Os objetivos na construção dessa ferramenta de aprendizado, é de produção do conhecimento, propiciando aos envolvidos diretamente com a unidade escolar, um espaço de troca de experiências e ações pedagógicas bem sucedidas, que sinalizam para a melhoria da qualidade na educação e na formação inicial do professor.Socializar as Orientações Técnicas oferecidas pelo Núcleo Pedagógico, fortalecendo a interação entre os professores.
21 de mar. de 2013
ATPC 21/03/2013
PROFESSORES!
Após a leitura do artigo definir:
a) Pedagogia da presença
b)Resiliência
Compreender a importância da presença no processo ensino-aprendizagem nos remete a buscar o significado de socialização e de presença. O primeiro conceito, na abordagem que recebe na área educativa, não pode ser considerado pelo grau de aceitação do indivíduo às normas da sociedade. Nos referindo em especial aos educadores e aos educandos, convém que estes sintam-se inconformados com a situação atual a ponto de querer mudar a realidade. E o conformismo só levaria à indignação calada e conseqüente estagnação para ambos. Segundo Costa (1995): B) RESILENCIA É a características próprias em cada pessoa e cada uma apresenta um ponto de vista, uma forma peculiar de perceber os acontecimentos à sua volta, ou seja, cada indivíduo tem a sua própria forma de interpretar o mundo. Costumamos chamar algumas pessoas de pessimistas e negativistas quando transformam em lamúrias os obstáculos que surgem, transformando-se em vítimas e requerendo a piedade. Esse sentimento muitas vezes contagiante é capaz de destruir qualquer chance de sucesso no desenvolvimento de atividades. Há pessoas às quais chamadas de otimistas. Estas sempre apresentam grande parcela de esperança e confiança na condução do processo de realização das atividades. Igualmente contagiante, esse sentimento é capaz de promover o êxito das ações. Os estudos sobre a resiliência ainda não apresentam precisão quanto a definir se algumas pessoas nascem com a resiliência ou se algumas situações vivenciadas influenciam no seu desenvolvimento nas pessoas. Entretanto, vários estudiosos estão investindo na capacidade de se promover a resiliência, obtendo resultados satisfatórios. Procuramos em alguns teóricos o que existia de comum em relação aos indivíduos considerados resilientes. Fadiman e Frager (1979) citam que Maslow designou "auto-atualizadoras" as pessoas que superaram sem traumas questões de grande sofrimento.
Rosangela Reziliência é a capacidade humana de ultrapassar as dificuldades que a vida nos dá, sem esmorecer nem quebrar e ela pode ser aprimorada, cultivada, depende de nós. Reziliência também se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.Resumindo é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades e penso que a Pedagogia da presença segue os mesmos parâmetros, pois necessita de socialização e presença, vontade de mudar , inovar, aprender.
Corrente segundo a qual o professor tem de estar sempre junto do aluno para que o aprendizado aconteça. A origem dessa idéia está ligada principalmente ao ensino religioso proposto pela ordem dos maristas e por salesianos, na qual os estudantes têm autonomia para falar, participar, sugerir, mas tudo dentro de uma organização, de disciplina. A presença está vinculada ao sentido de disciplina preventiva, que implica “estar, estar próximo, estar com alegria, sem oprimir nem inibir; saber afastar-se no momento oportuno, encorajar a crescer e a agir com liberdade e responsabilidade”.
O sentido da pedagogia da presença apresenta um conteúdo de relação muito amplo e que deve conter em seu bojo sentimentos de afeto, ternura, compreensão, doação e aceitação. Do ponto de vista da pedagogia da presença o tipo de relação educador-educando é alicerçada na reciprocidade
2-) Resiliência .
A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.
Atualmente resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes pressões ou estresse, ou seja, são dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas sob pressão ou estresse mantendo o equilíbrio Em ciências humanas representa a capacidade de um indivíduo, mesmo num ambiente desfavorável, construir-se positivamente frente às adversidades. Desenvolver a resiliência em um grupo, consiste conhecer a sua história, procurar analisá-lo no contexto, para então intervir de maneira apropriada, buscando as razões capazes de motivá-lo e fortificá-lo.
Vários estudos revelam que a partir da promoção da resiliência as pessoas apresentam: capacidade de resolver problemas, autonomia, controle interno, boa auto-estima, empatia, desejo e capacidade de planejamento e senso de humor
A)PEDAGOGIA DA PRESENÇA
ResponderExcluirCompreender a importância da presença no processo ensino-aprendizagem nos remete a buscar o significado de socialização e de presença. O primeiro conceito, na abordagem que recebe na área educativa, não pode ser considerado pelo grau de aceitação do indivíduo às normas da sociedade.
Nos referindo em especial aos educadores e aos educandos, convém que estes sintam-se inconformados com a situação atual a ponto de querer mudar a realidade. E o conformismo só levaria à indignação calada e conseqüente estagnação para ambos. Segundo Costa (1995):
B) RESILENCIA
É a características próprias em cada pessoa e cada uma apresenta um ponto de vista, uma forma peculiar de perceber os acontecimentos à sua volta, ou seja, cada indivíduo tem a sua própria forma de interpretar o mundo. Costumamos chamar algumas pessoas de pessimistas e negativistas quando transformam em lamúrias os obstáculos que surgem, transformando-se em vítimas e requerendo a piedade. Esse sentimento muitas vezes contagiante é capaz de destruir qualquer chance de sucesso no desenvolvimento de atividades.
Há pessoas às quais chamadas de otimistas. Estas sempre apresentam grande parcela de esperança e confiança na condução do processo de realização das atividades. Igualmente contagiante, esse sentimento é capaz de promover o êxito das ações.
Os estudos sobre a resiliência ainda não apresentam precisão quanto a definir se algumas pessoas nascem com a resiliência ou se algumas situações vivenciadas influenciam no seu desenvolvimento nas pessoas. Entretanto, vários estudiosos estão investindo na capacidade de se promover a resiliência, obtendo resultados satisfatórios.
Procuramos em alguns teóricos o que existia de comum em relação aos indivíduos considerados resilientes. Fadiman e Frager (1979) citam que Maslow designou "auto-atualizadoras" as pessoas que superaram sem traumas questões de grande sofrimento.
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ResponderExcluirRosangela
ResponderExcluirReziliência é a capacidade humana de ultrapassar as dificuldades que a vida nos dá, sem esmorecer nem quebrar e ela pode ser aprimorada, cultivada, depende de nós. Reziliência também se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.Resumindo é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades e penso que a Pedagogia da presença segue os mesmos parâmetros, pois necessita de socialização e presença, vontade de mudar , inovar, aprender.
ResponderExcluir1-) Pedagogia da presença
Corrente segundo a qual o professor tem de estar sempre junto do aluno para que o aprendizado aconteça. A origem dessa idéia está ligada principalmente ao ensino religioso proposto pela ordem dos maristas e por salesianos, na qual os estudantes têm autonomia para falar, participar, sugerir, mas tudo dentro de uma organização, de disciplina. A presença está vinculada ao sentido de disciplina preventiva, que implica “estar, estar próximo, estar com alegria, sem oprimir nem inibir; saber afastar-se no momento oportuno, encorajar a crescer e a agir com liberdade e responsabilidade”.
O sentido da pedagogia da presença apresenta um conteúdo de relação muito amplo e que deve conter em seu bojo sentimentos de afeto, ternura, compreensão, doação e aceitação. Do ponto de vista da pedagogia da presença o tipo de relação educador-educando é alicerçada na reciprocidade
2-) Resiliência
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A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.
Atualmente resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes pressões ou estresse, ou seja, são dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas sob pressão ou estresse mantendo o equilíbrio
Em ciências humanas representa a capacidade de um indivíduo, mesmo num ambiente desfavorável, construir-se positivamente frente às adversidades.
Desenvolver a resiliência em um grupo, consiste conhecer a sua história, procurar analisá-lo no contexto, para então intervir de maneira apropriada, buscando as razões capazes de motivá-lo e fortificá-lo.
Vários estudos revelam que a partir da promoção da resiliência as pessoas apresentam: capacidade de resolver problemas, autonomia, controle interno, boa auto-estima, empatia, desejo e capacidade de planejamento e senso de humor