26 de abr. de 2012

Indisciplina na sala de aula


5 comentários:

  1. Vejo a indisciplina em sala de aula como um reflexo da educação vinda de casa.
    A falta de limites o excesso de "sim" faz com que alguns alunos tenham dificuldades em acatar as normas da escola.
    Por outro lado, os problemas pessoais, o histórico familiar do aluno,a falta perspectiva de vida também leva ao desinteresse e com isto é um gerador de indisciplina.

    ResponderExcluir
  2. Profª Maria Luiza
    A indisciplina, os conflitos, o desinteresse, a falta de motivação leva a indisciplina por parte de alguns alunos.Os facilitadores para lidar com estes problemas, o professor os buscará no seu dia-a-dia.
    Segundo pesquisas, cerca de 1/3 dos alunos são indisciplinados (Abramovay e Rua, 2003). Um dos grandes geradores de indisciplina, de acordo com Tiba (2006: 30 e 138), está em um professor impor seu poder sobre os alunos, e estes não lhe reconhecerem a autoridade. Como muitos pais estão terceirizando a educação, passando a responsabilidade para a escola, a falta de limites das crianças e adolescentes é um calo na vida dos professores. Perderam-se os valores familiares, perdeu-se o respeito.
    Cabe a todos os professores amparados pela direção da escola, desenvolverem projetos que priorizem os valores que não estão sendo ensinados em casa.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, a indisciplina origina-se de uma tríade, educação permissiva e ausente por parte dos pais; dificuldade na aprendizagem,desinteresse,falta de motivação e perspectiva de vida por parte dos alunos; dificuldade docente em lidar com esta nova geração tão exigente de direitos e despreparada para os deveres.
    Cabe ao docente a busca do equilíbrio e preparo para gerenciar o inesperado dentro de sua sala de aula e em todo o ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  4. Professora Ivanilda

    A indisciplina manifestada por um individuo ou um grupo, é um sinal de rebeldia, intransigência, desacato, ou seja, falta de respeito. Sendo assim, a didática moderna e a psicologia educacional já perceberam que a melhor forma de combater a indisciplina no ambiente escolar é precavê-la; chamando os alunos para as aulas, motivando-os para aprendizagem, o que passaria a exigir mais do professor. Sendo assim, cabe ao professor e sua equipe prevenir e combater a indisciplina já no inicio. Assim poderiamos colher bons resultados no final da aula ou no decorrer do ano. Acredito que é no contato com o aluno que o professor entra no “jogo da verdade” conseguindo se aproximar do aluno e quebrar a barreira. Chamada por nós muitas vezes de indisciplina. Depois de quebrada a barreira ou resolvido os problemas, surge à tão esperada disciplina, e com ela a vontade e o interesse de aprender. Sendo assim, acredito que a melhor formula para o professor trabalhar com alunos indisciplinados é com o velho e bom diálogo. Ir a fundo e descobrir a onde está de fato o problema.

    ResponderExcluir
  5. Professores!
    Muito boas as colaborações e sugestões.
    Até o próximo
    PC Mara

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: