Os objetivos na construção dessa ferramenta de aprendizado, é de produção do conhecimento, propiciando aos envolvidos diretamente com a unidade escolar, um espaço de troca de experiências e ações pedagógicas bem sucedidas, que sinalizam para a melhoria da qualidade na educação e na formação inicial do professor.Socializar as Orientações Técnicas oferecidas pelo Núcleo Pedagógico, fortalecendo a interação entre os professores.
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Vídeo aula.
ResponderExcluirFracionando
1ª aula.
- Apresento o vídeo com a teoria e a prática sobre frações.
Apresento aos alunos os objetivos desta vídeo aula, que é mostrar na prática o porquê de se aprender frações e o seu uso na vida.
2ª aula.
- De volta a sala de aula, divido em grupos de 4 alunos, entrego um xerox com vários exercícios com frações.
- Após resolvidos, sorteio um aluno do grupo que irá resolvê-lo na lousa.Isso faz com que todos se envolvam na resolução dos exercícios, pois eles não sabem que irá ser sorteiado para resolver os mesmos.
- Avaliação formativa é feita de acordo com o envolvimento dos alunos nos grupos, não apenas pelos acertos, valorizo a aprendizagem colaborativa.
- Esta metodologia tem dado bons resultados pois os alunos gostam de competição.
Produção de texto
ResponderExcluirSequência Didática
Escrita de conto de terror
Objetivos
- Apossar-se de recursos linguísticos para produzir contos de terror.
- Colocar-se na posição de leitor e revisar os próprios textos.
Conteúdos
- Produção e revisão de textos nos 6º anos do Ensino Fundamental
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário
O Livro dos Medos, Heloísa Prieto e Cenas do filme Poltergeist, escrito por Steven Spielberg.
Desenvolvimento
1ª oficina
Leia o conto Medo de Espelhos, se possível em um local previamente preparado para criar um clima adequado: uma penumbra iluminada somente à luz de velas. Crie suspense ao ler, mude o tom de voz e faça pausas para provocar medo e tensão.
2ª oficina
Provoque um debate entre os estudantes. "O que despertou medo? E suspense?" e "Algum trecho frustrou e poderia ser diferente?" são algumas das perguntas válidas para sustentar a conversa. Organize grupos de três alunos para que reescrevam o texto. Explique que a ideia é torná-lo mais assustador ainda. Antes, peça que façam um reconto oral entre eles para retomar a obra, e então, pensar no que e como escrever.
3ª oficina
Promova outros debates que ajudem os estudantes a formular um banco de dados com as características dos contos de terror. Incentive o uso de palavras e expressões que apontem medo, suspense e maldade. O material servirá como uma fonte de consulta
na hora da revisão.
4ª oficina
Leia o conto Medo? Todo Mundo Tem! e encomende relatos de casos em que os estudantes sentiram medo. Apresente trechos e peça que eles selecionem expressões usadas pelos autores para dar um clima. Pergunte: como o corpo humano geralmente reage ao medo? Quais são as sensações físicas? A seguir, indague quais expressões utilizam no dia a dia para manifestar medo e se há antídoto para esse sentimento. Eles devem tomar notas durante o debate.
5ª oficina
Organize a produção de frases que possam compor um conto de terror com base em tiras de papel com algumas palavras que devem ser combinadas. Exemplo: palidez/sumiço misterioso/paralisado; névoa tênue/ imóvel/calafrio; sobrenatural/pio de coruja/espectro etc. Mostre imagens de terror do livro e peça que organizem legendas condizentes a elas. Em seguida, exiba as cenas iniciais e o primeiro momento de terror do filme Poltergeist e analise com a turma os recursos usados para assustar os espectadores. Com essas novas informações, proponha a retomada da revisão.
6ª oficina
Recolha os textos revisados e analise quais problemas de escrita são comuns e precisam ser melhorados, como o uso de sinais de pontuação, para ampliar as sensações. Selecione trechos nos quais esse recurso é bem utilizado e discuta com a classe. Prepare uma pauta de revisão focada nos aspectos discursivos e entregue junto com a segunda versão do conto. É interessante que o texto seja digitado, para que os estudantes se distanciem de suas próprias produções.
7ª oficina
Com base na pauta, peça que façam essa nova revisão com olhar de leitor.
8ª oficina
Solicite que passem o texto a limpo e proponha que ensaiem a leitura em voz alta. Convide outras turmas para ouvir contos de terror em sua sala.
Avaliação
Releia o conto original e discuta com a turma que mudanças foram relevantes na reescrita. Depois, peça a análise da primeira e da última versão, destacando o que melhorou e o que ainda precisa avançar. Indique pontos que eles não detectaram.
Professores! Parabéns pela sugestão de atividades. Muito boa as sequências didáticas.
ResponderExcluirAtt
Mara