14 de mar. de 2013

ATPC 14/03


Acessem o link e falem sobre a importância do Saresp/Idesp, para a melhoria da qualidade de ensino no estado de São Paulo.

7 comentários:

  1. Como todo o sistema de avaliação o Saresp/Idesp é muito importante, pois é por meio dessa avaliação externa que podemos mensurar o quanto avançamos e quanto os alunos apreenderam das disciplinas presentes na avaliação. Porém, não podemos considerar apenas os dados do Saresp como meio para avaliar os alunos e a nós mesmos, pois infelizmente, por se tratar de uma prova aplicada em todo o Estado, não leva em consideração as especificiadades de cada escola e da comunidade na qual ela está inserida. Portanto, o Saresp é mais um dos muitos instrumentos de avaliação, principalmente, quando pretendemos unificar o Estado para observar o que cada aluno "sabe" ou deveria "saber" no período de dois em dois anos.

    ResponderExcluir
  2. Na minha visão, esta avaliação é muito importante, pois além de apontar os rumos para a melhoria da qualidade de ensino na rede, como nas escolas,também serve de parâmetros para as escolas construírem seu plano de ação, visando a elevação dos índices de alunos nos níveis adequado e avançado.Acho que a preocupação deve ser na elevação destes níveis e não na preocupação de ganhar bônus, para mim o melhor bônus é a aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  3. Rosangela
    O Saresp é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo, o IDESP. Mais do que avaliar as escolas, o Saresp ajuda a monitorar e a traçar planos e metas para o ensino das escolas públicas paulistas. "Com base nos resultados do Saresp nós podemos aprimorar nossos projetos pedagógicos e enfrentar os problemas identificados em nossas avaliações, para que seja possível aprimorar a aprendizagem dos alunos.
    Para a avaliação ser bem sucedida, o engajamento da família é fundamental. Além da prova, pais e alunos têm de responder um questionário socioeconômico e dizer quais são suas expectativas em relação às escolas. O objetivo é traçar um perfil detalhado da situação social, econômica e cultural das famílias dos alunos da rede estadual.
    Mais do que avaliar as escolas, ele ajuda a monitorar e a traçar planos e metas para o ensino das escolas públicas paulistas. "Com base nos resultados do Saresp as equipes das escolas podem aprimorar seus projetos pedagógicos e enfrentar os problemas identificados na avaliação, para que seja possível aprimorar a aprendizagem dos alunos

    ResponderExcluir
  4. Através desta reportagem, pode-se notar que o Governo do Estado de São Paulo está em constante mudança na educação. Estas mudanças visam melhorias no ensino e estas estão sempre baseadas em dados reais obtidas através das avaliações. O Saresp e o Idesdp são avaliações as quais nos dão parâmetros de como estamos trabalhando, do que precisa-se aprofundar ou rever. Ajuda-nos a identificar falhas no processo pedagógico e consequentemente o aprimoramento das práticas.
    A Avaliação em Processo ser estendida às demais séries também nos ajudará bastante no monitoramento da evolução do aprendizado dos alunos e nos permitirá corrigir os desvios, para que possamos melhorar os indices, quero dizer melhorar a prática pedagógica.
    Ambas são eixos que norteiam o trabalho do professor.

    ResponderExcluir
  5. O SARESP e o IDESP são instrumentos de avaliação da qualidade da educação e do ensino tem muito a ver com cultura que neles se desenvolve. A qualidade da educação é definida em relação, as características da aprendizagem pedagógica modelada pela contextualização escolar da qual decorre. É a avaliação do rendimento do aluno sendo uns dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo. Além de avaliar as escolas, ajuda no monitoramento e na traçar planos e metas para o ensino das escolas. E é com base nestes resultados que a equipe escolar pode aprimorar os projetos pedagógico e é através destas avaliações que podemos identificar e enfrentar os problemas para aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  6. O sareesp e Idesp,são instrumento de avaliação que permite avaliar como nossos alunos estão aprendendo,baseado nesses resultados podemos identificar a onde avançamos ou não.Permite corrigir defasagens e também o aprimoramento atraves das avaliações em processo.
    Silvia Helena Z. Roman

    ResponderExcluir
  7. São parâmetros para nortear as ações pedagógicas , dentro de um Estado com 645 municípios e suas particularidades regionais . O Saresp e o Idesp são importantes subsídios para diagnosticar as eventuais dificuldades de aprendizagem e importantes instrumentos para a equipe gestora, e professores, possam agir pontualmente para resolve-las .

    O programa, “ ler e escrever em língua portuguesa” apresenta um pequeno avanço no aprendizado . Essas propostas governamentais trazem ações que podem melhorar o ensino .

    ResponderExcluir

Após a leitura dos textos ou assistirem ao vídeo deixe a sua reflexão: