12 de fev de 2013

ATPC 14/02/2013





Professores:
  •  Compartilhem suas práticas pedagógicas
  • Falem da importância da sondagem inicial
  • Como você utiliza os dados deste diagnóstico inicial

http://revistaescola.abril.com.br/

8 comentários:

  1. Atividade de sondagem programada pela SEE é a primeira vez que estou aplicando.
    Notei que este trabalho deixa bem claro aquilo que nós já sabemos; falo isto no caso de arte, pois eu acompanho-os desde o sexto ano até o terceiro colegial; existe a dificuldade de escrita, de elaboração de ideias e até mesmo de alfabetização. Porém há também aqueles casos que não fazem e nos deixam na dúvida. Mas estes casos, estou resolvendo através da troca de informações com outros professores.
    A sondagem inicial é de grande valia para os alunos novatos, que este ano está em grande número.
    A sondagem feita nos 6ºanos, foi diferenciada e bastante produtiva, pois através dela fiz uma investigação dos alunos alfabetizados e também alfabetizados em Arte.

    ResponderExcluir
  2. Silvia
    Acho de suma importância aplicar atividades que nos proporcionam uma visão de como se encontram os nossos alunos,quais conteúdos foram assimilados e quais ainda precisam se reformulados e refeitos para adequação série ano.Com as atividades de sondagem conseguimos ter clareza do ponto de partida e elaborar melhor nossa prática para uma significante aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. É importantíssimo fazer um diagnóstico inicial do quanto o aluno já sabe a respeito da disciplina que leciono, pois é por meio desse instrumento que procuro preparar as aulas de maneira a sanar as principais dificuldades levantadas. Seguindo a orientação da SEE ou da coordenação da escola eu peço para que os alunos desenvolvam textos de gêneros textuais referentes a série em que se encontram; por exemplo no 6ºano pedi para eles elaborassem um história em quadrinhos e a partir dos resultados tenho com avaliar as competências leitora e escritora dos alunos, assim como a adequação ao tema pedido.

    ResponderExcluir
  4. Até há dois anos, fazíamos apenas o diagnóstico não formalizado, mas com a Avaliação em processo fica clara, como os alunos estão em relação ao aprendizado.
    Neste ano a PC Mara nos orientou através de um formulário específico, que deveríamos aplicar atividades de sondagem e devolver com as atividades dos alunos que estão com dificuldades de aprendizagem.
    Achei muito interessante pois a Avaliação em processo será na 1ª semana de março, e teremos mais um instrumento para servir como parâmetro para o Plano de Ação.

    ResponderExcluir
  5. As Atividades de sondagem de matemática programada pela SEE foram desenvolvidas nas turmas das 6ªB, 7ªs e 8ªA e B, com dificuldade média. Observou-se que nas atividades aplicadas, os alunos avançados se propuseram ficar como monitores (gostei muito de ideia! – alunos protagonistas!!!!), também foi possível observar os alunos novos de nossa escola, vindos de outras escolas e até de outros estados. Os alunos com maior dificuldade, em sua maioria, mostraram preocupação em seu desempenho e inicialmente se comprometeram na melhoria e qualidade nas atividades. As maiores dificuldades encontradas foram: rapidez e fluência em simples cálculos (adição, subtração, multiplicação, divisão e na tabuada); estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. A educação matemática deve estar voltada para a necessidade que o aluno tem de construir sua lógica operatória, e, consequentemente as estruturas mentais dos números e das operações elementares. Assim sendo, é preciso envolver o aluno para que se sinta encorajado a refletir sobre suas ações e sem medo aprender a pensar, explorar e descobrir.

    ResponderExcluir
  6. TATIANE DE JESUS MEIRA
    O diagnostico inicial é muito importante nos dá a direção ao objetivo almejado, trabalho com produção de textos, gravuras. Principalmente através da conversa instigando o conhecimento prévio do aluno para que o mesmo possa elaborar conceitos abstratos necessários para ação sobre o mundo. Que permite, também, ao aluno antecipar e relacionar os resultados dos atos praticados por eles. Através da produção do aluno pode se observar o domínio de alguns conhecimentos.

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante a sondagem programada pela SEE e pude perceber as dificuldades dos alunos de escrever seu conhecimentos, contruir e transmitir no papel os conceitos já adquiridos.
    É a 1º vez que aplico essa sondagem, constatei que a sua aplicação tornou mais rápida a identificação daqueles que possuem dificuldades de se expressar pela escrita.

    ResponderExcluir
  8. Professores, é muito gratificante acompanhar esta troca de experiências. As contribuições postadas em muito enriquece o trabalho pedagógico da escola. que visa a aprendizagem dos nossos alunos.
    Até o próximo
    Mara PC da ETI

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: