorporaram à rotina das práticas corporais. Avaliar, sobretudo, se eles demonstram cuidado com a postura, com a vestimenta (especialmente no que diz respeito aos calçados) e com procedimentos como aquecimento e alongamento.

    ResponderExcluir
  2. A musica apresenta uma situação onde o aluno não aprende de forma concreta e contextualizada, o aluno percebe que o conteúdo apresentado pelo professor não tem relação com a realidade, isso causa desinteresse e morosidade nos alunos, é claro também que muitas vezes a aprendizagem é propedêutica, onde os alunos poderão ver suas aplicabilidades no futuro, nesse caso o professor deve trabalhar de forma abstrata e focando uma aprendizagem futura.
    Uma boa situação de aprendizagem para as oitavas series são as demonstrações do teorema de Tales, aplicadas em sobras, ou ja a velha conhecida demostração do rio.
    Primeiramente os alunos devem ser indagados pela situação que ali apresenta o teorema de Tales, logo em seguida é levantado um desafio, onde os alunos devem de forma lúdica desenvolver o teorema de Tales. O professor deve apenas ser um orientador, ajudando o aluno no norteamento e desenvolvimento de matemática para a solução do problema.

    Uma boa situação onde podem ser abordado o tema é nessa imagem:
    http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo_legenda/603f774628762e3d6d1702b3663c7b4c.jpg
    Nessa imagem é possível compreender e analisar varios conteudos matematicos.

    Ezequiel Dionisio

    ResponderExcluir
  3. Vídeo : Ensinando Errado- Gabriel Pensador
    Uma aula elaborada com música torna- se bem interessante, pois os alunos prendem mais a atenção no conteúdo que será passado, pois o rap é bem característico da idade deles.
    • Primeiramente farei a apresentação do vídeo Ensinado Errado- Gabriel Pensador.
    • Em seguida apresentarei outro vídeo Professor Educador –Júlio Machado.
    • Após assistirem aos dois vídeos, entregarei cópias da letra da música para que possa ser feito uma análise estrutural da sua composição.
    • Em seguida pedirei aos alunos que façam uma relação entre os dois textos, trabalhando- se a intertextualidade.
    • Ao terminarem essa etapa, faremos um debate sobre o assunto abordado nos dois vídeos, deixando os livres para se expressarem.
    • Finalizando os alunos deverão criar uma paródia da música Ensinando Errado.



    Alessandra disse:

    ResponderExcluir
  4. Video: Esse video é bem interassante para trabalhar com os alunos , de acordo com seus gostos ou seja podemos em algumas vezes fugir dos conteudos e trabalhar diferenciado.
    Primeiro apresentados aos alunos a letra da música, apenas a letra, depois coloca a música para tocar.
    2 Iremos trabalhar com debates , onde cada qual irá expor o que entendeu da música.
    3 Junto com outras disciplina os alunos poderão fazer uma nova versão para a música.
    4 Poderá também haver um festival de rap , onde os alunos podem fazer uma parodia.
    Laura Marcondes

    ResponderExcluir
  5. O trabalho com metodologias diferenciadas torna as aulas mais divertidas e dinâmicas, comparado as aulas tradicionais. Trabalhar com música principalmente na disciplina de Matemática possibilita que o aluno, possa memorizar certas propriedades que o auxiliará por diversas vezes em suas atividades, como também em concursos, vestibular, Enem entre outros.
    Atividade
    1) Aula (01): Trabalhar com Vídeos Matemáticos, que possibilitem os alunos a Memorização de conteúdos.
    2) Aula (02): Pedir que os alunos, copiem a letra da música e pesquisem se o que a letra está dizendo se relaciona, ou seja, se confirma com a propriedade do conteúdo abordado.
    Enfim trabalhar com estes recursos possibilita que os alunos se interesse pelas aulas trabalhando para desenvolver o tema proposto, como também por meio da Memorização e da pesquisa adquiriam conhecimentos que levarão pelo resto de suas vidas.

    ResponderExcluir
  6. Mauricio Húngaro21/11/2011, 22:36

    A música do Gabriel, o Pensador, tem como função ressaltar a situação educacional do nosso país, nos levando à reflexão acerca do método tradicional de ensino, no qual o aluno aceita as informações repassadas, acomodando-se diante de tal situação e obedecendo às normas estabelecidas pela escola, ou seja, o aluno tem o papel de memorizar os conteúdos transmitidos, sem possibilidade de questioná-los, configurando-se a educação bancária. Percebe-se, portanto, que não há preocupação com a aprendizagem significativa, prevalecendo aulas expositivas, descontextualizadas, repassadas de forma fragmentada, baseadas apenas nos livros didáticos, tornando-se inúteis, pouco interessantes e sem significado para os alunos.

    Dessa forma, os alunos são levados à decoreba dos conteúdos para conseguirem uma nota boa na escola e uma recompensa em casa, embora esqueçam depois de algum tempo tudo o que estudaram, tendo em vista que a aprendizagem de fato não ocorreu.

    ResponderExcluir
  7. Luciene Lavezzo21/11/2011, 23:00

    Primeiramente fazer um levantamento prévio, se eles conhecem o vídeo e se gostam do cantor .

    Depois passar este vídeo, fazer uma análise com os alunos , abordando os pontos positivos e negativos, enfocando a mensagem que o cantor quer transmitir.

    Após essa análise , pedir para que o aluno faça um relatório sobre o vídeo, pedindo que ele aborde em seu relatório o que mais chamou atenção .

    Após o professor ler os relatórios fazer uma troca entre eles para que possam observar os enfoques que cada um elaborou

    Posteriormente o professor pode fazer a avaliação desde o momento que estão assistindo o vídeo à analise do relatório .

    Assim fecha-se uma seqüência didática

    ResponderExcluir
  8. O vídeo do Gabriel Pensador, "Ensinando Errado" é bem interessante para ser trabalhado com os alunos pois é um tipo de música que eles apreciam.
    Começaria a aula colocando o título da música e o nome do autor e convidaria os alunos para um debate a respeito da mesma. Primeiramente perguntaria se já conhecem esta música e o que acham que ela tem para dizer para eles a respeito de aprendizagem e conhecimento. Depois então passaria o vídeo para assistirem e, se quiserem cantar junto com este.
    Finalizaria pedindo a eles que escrevessem um comentário sobre a letra da música falando do seu ponto de vista se concordam com o que a letra diz ,ou se discordam e por que?
    Seria novamente aberto um debate para que os alunos pudessem expor suas opiniões e defende-la.

    ResponderExcluir
  9. Luciana Crespan22/11/2011, 06:08

    Trabalhar com vídeos é uma ótima estratégia didática, sendo este ainda um vídeos que eles gostam do estilo musical melhor ainda. Eu trabalharia da seguinte forma: faria um levantamento prévio dos conteúdos necessários como forma de ferramentas para os conhecimentos futuros; no segundo momento faria um estudo sobre o o cantor (faria até uma pesquisa das tres músicas mais apreciadas) fecharia com a momtagem de tabelas e gráficos; em seguido trabalharia o vídeo citado e seu conteúdo propriamente dito. Finalizaria pedindo a eles que escrevessem um comentário sobre a letra da música falando do seu ponto de vista se concordam com o que a letra diz ,ou se discordam e por que? Uma forma de expor suas ideias seus pensamentos é muito importante para dar continuidade no processo da construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  10. Este vídeo nos mostra que o ensino é igual a letra da música.
    1- Os alunos assistiriam o vídeo
    2- O professor distribuiria cópias com a letra da música.
    3- A mesma seria lida e analisada, não só a norma culta como a linguagem coloquial usada pelo autor.
    4- Logo após seria feito um debate sobre o entendimentoda letra da música e da analogia feita ao ensino atual no país.
    5- Solicitaria aos alunos que pesquisassem outros autores e outras músicas que falam do mesmo assunto.
    6- Em outra aula socializariam a pesquisa e fecharíamos a aula com paródias referentes a atual crise no ensino.

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: