Os objetivos na construção dessa ferramenta de aprendizado, é de produção do conhecimento, propiciando aos envolvidos diretamente com a unidade escolar, um espaço de troca de experiências e ações pedagógicas bem sucedidas, que sinalizam para a melhoria da qualidade na educação e na formação inicial do professor.Socializar as Orientações Técnicas oferecidas pelo Núcleo Pedagógico, fortalecendo a interação entre os professores.
Vejo a indisciplina em sala de aula como um reflexo da educação vinda de casa. A falta de limites o excesso de "sim" faz com que alguns alunos tenham dificuldades em acatar as normas da escola. Por outro lado, os problemas pessoais, o histórico familiar do aluno,a falta perspectiva de vida também leva ao desinteresse e com isto é um gerador de indisciplina.
Profª Maria Luiza A indisciplina, os conflitos, o desinteresse, a falta de motivação leva a indisciplina por parte de alguns alunos.Os facilitadores para lidar com estes problemas, o professor os buscará no seu dia-a-dia. Segundo pesquisas, cerca de 1/3 dos alunos são indisciplinados (Abramovay e Rua, 2003). Um dos grandes geradores de indisciplina, de acordo com Tiba (2006: 30 e 138), está em um professor impor seu poder sobre os alunos, e estes não lhe reconhecerem a autoridade. Como muitos pais estão terceirizando a educação, passando a responsabilidade para a escola, a falta de limites das crianças e adolescentes é um calo na vida dos professores. Perderam-se os valores familiares, perdeu-se o respeito. Cabe a todos os professores amparados pela direção da escola, desenvolverem projetos que priorizem os valores que não estão sendo ensinados em casa.
Na minha opinião, a indisciplina origina-se de uma tríade, educação permissiva e ausente por parte dos pais; dificuldade na aprendizagem,desinteresse,falta de motivação e perspectiva de vida por parte dos alunos; dificuldade docente em lidar com esta nova geração tão exigente de direitos e despreparada para os deveres. Cabe ao docente a busca do equilíbrio e preparo para gerenciar o inesperado dentro de sua sala de aula e em todo o ambiente escolar.
A indisciplina manifestada por um individuo ou um grupo, é um sinal de rebeldia, intransigência, desacato, ou seja, falta de respeito. Sendo assim, a didática moderna e a psicologia educacional já perceberam que a melhor forma de combater a indisciplina no ambiente escolar é precavê-la; chamando os alunos para as aulas, motivando-os para aprendizagem, o que passaria a exigir mais do professor. Sendo assim, cabe ao professor e sua equipe prevenir e combater a indisciplina já no inicio. Assim poderiamos colher bons resultados no final da aula ou no decorrer do ano. Acredito que é no contato com o aluno que o professor entra no “jogo da verdade” conseguindo se aproximar do aluno e quebrar a barreira. Chamada por nós muitas vezes de indisciplina. Depois de quebrada a barreira ou resolvido os problemas, surge à tão esperada disciplina, e com ela a vontade e o interesse de aprender. Sendo assim, acredito que a melhor formula para o professor trabalhar com alunos indisciplinados é com o velho e bom diálogo. Ir a fundo e descobrir a onde está de fato o problema.
Vejo a indisciplina em sala de aula como um reflexo da educação vinda de casa.
ResponderExcluirA falta de limites o excesso de "sim" faz com que alguns alunos tenham dificuldades em acatar as normas da escola.
Por outro lado, os problemas pessoais, o histórico familiar do aluno,a falta perspectiva de vida também leva ao desinteresse e com isto é um gerador de indisciplina.
Profª Maria Luiza
ResponderExcluirA indisciplina, os conflitos, o desinteresse, a falta de motivação leva a indisciplina por parte de alguns alunos.Os facilitadores para lidar com estes problemas, o professor os buscará no seu dia-a-dia.
Segundo pesquisas, cerca de 1/3 dos alunos são indisciplinados (Abramovay e Rua, 2003). Um dos grandes geradores de indisciplina, de acordo com Tiba (2006: 30 e 138), está em um professor impor seu poder sobre os alunos, e estes não lhe reconhecerem a autoridade. Como muitos pais estão terceirizando a educação, passando a responsabilidade para a escola, a falta de limites das crianças e adolescentes é um calo na vida dos professores. Perderam-se os valores familiares, perdeu-se o respeito.
Cabe a todos os professores amparados pela direção da escola, desenvolverem projetos que priorizem os valores que não estão sendo ensinados em casa.
Na minha opinião, a indisciplina origina-se de uma tríade, educação permissiva e ausente por parte dos pais; dificuldade na aprendizagem,desinteresse,falta de motivação e perspectiva de vida por parte dos alunos; dificuldade docente em lidar com esta nova geração tão exigente de direitos e despreparada para os deveres.
ResponderExcluirCabe ao docente a busca do equilíbrio e preparo para gerenciar o inesperado dentro de sua sala de aula e em todo o ambiente escolar.
Professora Ivanilda
ResponderExcluirA indisciplina manifestada por um individuo ou um grupo, é um sinal de rebeldia, intransigência, desacato, ou seja, falta de respeito. Sendo assim, a didática moderna e a psicologia educacional já perceberam que a melhor forma de combater a indisciplina no ambiente escolar é precavê-la; chamando os alunos para as aulas, motivando-os para aprendizagem, o que passaria a exigir mais do professor. Sendo assim, cabe ao professor e sua equipe prevenir e combater a indisciplina já no inicio. Assim poderiamos colher bons resultados no final da aula ou no decorrer do ano. Acredito que é no contato com o aluno que o professor entra no “jogo da verdade” conseguindo se aproximar do aluno e quebrar a barreira. Chamada por nós muitas vezes de indisciplina. Depois de quebrada a barreira ou resolvido os problemas, surge à tão esperada disciplina, e com ela a vontade e o interesse de aprender. Sendo assim, acredito que a melhor formula para o professor trabalhar com alunos indisciplinados é com o velho e bom diálogo. Ir a fundo e descobrir a onde está de fato o problema.
Professores!
ResponderExcluirMuito boas as colaborações e sugestões.
Até o próximo
PC Mara