Professores:
- Compartilhem suas práticas pedagógicas
- Falem da importância da sondagem inicial
- Como você utiliza os dados deste diagnóstico inicial
http://revistaescola.abril.com.br/
Os objetivos na construção dessa ferramenta de aprendizado, é de produção do conhecimento, propiciando aos envolvidos diretamente com a unidade escolar, um espaço de troca de experiências e ações pedagógicas bem sucedidas, que sinalizam para a melhoria da qualidade na educação e na formação inicial do professor.Socializar as Orientações Técnicas oferecidas pelo Núcleo Pedagógico, fortalecendo a interação entre os professores.
Atividade de sondagem programada pela SEE é a primeira vez que estou aplicando.
ResponderExcluirNotei que este trabalho deixa bem claro aquilo que nós já sabemos; falo isto no caso de arte, pois eu acompanho-os desde o sexto ano até o terceiro colegial; existe a dificuldade de escrita, de elaboração de ideias e até mesmo de alfabetização. Porém há também aqueles casos que não fazem e nos deixam na dúvida. Mas estes casos, estou resolvendo através da troca de informações com outros professores.
A sondagem inicial é de grande valia para os alunos novatos, que este ano está em grande número.
A sondagem feita nos 6ºanos, foi diferenciada e bastante produtiva, pois através dela fiz uma investigação dos alunos alfabetizados e também alfabetizados em Arte.
Silvia
ResponderExcluirAcho de suma importância aplicar atividades que nos proporcionam uma visão de como se encontram os nossos alunos,quais conteúdos foram assimilados e quais ainda precisam se reformulados e refeitos para adequação série ano.Com as atividades de sondagem conseguimos ter clareza do ponto de partida e elaborar melhor nossa prática para uma significante aprendizagem.
É importantíssimo fazer um diagnóstico inicial do quanto o aluno já sabe a respeito da disciplina que leciono, pois é por meio desse instrumento que procuro preparar as aulas de maneira a sanar as principais dificuldades levantadas. Seguindo a orientação da SEE ou da coordenação da escola eu peço para que os alunos desenvolvam textos de gêneros textuais referentes a série em que se encontram; por exemplo no 6ºano pedi para eles elaborassem um história em quadrinhos e a partir dos resultados tenho com avaliar as competências leitora e escritora dos alunos, assim como a adequação ao tema pedido.
ResponderExcluirAté há dois anos, fazíamos apenas o diagnóstico não formalizado, mas com a Avaliação em processo fica clara, como os alunos estão em relação ao aprendizado.
ResponderExcluirNeste ano a PC Mara nos orientou através de um formulário específico, que deveríamos aplicar atividades de sondagem e devolver com as atividades dos alunos que estão com dificuldades de aprendizagem.
Achei muito interessante pois a Avaliação em processo será na 1ª semana de março, e teremos mais um instrumento para servir como parâmetro para o Plano de Ação.
As Atividades de sondagem de matemática programada pela SEE foram desenvolvidas nas turmas das 6ªB, 7ªs e 8ªA e B, com dificuldade média. Observou-se que nas atividades aplicadas, os alunos avançados se propuseram ficar como monitores (gostei muito de ideia! – alunos protagonistas!!!!), também foi possível observar os alunos novos de nossa escola, vindos de outras escolas e até de outros estados. Os alunos com maior dificuldade, em sua maioria, mostraram preocupação em seu desempenho e inicialmente se comprometeram na melhoria e qualidade nas atividades. As maiores dificuldades encontradas foram: rapidez e fluência em simples cálculos (adição, subtração, multiplicação, divisão e na tabuada); estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. A educação matemática deve estar voltada para a necessidade que o aluno tem de construir sua lógica operatória, e, consequentemente as estruturas mentais dos números e das operações elementares. Assim sendo, é preciso envolver o aluno para que se sinta encorajado a refletir sobre suas ações e sem medo aprender a pensar, explorar e descobrir.
ResponderExcluirTATIANE DE JESUS MEIRA
ResponderExcluirO diagnostico inicial é muito importante nos dá a direção ao objetivo almejado, trabalho com produção de textos, gravuras. Principalmente através da conversa instigando o conhecimento prévio do aluno para que o mesmo possa elaborar conceitos abstratos necessários para ação sobre o mundo. Que permite, também, ao aluno antecipar e relacionar os resultados dos atos praticados por eles. Através da produção do aluno pode se observar o domínio de alguns conhecimentos.
Achei interessante a sondagem programada pela SEE e pude perceber as dificuldades dos alunos de escrever seu conhecimentos, contruir e transmitir no papel os conceitos já adquiridos.
ResponderExcluirÉ a 1º vez que aplico essa sondagem, constatei que a sua aplicação tornou mais rápida a identificação daqueles que possuem dificuldades de se expressar pela escrita.
Professores, é muito gratificante acompanhar esta troca de experiências. As contribuições postadas em muito enriquece o trabalho pedagógico da escola. que visa a aprendizagem dos nossos alunos.
ResponderExcluirAté o próximo
Mara PC da ETI