24 de set. de 2011

HTPC- 26/09/2011- até as 24h00- Prática educativa

A PRÁTICA EDUCATIVA: COMO ENSINAR - Antoni Zabala

O livro de Antoni Zabala objetiva “oferecer determinados instrumentos que auxiliam os professores a interpretar o que acontece na sala de  aula, conhecer melhor o que pode se fazer e o que foge às suas possibilidades; saber que medidas podem tomar para recuperar o que funciona e generalizá-lo, assim como para revisar o que não está tão claro” (p.24).

Por que uma atividade é diferente de uma boa situação de aprendizagem?

ATIVIDADE

- Não precisa ser desafiadora para todos
- Sem preocupação de adequação
- Pressupõe pré-requisito
- Não exige reflexão

BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

- Prevê desafios e tomada de decisão
- Garante circulação de informação
- Matém as características sócio-culturais do objeto a ser aprendido
- Favorece a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado

Atividades: 

Após a leitura do texto de Zabala:
Cada professor deverá montar uma boa Situação de aprendizagem  na sua disciplina.
Boa refexão para todos!
PC Mara

13 comentários:

  1. Essa situação de aprendizagem já foi realizada nas 5ªs séries.
    O aluno escolheu um tema sobre o qual gostaria de escrever e após a socialização o texto foi redigido em folha almaço. Os alunos trocaram o texto para que os colegas o "corrigissem" e dessem suas "opiniões" sobre o mesmo. Ao destrocar suas produções eles observaram com curiosidade as correções dos colegas e compreenderam que os textos que escrevem não serão lidos apenas pelo professor, mas que qualquer um poderá lê-lo e que, por isso, devem melhorar,sempre, a forma como escrevem, assim todos irão entender melhor e com mais clareza suas histórias e opiniões.
    A reflexão feita com essa situação aprendizagem é de, justamente, revelar ao aluno o quanto o domínio da norma culta da língua irá ajudá-lo a expressar suas ideias e pensamentos, isso além , de que todos possam saber, exatamente, o que pensam e como veêm o mundo que os cercam.

    ResponderExcluir
  2. Luciana Crespan25/09/2011, 10:55

    No reforço de matemática procuro buscar situações, estratégias e meios diferenciados para uma aprendizagem desafiadora. Uma das experiências de uma boa situação de aprendizagem, foi quando trabalhei conteúdos diversificados, exercícios de matemática voltados para situações do dia a dia, resolução de problemas e tomada de decisão. Conteúdos como educação financeira e também um pouco sobre educação fiscal eles adoraram e ficaram mais interessados pelo assunto. Consegui o objetivo proposto, em adquirir consciência crítica com relação à compra, conservação e consumo de produtos e serviços, utilizando matemática. E ainda os objetivos maiores dentro da aprendizagem significativa a circulação de informações e muita reflexão sobre o conteúdo trabalhado. “Umas vezes acertamos, na maioria erramos. Mas se estivermos parados, é como se estivéssemos mortos. E viva o risco!”

    ResponderExcluir
  3. Priscila Nascimento disse,...

    Na disciplina de Matemática, ao trabalharmos com metodologias diferenciadas, temos grande oportunidade de desenvolver em nossos alunos o interesse pelo conteúdo aproximando-os da realidade fazendo conexão com a matemática. Um trabalho que realizei em uma 6ª séria / 7º ano, ao final do ano de 2010 e início de 2011, que proporcionou a mim e aos alunos uma experiência singular. Foi com o Laboratório de Matemática: “Oficina de Argila”, onde os alunos puseram sua criatividade em jogo criando esculturas, que posteriormente serviriam como modelo experimental para trabalhar com conteúdos matemáticos, seguindo as orientações dadas pelos PCN, como: área, perímetro, massa, volume e tempo. Foi realizada antes das oficinas, uma análise do conhecimento prévio desses alunos, analisando os conteúdos que seriam trabalhados e outro após o trabalho com as “Oficinas de Argila”. Nos primeiros dados amostrais verificou-se grande dificuldade nos trabalhos com os conteúdos apresentados. Após as “Oficinas de Argila”, onde a construção do conhecimento se deu por meio das experiências Matemáticas, em que os alunos provaram experimentalmente com auxilio das peças produzidas, a área da peça que produziu, o perímetro, a massa de sua peça, o volume por meio do mesmo procedimento utilizado por Arquimedes séc. III a.c, em sua experiência “Eureka!, “O problema da coroa do Rei Hieron”, buscando verificar o volume do objeto fazendo análises e coletando dados das suas experiências, na coletagem dos dados buscávamos orientá-los para fazer a notação matemática adequada ao dado obtido. Após as oficinas foi feito a segunda avaliação visando verificar o resultado do ensino- aprendizagem desses alunos após as Oficinas de Argila nos Laboratórios de Matemática, tivemos como resultado um significativo aumento no desenvolvimento desses alunos de aproximadamente 12%, mostrando-nos que trabalharmos com metodologias diferenciadas principalmente na disciplina de Matemática, torna o processo de ensino aprendizagem mais interessante e desafiador.

    ResponderExcluir
  4. - Os conteúdos matemáticos devem ser ministrados de forma concreta e objetiva, a fim de promover um aprendizado de qualidade. O processo de aprendizagem da matemática deve passar por diversas fases que possibilitarão ao aluno o desenvolvimento do raciocínio lógico e de técnicas de aprendizagem.
    - O aperfeiçoamento do estudante é baseado na assimilação, interpretação, desenvolvimento e resolução de situações problemas, para isso o aluno precisa ser estimulado através de atividades relacionadas a conteúdos programáticos e atividades direcionadas ao desenvolvimento cognitivo.
    - A Matemática é uma disciplina que está baseada em regras, mas em vários momentos elas podem ser deixadas de lado, entrando em cena diferenciadas formas de obter o resultado esperado.
    -Essas formas diferenciadas de manipulação da Matemática por parte dos alunos devem ser aceitas pelo professor, pois o aluno, ao buscar novas formas de expressar resultados, desenvolve seu lado intelectual.
    - A construção de sua própria linha de raciocínio o leva a aventurar pelo mundo da matemática, a fim de explorar novas e boas situações de aprendizagem.
    - Para que o aluno chegue ao ponto de assumir tal posição diante da Matemática, o professor precisa propor situações de aprendizagem em que o estudante irá se deparar com problemas, os quais deverão ser respondidos de maneira livre, mas correta.
    - Os exemplos a seguir são exemplos de situações de aprendizagem capazes de trabalhar e despertar no aluno o raciocínio lógico.
    A situação de aprendizagem abaixo, desenvolvi com os alunos, elaes aprendem a pensar.

    Traçando três linhas retas, separe os pontos que aparecem no quadro, de modo que cada ponto fique separado.
    2°Observe as faces de alguns dados sobre uma cartolina. Traçando apenas duas linhas retas, separe os dados dessa folha em três grupos, de forma que:

     A soma dos pontos das faces dos dados de cada grupo seja um número divisível por 2;
     Em cada grupo haja três dados.
    3-Desenhe a figura a seguir sem tirar o lápis do papel e sem passar mais de uma vez a mesma linha.
    - O Objetivo desta situação de aprendizagem é despertar no aluno o raciocínio lógigo e ensiná-lo a pensar.

    ResponderExcluir
  5. Alessandra:

    Essa atividade foi realizada nas quintas séries,nas aulas de PLT.
    Foi proposto aos alunos que eles fizessem uma descrição de um colega de classe, conteúdo já trabalhado durante as aulas.
    Após cada aluno escrever seu texto, não deixando evidente quem era o colega descrito,fizemos uma apresentação para que todos pudessem expor suas características , os gostos e objetivos do colega descrito.
    Foi também explorado a oralidade, onde houve grande interação de ambas as partes.
    Os alunos gostaram , pois eles ficam super curiosos para descobrirem de quem é aquela determinada descrição.
    Devemos trabalhar a oralidade dos nossos alunos, pois é preciso que o aluno saiba expor seus desejos e opiniões.
    25/09/11 13:29

    ResponderExcluir
  6. A atividade tem como objetivo preparar o aluno para vivenciar a situação que o levará para o foco principal que é a aprendizagem.
    Durante as aulas de atividades artísticas, foram desenvolvidas várias atividades. Iniciamos com momentos de descontração e de relatos pessoais, vivenciados no dia a dia. Estas são base para o planejamentos das atividades. Nas 8ªs séries foram desenvolvidas atividades relacionadas com a história e das fases de construção de livros, inclusive fizeram um mini-livro, nas 7ªs foram tecnicas de desenhos e análise de imagem, nas 6ªs e 5ªs atividades relacionadas a perspectivas,lay out, inserindo objetos que compõem os ambientes de uma residência. Em relação a datas comemorativas, todas as séries foram envolvidas e preparadas, com pesquisas e conversas sobre cada tema, desta forma o desenvolvimento foi feito através de desenho, pintura, tendo como foco, o conhecimento de cada aluno.

    ResponderExcluir
  7. Ezequiel Dionisio
    Uma boa situação de aprendizagem que ocorreu nas sextas series, foi a correção da olimpiada de matemática, que os alunos estão resolvendo e aprendendo a ler os problemas matemáticos e interpreta-los, percebo que a interpretação é um problema comum em todos, e estou durante as aulas dando muita ênfase nessa questão, cada alunos resolve um problema semelhante aos da prova, vou modificando os valores, já antecipadamente desenvolvo uma maneira pratica e rápida de resolver as questão de cada alunos, existe um trabalho em dobro, mas com certeza a aprendizagem é mais eficiente.
    Para criar um ambiente claro e eficiente que garanta a aprendizagem dos alunos, vejo que é importante a aula ter um objetivo especifico, que também garanta uma aprendizagem social.
    O importante não é o que o professor vai ensinar e sim o que os alunos vão aprender.
    Ezequiel Dionisio

    ResponderExcluir
  8. Na minha área podemos trabalhar tanto na teoria quanto na prática.
    Uma atividade que se enquadra nesta proposta de Zabala são os Jogos Cooperativos, onde nenhum participante é eliminado, prevendo desafios e tomada de decisão garantindo circulação de informações e favorecendo a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado.
    Um exemplo de uma atividade com estes jogos seria: Colocar um grupo de alunos sobre um lençol e orienta-los para que eles tentem virar o mesmo sem que coloquem os pés fora dele.
    Nesta atividade trabalhamos muitos requisitos acima citados.

    ResponderExcluir
  9. Laura
    Os aluno das 6ª A e 6ª B estão desenvolvendo uma atividade de Língua Portuguesa, montar uma cruzadinha ou caça palavras .

    Essa atividade depois de serem confeccionadas será trocada com os colegas de sala.Para que eles possam resolve la.É uma atividade bem interessante primeiro escreveram as palavras e depois foram procura lãs no dicionário para certificarem da escrita correta.

    Prefiro trabalhar o diversificado sem fugir dos conteúdos propostos até porque a Língua Portuguesa é uma das matérias que os alunos tem maiores dificuldades na escrita de palavras com:x ,ch, ss, j,g.

    Dá um pouco de trabalho , tanto para os alunos com para o profesor mas temos que ser persistentes pois o resultado é maravilhoso e bem satisfatório.
    26/09/11 08:13

    ResponderExcluir
  10. Falando em rochas – minerais - tive uma experiência muito agradável quando, comentando sobre esse assunto , levei vários tipos de pedras e tamanhos diferentes , momento em que os alunos manusearam esse materiais e aprenderam que quase tudo que usamos tem mineral .

    O desperta veio pela curiosidade , como se formam, como se usam, como são extraídos e quanto tempo levam para se formar na natureza .

    Também fomos ao laboratório e fizemos alguns experimentos com argila e outros tipos de minerais .

    Foi muito bom, porque eles mesmos fizeram pesquisas e houve muita troca de informação , perceberam a importância da mãe natureza, criando cartazes com seus conhecimentos

    ResponderExcluir
  11. Os alunos das 7ª séries A, B e C estão confeccionando um cardápio para a cantina da escola. Anteriormente, já vimos vários cardápios de diferentes países, com diferentes tipos de alimentos; comidas saudáveis e guloseimas (junk food). Cada grupo irá elaborar um cardápio com alimentos saudáveis e saborosos para o paladar deles, inclusive irão também inventar um nome para a cantina. Após a elaboração dos cardápios os grupos trocarão os trabalhos para serem analisados e avaliados pelos colegas dos outros grupos.Troca de informação e conhecimento.

    ResponderExcluir
  12. Na oficina de atividades esportivas e motoras tive alguns problemas em relação à aceitação das atividades por parte de alguns alunos no inicio do ano, pois os mesmos só queriam “jogar bola” (futebol), foi então que em uma avaliação diagnóstica das turmas pude observar que esses alunos também gostavam bastante de outra atividade a “queimada”, a partir daí comecei a aproveitar da situação de jogo para mostrar aos alunos outras opções, aproveitando suas sugestões, curiosidade e possibilitando uma vivência de novas experiências, com isso pude demonstrar para o grupo que sempre temos novas oportunidades de aprendizagem e que com isso podemos construir um conhecimento mais concreto com participação de todos.

    ResponderExcluir
  13. Patricia
    A oficina “ informática Educacional tem a intenção de potencializar , aos participantes deste projeto , o acesso às diversas tecnologias e o seu o objetivo geral é possibilitar que o aluno seja capaz de utilizar as tecnologias de informação e comunicação da forma mais adequada à realização de suas ações como estudante e cidadão.
    Uma das atividades proposta para a turma do 9º ano foi a aula de Scratch que foi uma aprendizagem interessante e desafiadora .
    Scratch é uma nova linguagem de programação desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, é uma linguagem muito simples e intuitiva ideal para crianças e jovens. Unindo diversos tipos de mídias , como imagens, sons e outros programas, podemos criar desenhos, formas geométricas, animações, histórias interativas, games, simulações de física e matemática, além de uma série de atividades interativas.
    Os alunos ao trabalharem com o Scratch aprendem idéias matemáticas e de computação, conceitos de interação e condicionais, design e lógica. Os alunos podem fazer o cadastro no site para publicar os trabalhos produzidos nas aulas de informática.
    Durante as atividades houve momentos de descontração e interação entre os alunos , todos se interessaram e trocavam experiências sobre os seus trabalhos .

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: