Os objetivos na construção dessa ferramenta de aprendizado, é de produção do conhecimento, propiciando aos envolvidos diretamente com a unidade escolar, um espaço de troca de experiências e ações pedagógicas bem sucedidas, que sinalizam para a melhoria da qualidade na educação e na formação inicial do professor.Socializar as Orientações Técnicas oferecidas pelo Núcleo Pedagógico, fortalecendo a interação entre os professores.
6 de jun. de 2013
ATPC 06/06/2013
PROFESSORES! Elaborem um plano de aula de sua disciplina tendo como tema a Educação Ambiental. Aguardo abraços PC Mara
TEMA: • Cidadania e Meio Ambiente OBJETIVOS: • Desenvolver atitude preservacionista através da interação entre os diferentes saberes; • Compreender que o fomentar da consciência ambiental passa por saberes produzidos pelas diversas áreas de conhecimento; • Avaliar a própria relação e da comunidade local com o meio ambiente; • Despertar o interesse da turma para a problemática ambiental; • Entender que o desgaste ambiental atual é decorrente de um sistema político-econômico que vê na natureza uma fonte de matérias-primas. CONTEÚDOS: • O conceito de Cidadania na atualidade. • A relação do homem com a natureza ontem e hoje. • Preservação – Questão de sobrevivência. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A questão ambiental vem sendo veiculada em todas as mídias, dessa forma, o primeiro momento da aula ocorrerá numa conversa em que o professor apresente o tema a ser estudado naquela aula de maneira informal; em seguida, será exibido o vídeo Sensibilização do público: aquecimento global (Public awareness: Global warming HQ) extraído de um famoso site da internet. Por se tratar de um vídeo curto (pouco mais de um minuto), acredita-se que será possível manter a atenção dos alunos durante toda a exibição, fato imprescindível para que haja uma reflexão dialética acerca da problemática apresentada. Após a exibição do filme, será levantada uma breve discussão que deve estimular a argumentação . Em meio à esse embate de ideias, o professor , em seu papel de mediador, fale superficialmente acerca do conceito de cidadania, mostrando à turma que ser um cidadão não é fruto apenas do cumprimento das leis, mas, principalmente da construção de uma atitude de auto-preservação, tanto social quanto natural. Desse modo, a turma certamente perceberá que não se pode praticar a cidadania parcialmente, pois quem assim proceder pode ser posto à margem, seja na município em sua época, seja no planeta enquanto espécie num futuro não muito distante. Nesse debate, o professor levantará alguns questionamentos acerca do futuro que esperam para a Terra e sobre o que estão fazendo para que a humanidade faça parte desse futuro. Junto com a aula, o professor sugere que a sala seja dividida em dois grandes grupos. De um lado aqueles que acreditam na superação dos problemas ambientais e da suposta falta de responsabilidade através da “destruição-criadora”, ou seja, do desenvolvimento das novas tecnologias em substituição às antigas; do outro, os que defendem uma ação imediata, um revogação da atual concepção de desenvolvimento. Nessa perspectiva, os conceitos das diferentes áreas de conhecimento serão compreendidos de maneira dialógica, tendo como ponto de intersecção a Educação Ambiental, transpassada pelo ideário de cidadania. Após a discussão, o professor orientará a turma a produzir um painel listando atitudes que poderão a fazer parte do cotidiano de toda a escola. Esse painel ficará exposto em lugar visível, pois o trabalho com Educação Ambiental deve prever ações permanentes. ATIVIDADES: • Análise fílmica; • Produção de painel em linguagem escrita; • Debate. AVALIAÇÃO: • Sendo necessariamente processual e de caráter diagnóstico, a avaliação se dará durante toda a aula, desde a atenção dada às falas dos colegas e ao filme até as produções escritas e a participação nos debates. RECURSOS: • Cartaz, vídeo, vídeo exibido numa TV pendrive. Profª Rosangela.
Na 7ªA já estou trabalhando com construção de textos publicitários e pretendo usar o tema Educação Ambiental para que os alunos elaborem textos e para que por meio de votação possamos escolher "o melhor" e publicá-lo na internet. Para isso necessito de vários textos literários e não literários, anúncios publicitários e músicas com questões ambientais para servir de subsídio para a produção dos alunos.
Objetivos: - perceber a importância do meio ambiente identificando-se como parte integrante da natureza; - despertar no aluno a consciência de se manter o ambiente limpo; - aprender o destino certo que deve ser dado ao lixo; - compreender a importância da reutilização e reciclagem de matérias (conceito dos três R’s reduzir, reutilizar, reciclar)
Conteúdos: - Meio ambiente - Lixo - Reciclagem
Procedimento: - leitura de texto informativo - analise de imagens - leitura de poema - atividade para ser respondida - desenho de um ambiente limpo
Atividade: - leitura de texto informativo – Montanhas de plástico e de lixo. Discussão do assunto com os alunos. - visualização de imagens de aterros sanitários e conversa com os alunos sobre o acúmulo de lixo. Enfatizando a interferência do homem na natureza e o que cada um pode fazer para uma mudança. - explicação sobre tipos de lixo e tempo de decomposição de alguns materiais. - explicação sobre a importância de reaproveitamento e reciclagem. - Leitura do poema - A natureza. Conversar com os alunos sobre a importância das pequenas atitudes. - realização da atividade – jogo dos cinco erros. (folha em anexo) - fazer um desenho relacionado à folha anterior.
Duração : Uma aula
A Natureza
Há quem fala em natureza E imagina algo distante: grande mata, uma floresta, um animal, um elefante.
Saiba que a natureza não é só o que é gigante. Também são pequenas coisas, Preserva-la é importante.
Se põe fogo na floresta ou que solta um balão, ele faz o que não presta ao jogar lixo no chão.
Cuide bem da natureza no que está ao seu alcance. Muito faz quem faz pouco. Pense isto e passe adiante.
Tipos de lixo
Lixo orgânico: é todo lixo que tem origem animal ou vegetal são os restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc. Lixo seco: é o que foi produzido pelo ser humano são os papéis,vidros, metais plásticos.
TEMA:
ResponderExcluir• Cidadania e Meio Ambiente
OBJETIVOS:
• Desenvolver atitude preservacionista através da interação entre os diferentes saberes;
• Compreender que o fomentar da consciência ambiental passa por saberes produzidos pelas diversas áreas de conhecimento;
• Avaliar a própria relação e da comunidade local com o meio ambiente;
• Despertar o interesse da turma para a problemática ambiental;
• Entender que o desgaste ambiental atual é decorrente de um sistema político-econômico que vê na natureza uma fonte de matérias-primas.
CONTEÚDOS:
• O conceito de Cidadania na atualidade.
• A relação do homem com a natureza ontem e hoje.
• Preservação – Questão de sobrevivência.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
A questão ambiental vem sendo veiculada em todas as mídias, dessa forma, o primeiro momento da aula ocorrerá numa conversa em que o professor apresente o tema a ser estudado naquela aula de maneira informal; em seguida, será exibido o vídeo Sensibilização do público: aquecimento global (Public awareness: Global warming HQ) extraído de um famoso site da internet. Por se tratar de um vídeo curto (pouco mais de um minuto), acredita-se que será possível manter a atenção dos alunos durante toda a exibição, fato imprescindível para que haja uma reflexão dialética acerca da problemática apresentada.
Após a exibição do filme, será levantada uma breve discussão que deve estimular a argumentação . Em meio à esse embate de ideias, o professor , em seu papel de mediador, fale superficialmente acerca do conceito de cidadania, mostrando à turma que ser um cidadão não é fruto apenas do cumprimento das leis, mas, principalmente da construção de uma atitude de auto-preservação, tanto social quanto natural. Desse modo, a turma certamente perceberá que não se pode praticar a cidadania parcialmente, pois quem assim proceder pode ser posto à margem, seja na município em sua época, seja no planeta enquanto espécie num futuro não muito distante. Nesse debate, o professor levantará alguns questionamentos acerca do futuro que esperam para a Terra e sobre o que estão fazendo para que a humanidade faça parte desse futuro.
Junto com a aula, o professor sugere que a sala seja dividida em dois grandes grupos. De um lado aqueles que acreditam na superação dos problemas ambientais e da suposta falta de responsabilidade através da “destruição-criadora”, ou seja, do desenvolvimento das novas tecnologias em substituição às antigas; do outro, os que defendem uma ação imediata, um revogação da atual concepção de desenvolvimento. Nessa perspectiva, os conceitos das diferentes áreas de conhecimento serão compreendidos de maneira dialógica, tendo como ponto de intersecção a Educação Ambiental, transpassada pelo ideário de cidadania. Após a discussão, o professor orientará a turma a produzir um painel listando atitudes que poderão a fazer parte do cotidiano de toda a escola. Esse painel ficará exposto em lugar visível, pois o trabalho com Educação Ambiental deve prever ações permanentes.
ATIVIDADES:
• Análise fílmica;
• Produção de painel em linguagem escrita;
• Debate.
AVALIAÇÃO:
• Sendo necessariamente processual e de caráter diagnóstico, a avaliação se dará durante toda a aula, desde a atenção dada às falas dos colegas e ao filme até as produções escritas e a participação nos debates.
RECURSOS:
• Cartaz, vídeo, vídeo exibido numa TV pendrive.
Profª Rosangela.
Muito bom Rosangela, Vamos por em prática?
ResponderExcluirMara
Na 7ªA já estou trabalhando com construção de textos publicitários e pretendo usar o tema Educação Ambiental para que os alunos elaborem textos e para que por meio de votação possamos escolher "o melhor" e publicá-lo na internet. Para isso necessito de vários textos literários e não literários, anúncios publicitários e músicas com questões ambientais para servir de subsídio para a produção dos alunos.
ResponderExcluirPlano de aula: Meio ambiente
ResponderExcluirPublico alvo: 6º ano
Objetivos:
- perceber a importância do meio ambiente identificando-se como parte integrante da natureza;
- despertar no aluno a consciência de se manter o ambiente limpo;
- aprender o destino certo que deve ser dado ao lixo;
- compreender a importância da reutilização e reciclagem de matérias (conceito dos três R’s reduzir, reutilizar, reciclar)
Conteúdos:
- Meio ambiente
- Lixo
- Reciclagem
Procedimento:
- leitura de texto informativo
- analise de imagens
- leitura de poema
- atividade para ser respondida
- desenho de um ambiente limpo
Atividade:
- leitura de texto informativo – Montanhas de plástico e de lixo. Discussão do assunto com os alunos.
- visualização de imagens de aterros sanitários e conversa com os alunos sobre o acúmulo de lixo. Enfatizando a interferência do homem na natureza e o que cada um pode fazer para uma mudança.
- explicação sobre tipos de lixo e tempo de decomposição de alguns materiais.
- explicação sobre a importância de reaproveitamento e reciclagem.
- Leitura do poema - A natureza. Conversar com os alunos sobre a importância das pequenas atitudes.
- realização da atividade – jogo dos cinco erros. (folha em anexo)
- fazer um desenho relacionado à folha anterior.
Duração :
Uma aula
A Natureza
Há quem fala em natureza
E imagina algo distante:
grande mata, uma floresta,
um animal, um elefante.
Saiba que a natureza
não é só o que é gigante.
Também são pequenas coisas,
Preserva-la é importante.
Se põe fogo na floresta
ou que solta um balão,
ele faz o que não presta
ao jogar lixo no chão.
Cuide bem da natureza
no que está ao seu alcance.
Muito faz quem faz pouco.
Pense isto e passe adiante.
Tipos de lixo
Lixo orgânico: é todo lixo que tem origem animal ou vegetal são os restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc.
Lixo seco: é o que foi produzido pelo ser humano são os papéis,vidros, metais plásticos.