Os objetivos na construção dessa ferramenta de aprendizado, é de produção do conhecimento, propiciando aos envolvidos diretamente com a unidade escolar, um espaço de troca de experiências e ações pedagógicas bem sucedidas, que sinalizam para a melhoria da qualidade na educação e na formação inicial do professor.Socializar as Orientações Técnicas oferecidas pelo Núcleo Pedagógico, fortalecendo a interação entre os professores.
13 de set. de 2012
ATPC - 13/09
Atividades:
Estabeleça diferenças e semelhanças em relação ao pensamento dos autores acima:
As diferenças entre Piaget e Vygotsky parecem ser muitas, mas eles partilham de pontos de vista semelhantes. Ambos entenderam o conhecimento como adaptação e como construção individual e concordaram que a aprendizagem e o desenvolvimento são auto-regulados. Discordaram quanto ao processo de construção, ambos viram o desenvolvimento e aprendizagem da criança como participativa, não ocorrendo de maneira automática. Estavam preocupados com o desenvolvimento intelectual, porém cada um começou e perseguiu por diferentes questões e problemas. Enquanto Piaget estava interessado em como o conhecimento é construído, e com isso, a teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky estava interessado na questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.
Discordância e Concordância entre Vygotsky e Piaget Vygotsky e Piaget estavam preocupados com o desenvolvimento intelectual, porém cada um começou e perseguiu por diferentes questões e problemas. Piaget estava interessado em como o conhecimento é adquirido ou construído, onde a teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky estava preocupado com a questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual. A teoria de Vygotsky é uma teoria de transmissão do conhecimento da cultura para a criança, os indivíduos interagem com agentes sociais mais lecionados, como professores e colegas. As crianças constroem e internalizam o conhecimento que esses seres instruídos possuem. Enquanto que Piaget, não acreditava que a transmissão direta desse tipo fosse viável. Para ele as crianças adquirem uma forma própria de se desenvolver no social, mediante a construção pessoal desse conhecimento. Piaget aprovou a construção individual como singular e diferente, embora comumente ligada e próxima daquela da cultura, com isso a criança tem a chance de errar e construir. Vai ocorrendo períodos de desequilibração para uma nova sustentação de bases. Sabemos que muitos indivíduos estão estacionados em algumas etapas de desenvolvimento e isso é refletido no dia-a dia, com um jeito particular de pensar.
As teorias de aprendizagem de Skinner e Vygotsky e suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Assim, fez-se necessário descrever o conceito de aprendizagem de Skinner e Vygotsky, apontando as suas implicações pedagógicas, para em seguida comparar os principais pressupostos de cada teoria.
Percebo semelhança de ideias entre Skinner e Vygotsky , no sentido de que tanto desenvolvimento quanto aprendizagem se desenvolvem concomitantemente; enquanto que para Piaget a relação entre desenvolvimento e aprendizagem se dá de forma hierarquica em que primeiro vem o desenvolvimento e depois a aprendizagem.
Jean Piaget: Ele não considera que o conhecimento seja inerante ao próprio sujeito, nem que o conhecimento provenha totalmente das observações do meio que o cerca. Skinner: Ele defende que as mudanças no comportamento podem ser provocadas. (estímulo-resposta) Vygotski:Para ele a trajetória do desenvolvimento se dá de dentro para fora.(imerso no grupo social) Piaget acredita que os conhecimentos são elaboradores espontaneamente pela criança, Vygotski entende que a criança já nasce num mundo social e Skinner acredita que aprendizagem deve ser ensinada numa sequência, sem pular etapas, o método tem que ser de acordo com o ritmo do aluno.
Diferenças e semelhanças
ResponderExcluirAs diferenças entre Piaget e Vygotsky parecem ser muitas, mas eles partilham de pontos de vista semelhantes.
Ambos entenderam o conhecimento como adaptação e como construção individual e concordaram que a aprendizagem e o desenvolvimento são auto-regulados.
Discordaram quanto ao processo de construção, ambos viram o desenvolvimento e aprendizagem da criança como participativa, não ocorrendo de maneira automática.
Estavam preocupados com o desenvolvimento intelectual, porém cada um começou e perseguiu por diferentes questões e problemas.
Enquanto Piaget estava interessado em como o conhecimento é construído, e com isso, a teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky estava interessado na questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.
Profª Maria Luiza
ResponderExcluirDiscordância e Concordância entre Vygotsky e Piaget
Vygotsky e Piaget estavam preocupados com o desenvolvimento intelectual, porém cada um começou e perseguiu por diferentes questões e problemas.
Piaget estava interessado em como o conhecimento é adquirido ou construído, onde a teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky estava preocupado com a questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.
A teoria de Vygotsky é uma teoria de transmissão do conhecimento da cultura para a criança, os indivíduos interagem com agentes sociais mais lecionados, como professores e colegas. As crianças constroem e internalizam o conhecimento que esses seres instruídos possuem. Enquanto que Piaget, não acreditava que a transmissão direta desse tipo fosse viável.
Para ele as crianças adquirem uma forma própria de se desenvolver no social, mediante a construção pessoal desse conhecimento. Piaget aprovou a construção individual como singular e diferente, embora comumente ligada e próxima daquela da cultura, com isso a criança tem a chance de errar e construir. Vai ocorrendo períodos de desequilibração para uma nova sustentação de bases.
Sabemos que muitos indivíduos estão estacionados em algumas etapas de desenvolvimento e isso é refletido no dia-a dia, com um jeito particular de pensar.
As teorias de aprendizagem de Skinner e Vygotsky e suas
contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Assim, fez-se necessário descrever o conceito de aprendizagem de Skinner e Vygotsky, apontando as suas
implicações pedagógicas, para em seguida comparar os principais pressupostos de
cada teoria.
Percebo semelhança de ideias entre Skinner e Vygotsky , no sentido de que tanto desenvolvimento quanto aprendizagem se desenvolvem concomitantemente; enquanto que para Piaget a relação entre desenvolvimento e aprendizagem se dá de forma hierarquica em que primeiro vem o desenvolvimento e depois a aprendizagem.
ResponderExcluirJean Piaget: Ele não considera que o conhecimento seja inerante ao próprio sujeito, nem que o conhecimento provenha totalmente das observações do meio que o cerca.
ResponderExcluirSkinner: Ele defende que as mudanças no comportamento podem ser provocadas. (estímulo-resposta)
Vygotski:Para ele a trajetória do desenvolvimento se dá de dentro para fora.(imerso no grupo social)
Piaget acredita que os conhecimentos são elaboradores espontaneamente pela criança, Vygotski entende que a criança já nasce num mundo social e Skinner acredita que aprendizagem deve ser ensinada numa sequência, sem pular etapas, o método tem que ser de acordo com o ritmo do aluno.
Professores, parabéns pelas contribuições.
ResponderExcluirAté o próximo.
PC Mara