1 de fev. de 2013

ATPC 07/02/2013

Professores: Após a leitura do texto abaixo, elencar as  competências e habilidades que fazem parte da Aprendizagem Significativa.
Boa leitura e compreensão.
PC Mara

O ensino no Brasil, apesar de tantas inovações tecnológicas levadas à sala de aula, ainda centra-se na aquisição de conteúdos. É o professor o centro do processo de ensino-aprendizagem. 
     Eis o paradigma que ainda norteia o processo ensino-aprendizagem em nossas escolas:o professor é colocado na posição daquele que "possui" o conhecimento e sua tarefa é "transmiti-lo" aos alunos. Embora já faça parte do discurso escolar de que não se aprende apenas na escola, a prática pedagógica revela a crença presente no interior das instituições escolares de que a aquisição de conhecimentos válidos  passa pela somente pela escolaridade.
      Será que isso basta para atender as necessidades da sociedade atual e também do aluno que nela vive?.
Competências/Habilidades
·         As competências/habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos;
·         Competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida;
·         Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser;
·         As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos;
Algumas Competências/Habilidades:
Respeitar as identidades e as diferenças;
Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;
Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos;
Desenvolver o pensamento crítico e flexível e a autonomia intelectual;
Adquirir, avaliar e transmitir informações;
Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradoras;
Entender e ampliar fundamentos científicos e tecnológicos;
Desenvolver a criatividade;
Saber conviver em grupo;
Aprender a aprender
·         Observância às competências propostas.
O que é interdisciplinaridade? O que é contextualização?
·         Os conteúdos intercruzados e aqueles unificadores de temas constituem a mola mestra da interdisciplinaridade.
·         O interrelacionamento entre os conteúdos das disciplinas configura a interdisciplinaridade.
·         Os conteúdos impregnados da(s) realidade(s) do aluno demarcam o significado pedagógico da contextualização.
·         A contextualização imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.
·         A interdisciplinaridade explicita conteúdos contextualizados
     As  competências – que articulam conhecimentos, habilidades, procedimentos, valores e atitudes – indicam uma ruptura com ações e comportamentos que colocam a repetição e a padronização como marcos característicos da conduta escolar  e, para, além disso, consubstanciam a necessidade de um novo modelo pedagógico.
  

  Nessa perspectiva, outro fator importante que necessita mudar é a Avaliação.
·         Predomínio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do processo sobre os circunstanciais (testes e provas).
·         Inclusão da reorientação de estudos para os alunos com dificuldades de aprendizagem.
·         Acompanhamento processual a respeito do desenvolvimento do educando.
·         Predominância dos aspectos formativos sobre os somativos.
   Revista Escola

8 comentários:

  1. - Trabalhar com os alunos, valores, textos que enfoque o respeito as diferenças, as diversidades que temos na sociedade.
    - Saber se relacionar, aprender a ser e a conviver.
    - Se comunicar de forma clara, saber e entender os seus direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  2. Silvia.
    Saber conviver com seu meio
    Inter relacionar pensamentos idéias e conceitos
    Uso das tecnologias para resolução de problemas

    ResponderExcluir
  3. Procuro, nas minhas aulas, trabalhar as habilidades de leitura, de escrita, do falar, do ouvir e as relacionadas aos aspectos gramaticais da língua. Por exemplo, quando apresento os conteúdos relacionados a tipologia narrativa é necessário que eu desenvolva cada uma das habilidades citadas acima, pois temos alunos com muita dificuldade em apreendê-las.

    ResponderExcluir
  4. TATIANE DE JESUS MEIRA
    Procuro orientar a construção de conhecimentos realizada pelo aluno, criando situações interessantes e significativa como leitura de textos, imagens, analise de gráfico e tabelas. Fornecendo informações que permitam a reelaboração e a ampliação do conhecimento prévio com articulações entre conceitos construídos, a fim de organiza-los em corpo de conhecimentos sistematizado.

    ResponderExcluir
  5. As competências: interdiciplinaridade e contextualização são ferramentas que nos deixam mais próximos dos alunos. Todo o trabalho em Arte é contextualizado e percebo que quando estou utilizando-a exite uma mudança na feição dos alunos, um brilho nos olhos de "estou entendendo".
    Gosto muito das citações de Ana Mae Barbosa sobre estes temas. Segundo ela, o ensino da Arte tem um compromisso com a cultura e com a história - inter-relação entre ler, fazer, contextualizar a obra de Arte( citação minha: não só a obra de arte, mas o conteúdo da disciplina Arte) , entender a educação como expressão pessoal de identificação e desenvolvimento intelectual.
    Renata - Arte

    ResponderExcluir
  6. interdiciplinaridade é uma maneira de utilizar para contextualizar, fazendo com que os alunos compreenda as situaçoes que ocorrem ou podem acontecer no seu dia- a dia, percebendo que no seu cotidiano eles possam utilizar no seu viver.

    ResponderExcluir
  7. Segundo Kátia Cristina Stocco Smole, “A aprendizagem significativa não combina com a idéia de conhecimento encadeado, linear, seriado. Essa forma de conceber o conhecimento pode organizar o ensino, mas não a aprendizagem, que acaba se constituindo como um processo à parte, marginal ao trabalho do professor.” A aprendizagem significativa, parte do professor reflexivo, que trabalha conteúdos, conceitos, valores e princípios de maneira onde o aluno construa seu próprio conhecimento.
    A avaliação no contexto de uma aprendizagem significativa ocorre no processo de trabalho dos alunos, no dia-a-dia da sala de aula, no momento das discussões coletivas, da realização de tarefas em grupos ou individuais. Nesses momentos que o professor deve fazer uma reflexão sobre a sua prática docente, percebendo se os alunos estão ou não se aproximado dos conceitos e habilidades, localizando dificuldades e auxiliando para que elas sejam superadas através de intervenções e questionamentos, buscando novos caminhos que levem à aprendizagem.

    ResponderExcluir
  8. Professores! Muito interessante as contribuições, realmente Aprendizagem significativa, vai além de conteúdos.É formar um aluno autônomo, sendo protagonista de suas vidas, capazes de enfrentar os problemas da vida.
    Muito grata e até o próximo.
    PC da ETI Mara

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: