21 de fev. de 2013

ATPC 21/02/2013


Professores, após assistirem o vídeo, expliquem a frase: "A escola ensina, a família educa"



http://www.youtube.com/watch?v=ouFqxPYA8lg

8 comentários:

  1. O video traz uma proposta de despertar o olhar das crianças para que elas vejam as coisas com sensibilidade , sendo esse o grande diferencial na vidad das pessoas , portanto educar é entregar conhecimento com sensibilidade e ensinar é apenas transmitir conhecimento .
    No entanto o que vemos na salas de aula são crianças que não foram "educadas" para ver o mundo com sensibiliade. De forma que a escola acaba por ter que cumprir o papel de ensinar e educar ao mesmo tempo , já que a familia não educa com sensibilidadde

    ResponderExcluir
  2. TATIANE DE JESUS MEIRA
    A “família educa e a escola ensina”. A maioria das famílias não colabora com a educação sensibilizada do aluno. É necessário que professor, escola e família trabalhem juntos para a educação dos alunos, e muitas vezes a educação e transferido para escola e nós professores acabamos por educar. Nós professores, isoladamente, precisamos provocar algumas mudanças e é necessário a formação adequada, e o autodesenvolvimento para que esta educação sensibilizada aconteça. O vídeo educar do Rubem Alves nós mostra a importância do olhar diferenciado para educação, educar é fazer com que o aluno enxergue de forma diferenciada a beleza em sua volta , educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. Muitas vezes este educar não acontece se não darmos importância, para este educar.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este vídeo mostra a importância da família na vida da criança, sabemos que nossa primeira escola é a nossa família. É no seio familiar que as crianças aprendem valores e principios dessa família, é ali que se desenvonvem os primeiros aprendizados da criança.
    Quando a mesma chega a escola ela vai receber as informações e junto com os professores contruiram os seus conhecimentos.
    Infelizmente hoje nós professores temos que interromper as informações e a construção do conhecimento para educar algumas crianças e jovens.
    Muitas famílias transferem para a escola a tarefa de educar seus filhos,dificultando muito o trabalho do professor.

    ResponderExcluir
  5. Mara,
    Boa noite,
    Mexi muito neste blog, encntrei o vídeo dos Pais Maus, um power point com o título Professor: Papéis e funções, práticas e métodos; mas não consegui assistir ao vídeo.
    Renata

    ResponderExcluir
  6. Silvia
    Sabemos que a família é primordial na educação de seus filhos.Hoje infelizmente,parece que essa nobre missão está deturpada pela sociedade desestruturada ,me parece que a escola acaba sendo a unica opção para este papel que a familia deixou de cumprir.Estamos carregando sim outros papéis ,que só competem a familia.Temos que indicar ,apontar caminhos ligado ao conhecimento ,tornando-os preparados para exercerem a cidadania.Não podemos ser Redentores.

    ResponderExcluir
  7. Achei o video muito interessante pois, nos chama a atenção para algo que de tanto usarmos não damos mais o devido valor "o olhar". E ver não é olhar. Nós professores somos mais preparados para refletir sobre as questões elucidadas no texto do vídeo e devemos despertar nos nossos educandos a capacidade de olhar o universo de maneira curiosa e importante, já que fazemos parte dele. A família deveria - o que não ocorre em alguns casos - também assumir o seu papel de educadora, não academicamente, mas nos auxiliando a ampliar a sensibilidade do "olhar" de seus filhos, pois com certeza essa postura nos ajudaria a suscitar nas crianças a vontade de "olhar".

    ResponderExcluir
  8. Hoje as famílias contemporâneas estão estruturadas de forma diferente, quase não existe o "pai-mãe-filho", mas sim uma família plural de várias uniões e muitos meio-irmãos.
    Eu aredito que um dos motivos desta carência da educação que deveria ser transmitida pela família, nasce nesta nova estrutura. Nesta pluraridade, vive-se intensamente o momento. E de momentos rápidos não se tem condição para a sensibilidade do olhar. Do olhar diferenciado e especial para cada indivíduo, para cada filho. Nesta pluraridade, também existe os diferentes valores que os muitos parceiros têm e este também contribui para a "ausência da educação" transmitida pelos pais.
    Portanto, não existe a essência (o que constitui a natureza de algo) da sensibilidade em muitos (vários) pais, em muitos valores, em muitos olhares...

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: