5 de mai. de 2013

ATPC - 06/05/2013

TEMA: A FAMÍLIA
Acolhimento: Vídeo- Museu da Família
Pauta:
Reflexão:
*O porquê de sentirmos tanta falta da presença das famílias na vida dos nossos alunos.
* As consequências desta ausência na vida como um todo, mas principalmente na escola.
*Leitura compartilhada do texto: Família nosso bem maior.
* Ações para Homenagem às mães no dia 10/05(sexta feira)
* Socialização da Orientação técnica sobre a IV Conferência infanto-juvenil pelo Meio Ambiente
*Apresentação e discussão do projeto 

* Cronograma do  Conselho de classe e série do ensino Fundamental
:DIA 09/05 (QUINTA-FEIRA)
Das: 07h00 ás 07h30 - 6°ano A
        07h30 ás 08h00 - 6°ano B
        08h00 ás 08h30 - 6ªsérie A 
        08h30 ás 09h30 - 6ªsérie B
        09h30 às 09h50 - intervalo (Café)
        09h50 às 10h20 - 7ª série A
        10h20 às 10h40 - 7ª série B
        10h40 às 11h10-  8ª série A
        11h10 às 11h40 - 8ª série B
        11h40 às 12h10 - 8ª série C
     FAMÍLIA NOSSO BEM MAIOR
“A Família não nasce pronta; constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. A família pode ser o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiência de amor”.
·         VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL POR CONSTRUIR SUA FAMÍLIA.
·         NÃO ESPERE CARINHO, AFETO, AMOR... OFEREÇA E CERTAMENTE SERÁ RETRIBUÍDO.
À Família é o nosso fundamento, a base do nosso futuro, mas é reconhecido que a família unidade base da sociedade, enfrenta, desde algum tempo, problemas complexos, que têm afetado a sua estrutura, tais problemas ou desajuste familiar ocorre por motivos mais diversos tais como: o desrespeito de cada uma das pessoas em relação a outra, inclusive no que tange a privacidade; à ausência do diálogo; a desmotivação da vida à dois e a FALTA DE AMOR, este último tem contribuído, em larga escala, para a dissolução da estrutura familiar.
 Ao modificar o entendimento dessa palavra divina chamada AMOR, que está acima da compreensão das últimas gerações dominadas, inteiramente, pelos sentidos materialistas, gerações que se distanciam das coisas do espírito, de onde nasce a amizade, a ternura, o afeto, e que engrossa, em seu processo de tornar-se puro, o amor pleno, aquele que é engrandecido pelo sentimento, e não pelo instinto. Se dentro do seio familiar, aplicarmos o nosso mais valioso curso de renunciação e fraternidade e, quando praticarmos o ensinamento do amor puro, com quem convive conosco e nos partilha a mesa através do calor do mesmo sangue, então estaremos inteiramente habilitados para seguir com Jesus no apostolado do bem à humanidade inteira, pois toda família se beneficia de um ambiente agradável e cheio de amor.
•“AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO”
Não podemos esquecer que a educação dada pela família, através dos padrões de ética, de moral e de religiosidade é fundamental para sua formação moral, pois uma criança que cresce num ambiente familiar onde se respira o amor aprende a amar com toda a naturalidade do mundo. Um jovem, que vê nos pais um exemplo a ser seguido, encontra outras pessoas e, naturalmente, dá um bonito testemunho de amor, assim quem aprende a respeitar o semelhante, NÃO MATA, NÃO ESTUPRA, NÃO INCENDEIA UMA PESSOA VIVA, e nem comete VIOLÊNCIA CONTRA O PRÓXIMO.
Temos que deixar claro, que a falta da educação familiar entre outros males, tem gerado a falta de respeito ao próximo e a própria vida e como consequência, a qualidade de vida da sociedade tem descido às raias do absurdo de assistirmos a violência gratuita tirando as vidas dos jovens e arruinando muitas famílias.
Será através da organização familiar que a sociedade conterá os vícios das drogas, a maternidade antecipada e o avanço da criminalidade, só assim os valores da instituição familiar, através das quais será possível resgatar a estabilidade da união, a paternidade responsável e a paz social, pois a FAMÍLIA É A ESPERANÇA DA HUMANIDADE, e, todos aqueles que a valorizarem terão mais condições de serem felizes na vida. Isto porque, sem a estrutura familiar reorganizada, não se conseguirá melhorar a qualidade de vida das pessoas, nem diminuir essa criminalidade que tanto nos assusta.
                                                                                                                         Jornal o Globo
                                                                                                                 

3 comentários:

  1. A escola sozinha não dá conta dessas demandas. Ela precisa ser repensada profundamente e ao mesmo tempo a sociedade propor ações educativas muito mais abrangentes e significativas, que envolvam continuamente as organizações econômicas e sociais, as famílias, o poder público e as mídias.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de muitos de nossos alunos não terem a família estruturada, não terem o amor da família. Vejo que há mudanças dos alunos quando você aproxima dos mesmos com um olhar diferenciado. E as ações feitas pela escola ganham cada dia mais a confiança da comunidade. Os projetos desenvolvido na escola com o objetivo a desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola como solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles são essenciais para aproximar escola da família.

    ResponderExcluir
  3. Rosangela
    Penso que se a família participasse mais da vida escolar muitos problemas não existiriam, dificuldade de aprendizagem não significa indisciplina, nossos alunos hoje não estão tendo limites, eles não sabem o que é isso, e a família estando presente pode ajuda-los a entender seus limites, as vezes penso que a indisciplina e a falta de carinho , atenção por parte de seus entes queridos faz com que eles ajam dessa forma. Família é como se fosse uma árvore, se bem tratada dará frutos excelentes, se não seus frutos não terão cor e sabor. Família e escola, é essa junção que precisamos para se ter uma educação de primeiro mundo.

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: