27 de nov. de 2011

HTPC- 28/11/2011- até as 24h00 de segunda - feira.Reflexão

Estamos chegando ao final do ano Letivo. Dias 29 e 30 será aplicado o Saresp.
Refletindo:
1- Professores das Oficinas:
Relatem uma experiência que deu certo neste ano, e defendam a sua oficina. 
Por quê a mesma deve permanecer  a partir do ano que vem?
2- Demais professores:
Relatem experiências que deu certo neste ano, estratégias utilizadas com os alunos:
a) com defasagem de aprendizagem
b) com problemas comportamentais

13 comentários:

  1. Foi produtivo a estratégia de vídeo aulas, após passar o vídeo, expliquei a matéria do meu jeito, os alunos assimilaram melhor.
    1- Em relação aos alunos com defazagem,reunu-os em grupo e peço para os alunos que sabem mais ajudarem os colegas. FUNCIONA!
    2- Já em relação aos indisciplinados, tento mostrar a ele através de conversas o tempo que estão perdendo na escola. E o desrespeito é com os pais deles e com os colegas, não a mim. Em muitos casos dá certo.

    ResponderExcluir
  2. a)Os trabalhos em grupo ajudam e ajudaram muito os alunos com defasagem de aprendizagem ao longo do ano letivo nas aulas de português; em todas as séries.
    b)Busquei conversar com esses alunos, mas conversas que não tinham muito "a ver" com a aulas; assuntos que interessam a eles nessa faixa de idade (relações amorosas, filmes, internet) pedi até dicas de como navegar melhor; essa estratégia fez com que eles enxergassem em mim muito mais do que uma professora que está lá para cobrar e me vissem como uma amiga que está na melhor posição para ajudá-los, em tudo, principalmente, em melhorar o aprendizado de L.P.

    ResponderExcluir
  3. Algumas experiências que deram certo neste ano, em estratégias utilizadas com os alunos foram:

    Como defasagem de aprendizagem se torna maior quando trabalhamos somente aulas expositivas, foi proposta aos alunos uma atividade experimental lúdica onde eles puderam provar experimentalmente algumas propriedades da Trigonometria, construindo por meio do Círculo de Hiparco, relações métricas que os possibilitaram a construção de uma relação entre as medidas métricas e os Ângulos Notáveis.
    Esta aplicação dos conteúdos onde os alunos puderam provar experimentalmente algumas propriedades Trigonométricas tornou as aulas mais interessantes. Para o desenvolvimento desta aula a classe foi dividida em grupos de alunos. Para que eu conseguisse demonstrar todas as propriedades e não tivesse interferência negativa de alguns alunos com problemas comportamentais, pedi para que estes formassem um grupo, e eles trabalharam ativamente na demonstração e construção deste trabalho em conjunto comigo na demonstração do que os outros alunos deveriam fazer. Este procedimento utilizado possibilitou que estes alunos prestassem atenção em todo processo utilizado e conseguisse entender algumas relações e propriedades, o que possibilitou o desenvolvimento deles. Posteriormente após a aplicação deste trabalho alguns desses alunos orientaram alguns colegas da classe que não conseguiram entender alguns passos dados. Esta aula foi bastante interessante e eles pediram para repetir mais vezes. Chegando ao final do 4º Bimestre os 1ºs anos estão trabalhando com Polígonos, já foram definidas algumas propriedades como medidas de ângulo interno e externo, número de diagonais entre outros. Como proposta experimental para trabalhar estes conteúdos será proposta agora no início de Dezembro uma atividade no Laboratório de Informática onde por meio de um Software Educativo LOGO, eles construirão Polígonos Regulares, utilizando as propriedades fundamentadas em sala de aula.
    Espero que seja bem divertido!

    ResponderExcluir
  4. Oficina de Hora da Leitura
    Uma atividade muito produtiva neste ano de 2011, foi trabalhar com a leitura livre nas sétimas e oitavas séries.
    Ao contrário de que muitas pessoas pensam e até dizem que a leitura livre e´uma atividade sem direcionamento, posso afirmar que é uma forma de deixar o aluno ser protagonista da sua história como leitor, pois assim acabamos com aquela idéia de que devemos ler tal livro escolhido pelo professor pois em seguida será cobrado através de uma avaliação.
    Fiquei muito contente com o resultado do Projeto Game Superação, pois é muito gratificante ver alunos que tinham verdadeiro pavor em relação a um livro e hoje já conseguem fazer algumas leituras ( revistas, jornais e até o próprio livro).
    Nas quintas e sextas séries, trabalhei muito com leitura de livros , textos variados e descobri uma atividade que os alunos adoram desenvolverem, que é a reprodução em desenhos após a leitura.
    Obtive grandes resultados e trabalhos riquíssimos.
    A Oficina de Hora da deve continuar , devido a importância da leitura em nossas vidas.
    Precisamos formar alunos leitores, para que possam expressar- se de uma maneira crítica .
    E além de tudo, quem lê , terá facilidade para escrever sobre qualquer assunto proposto.

    ResponderExcluir
  5. Mauricio Húngaro28/11/2011, 01:42

    Bem eu não tive muito tempo com eles este ano, praticamente o último bimestre, dei o conteúdo programado e procurei orientá-los ao máximo no sentido que amadureçam, devido a faixa etária deles, uma 7ª série, a maioria são muito imaturos, falei da necessidade de criarem o hábito de estudarem em casa. Também me preocupei em orientá-los, no sentido de mudarem seus hábitos alimentares, citando os inumeros alimentos que eles fazem uso diário e que tanto os prejudicam, tornando-os obesos e alertando-os das possiveis doenças que poderão acometê-los no futuro. Falei do sedentárismo que acomete o mundo moderno.
    Em linhas gerais, foram estes os assuntos aos quais eu procurei trabalhar.
    Costumo orientá-los que: A nossa vida é como uma fatura de cartão de crédito, no final do mês, (de nossa vida) ela nos é apresentada.

    ResponderExcluir
  6. Os trabalhos em grupos deu bons resultados para aqueles que estavam defasados. Também o estímulo e o elogio por tudo que foi realizado, ajudou muito.
    Quanto aos alunos com problemas comportamentais procurei fazê-los participarem mais dando-lhes tarefas que lhes mostrassem a importância de suas atuações. Em muitos casos deram resultados.

    ResponderExcluir
  7. Bom com as turma de leitura acredito que deram bons resultado, espero ter contribuido para a formação de novos leitores criticos e conscientes.
    Com as turmas de Portugues tambem acredito que os trabalhos em grupos , nos possibilitaram um otimo rendimento pois alguns carragavam uma defasagem , e agora já posso senti los mais encorajados para encararem as suas dificuldades. Portanto eu como educadora mais uma vez espero ter contribuido para a formaçõa dos dos nossos alunos.
    Embora deparei com alunos com problemas de comportamentos que na verdade é uma maneira de chamar a atençao.

    ResponderExcluir
  8. Laura Marcondes.
    Anônimo disse...
    Bom com as turma de leitura acredito que deram bons resultado, espero ter contribuido para a formação de novos leitores criticos e conscientes.
    Com as turmas de Portugues tambem acredito que os trabalhos em grupos , nos possibilitaram um otimo rendimento pois alguns carragavam uma defasagem , e agora já posso senti los mais encorajados para encararem as suas dificuldades. Portanto eu como educadora mais uma vez espero ter contribuido para a formaçõa dos dos nossos alunos.
    Embora deparei com alunos com problemas de comportamentos que na verdade é uma maneira de chamar a atençao.

    ResponderExcluir
  9. Luciene Lavezzo28/11/2011, 20:40

    Com trabalho em dupla , observei que houve uma somatória e ao mesmo tempo, troca de informações entre os alunos , acredito ter havido uma melhor aprendizagem, principalmente quando os agrupamos com diferentes estágios de aprendizagem .

    A respeito dos problemas comportamentais , são reflexos de uma sociedade que esta perdendo seus valores fundamentais , como o respeito próprio.

    Tentei mostrar-lhes que só através do respeito e de boas atitudes é que se formam pessoal melhores e mais justa para a vida

    ResponderExcluir
  10. Uma das experiências que deu certo neste ano na oficina de Informática foi o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares, onde os alunos dos 8º e 9ºanos desenvolveram de forma lúdica e criativa ,diversos trabalhos para a professora de Ciências por meio do Aplicativo Power Point e a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na escola , favorecendo o ambiente de aprendizagem.
    A Oficina de Informática Educacional deve permanecer dentro da escola de tempo integral , pois tem a intenção de potencializar , aos participantes deste projeto , o acesso às diversas tecnologias e articular o uso do computador com os demais recursos disponível na escola e nas diversas áreas do conhecimento . E possibilitar que o aluno seja capaz de utilizar as tecnologias de informação e comunicação da forma mais adequada à realização de suas ações como estudante e cidadão.

    ResponderExcluir
  11. Professor Ezequiel Dionisio

    Na oficinas de esperiências matematica, o que deu muito certo foi as experimentações com conteúdos logicos, os alunos se envolveram, desde a quinta a oitava serie, o desenvolvimento da logica e raciocinio se faz muito importante nessa oficina, onde é demostrado a importância da leitura e interpretação, sempre buscando o ludico, uma outra experiencia que deu muito certo foi a resolução de problemas, este evolvendo problemas do SARESP e Olimpiada de matematica, os alunos foram incentivados a um desafio, o envolvimento foi muito bom.
    Com certeza a matemática é um meio de buscar o raciocinio e a logica, a interpretação sempre se faz muito importante e isso é a grande busca do professor, acredito que os alunos tiveram uma boa experiencia em experiencias matematicas.

    ResponderExcluir
  12. As ofícinas de atividades artísticas não pode ser considerada como qualquer disciplina, ela juntamente com a disciplina de arte, vem a aguçar a visão do aluno, desenvolvendo a parte critica, emocial e sensitiva na forma de ver o mundo. Ela não trabalha somente o desenho, apesar de que, o desenho é a fase inicial da aprendizagem da criança, vindo os até formar a sua personalidade.
    Muitas atividades foram desenvolvidas desde 2008 até hoje. Trabalhamos com valores, interações, respeito com os colegas, trabalhos em grupos, vindo a refletir nas outras disciplinas. Hoje eles desenham, pintam e são críticos, devido as orientações que foram passadas em Arte e Atividades Artisticas, orientando e mostrando que o ser humano não é uma ilha, ele vive em comunidade, ser cidadão é respeitar o próximo, aceitando suas diferentes.
    Se a disciplina permanecer em 2012, o professor precisa ter perfil e competência para dar continuidade no processo. Eu não troco os meus alunos do Olimpio Catão por outra Escola, são jovens amáveis, competentes e respeitosos.

    ResponderExcluir
  13. Uma das experiências que deu certo nesse ano de 2011 dentro da oficina de Atividades Esportivas e Motoras foram as aulas de dança, que através da sistematização do conteúdo conseguimos uma belíssima apresentação no período de carnaval, a qual chamamos de “Olimpio Catão na Folia”, envolvendo principalmente o conhecimento rítmico e corporal, onde os alunos puderam aperfeiçoar o saber socializado durante o evento.
    Através das atividades sistematizadas da Oficina pude observar as manifestações de diversas habilidades e competências gerais do conhecimento que possibilitaram ler e agir no mundo a partir da especificidade da Educação Física.
    A sistematização das atividades foi manifestada em diferentes linguagens, como a motora, a corporal expressiva, a oral, a escrita, de formas isoladas ou combinadas entre si. Esses registros configuraram parte importante da situação de avaliação do aprendizado.
    Nas Atividades Esportivas e Motoras os alunos encontram a possibilidade de criar o hábito de um estilo de vida ativa, em espaço apropriado, com orientação adequada e respeito ao domínio motor, seguindo as características individuais e formas de interação com os colegas de sala, com o professor e com o meio ambiente, proporcionando atenção, disciplina e respeito ao próximo.

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: