20 de set. de 2012

ATPC ON LINE - 20/09/2012

http://www.youtube.com/watch?v=8XppRMTgIjQ
Após assistir o vídeo Assaltaram a Gramática reflita e responda às questões abaixo:

 Dentro dos textos escritos de acordo com o nível de aprendizagem regional, coloquial ou mesmo com problemas na alfabetização, encontramos algumas figuras de linguagem:
1- Pontuem as que você encontrou

  • a)
  • b)
  • c)
2- Elas auxiliam  ou confundem ainda mais, quem as lê?

Aguardo as contribuições.

PC Mara 

4 comentários:

  1. 1)

    a)metonímia
    b)ironia
    c)hipérbole
    2) No contexto em que as placas foram encontradas, com certeza, confundem o leitor; pois subentendemos que as pessoas a quem as informações são dirigidas tem um menor grau de escolaridade.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Profª Luciana.
    Infelizmente esta é a cultura das ruas e das estradas.
    1- Localizei as seguintes figuras:
    a) Hipérbole
    b) ironia
    c) ambiguidade
    2- Quanto a confundir com certeza,não ajuda em nada, além de ensinar errado as crianças e é uma poluição visual horrível, mas é o retrato da maioria dos brasileiros que tentam de tudo para sobreviver.
    Na frase "Família muda" subtende-se que a família é muda e não que vai se mudar...

    ResponderExcluir
  3. Profª Maria Luiza

    Realmente, as vezes chega a ser cômico, mas é triste ler estas placas com estes anúncios que como diz no vídeo, assaltam a gramática.
    Eu localizei;
    a) metáforas
    b) ironia)
    c) ambiguidade
    2- Confunde e atrapalha quem lê, pois a maioria tem dificuldades em entender as figuras de linguagem na escrita culta, imaginem nesta linguagem mostrada no vídeo.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo apresentou várias situações, a aprendizagem regional, coloquial e até mesmo de alfabetização, mas não ficou claro as localizações que as placas foram encontradas, eu acredito que as situações são de níveis de Brasil.
    Pontuar:
    a) metáforas
    b) eufismo
    c) antonomásia

    2) Depende da situação, as vezes podem confundir o entendimento, por exemplo: o regionalismo,quando uma pessoa se desloca para outra região, algumas palavras apresentam significados diferentes, no cotidiano: eu acredito que não muda muito, mas na alfabetização, a escrita é muito importante na comunicação, tanto verbal como não verbal. Nas placas foram identificadas, letras espelhadas, erros ortográficos e outros, através da fonética que facilitou o entendimento.

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: