13 de set. de 2012

ATPC - 13/09

Atividades:

Estabeleça diferenças e semelhanças em relação ao pensamento  dos autores acima:

  • Aprendizagem
  • Desenvolvimento
Aguardo as contribuições.
PC Mara 

5 comentários:

  1. Diferenças e semelhanças

    As diferenças entre Piaget e Vygotsky parecem ser muitas, mas eles partilham de pontos de vista semelhantes.
    Ambos entenderam o conhecimento como adaptação e como construção individual e concordaram que a aprendizagem e o desenvolvimento são auto-regulados.
    Discordaram quanto ao processo de construção, ambos viram o desenvolvimento e aprendizagem da criança como participativa, não ocorrendo de maneira automática.
    Estavam preocupados com o desenvolvimento intelectual, porém cada um começou e perseguiu por diferentes questões e problemas.
    Enquanto Piaget estava interessado em como o conhecimento é construído, e com isso, a teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky estava interessado na questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.

    ResponderExcluir
  2. Profª Maria Luiza

    Discordância e Concordância entre Vygotsky e Piaget
    Vygotsky e Piaget estavam preocupados com o desenvolvimento intelectual, porém cada um começou e perseguiu por diferentes questões e problemas.
    Piaget estava interessado em como o conhecimento é adquirido ou construído, onde a teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky estava preocupado com a questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.
    A teoria de Vygotsky é uma teoria de transmissão do conhecimento da cultura para a criança, os indivíduos interagem com agentes sociais mais lecionados, como professores e colegas. As crianças constroem e internalizam o conhecimento que esses seres instruídos possuem. Enquanto que Piaget, não acreditava que a transmissão direta desse tipo fosse viável.
    Para ele as crianças adquirem uma forma própria de se desenvolver no social, mediante a construção pessoal desse conhecimento. Piaget aprovou a construção individual como singular e diferente, embora comumente ligada e próxima daquela da cultura, com isso a criança tem a chance de errar e construir. Vai ocorrendo períodos de desequilibração para uma nova sustentação de bases.
    Sabemos que muitos indivíduos estão estacionados em algumas etapas de desenvolvimento e isso é refletido no dia-a dia, com um jeito particular de pensar.

    As teorias de aprendizagem de Skinner e Vygotsky e suas
    contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Assim, fez-se necessário descrever o conceito de aprendizagem de Skinner e Vygotsky, apontando as suas
    implicações pedagógicas, para em seguida comparar os principais pressupostos de
    cada teoria.

    ResponderExcluir
  3. Percebo semelhança de ideias entre Skinner e Vygotsky , no sentido de que tanto desenvolvimento quanto aprendizagem se desenvolvem concomitantemente; enquanto que para Piaget a relação entre desenvolvimento e aprendizagem se dá de forma hierarquica em que primeiro vem o desenvolvimento e depois a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Jean Piaget: Ele não considera que o conhecimento seja inerante ao próprio sujeito, nem que o conhecimento provenha totalmente das observações do meio que o cerca.
    Skinner: Ele defende que as mudanças no comportamento podem ser provocadas. (estímulo-resposta)
    Vygotski:Para ele a trajetória do desenvolvimento se dá de dentro para fora.(imerso no grupo social)
    Piaget acredita que os conhecimentos são elaboradores espontaneamente pela criança, Vygotski entende que a criança já nasce num mundo social e Skinner acredita que aprendizagem deve ser ensinada numa sequência, sem pular etapas, o método tem que ser de acordo com o ritmo do aluno.

    ResponderExcluir
  5. Professores, parabéns pelas contribuições.

    Até o próximo.
    PC Mara

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: